Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ASSISTA NO STREAMING

O que é fascismo? Veja cinco filmes e séries para entender sobre autoritarismo

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Em cena do filme Ele Está de Volta, os atores Franziska Wulf e Oliver Masucci olham para a câmera, curiosos

Franziska Wulf em cena com Oliver Masucci, ator que interpreta Adolf Hitler no filme Ele Está de Volta

REDAÇÃO

Publicado em 7/6/2020 - 5h56

Diversos usuários de redes sociais, inclusive famosos, trocaram as fotos de perfis na última semana por um símbolo com a palavra antifascista. Esse movimento e os protestos que começaram a ganhar as ruas no domingo da semana passada, dia 31, causaram um aumento nas pesquisas do Google. As pessoas tentam entender o que é o fascismo. O cinema e a TV têm diferentes produções que tratam sobre o tema.

Segundo o dicionário Michaelis de Língua Portuguesa, fascismo é a "tendência para o controle ditatorial; regime autoritário". Trata-se de um "sistema ou regime político e filosófico, antiliberal, imperialista e antidemocrático, centrado em um governo de caráter autoritário, representado pela existência de um partido único e pela figura de um ditador", de acordo com a definição da obra.

O Michaelis continua: "Fundado na ideologia de exaltação dos valores da raça e da nação em detrimento do individualismo, como o estabelecido na Itália por Benito Mussolini (1883-1945), em 1922, cujo emblema era, simbolicamente, o fascio, um feixe de varas dos lictores romanos."

O Notícias da TV fez uma lista com cinco produções disponíveis no streaming, sejam filmes ou séries, que ajudam a compreender como funcionam regimes autoritários, do nazismo ao fascismo, que pregam como ideal a centralização do poder nas mãos de um grande líder populista defensor do nacionalismo e do totalitarismo.

Veja abaixo, com os trailers:

The Plot Against America (2020)

A trama da minissérie conta uma história alternativa dos Estados Unidos, em que um carismático político derrota democraticamente Franklin D. Roosevelt na eleição para presidente de 1940. O discurso usado pelo candidato vencedor, Charles Lindbergh (Ben Cole), é antiguerra e contra os nazistas. Com a força dos chamados "cidadãos de bem", ele chega ao poder.

Assim que ele assume a posição no governo, a nação vai adotando tendências cada vez mais fascistas. O novo presidente fecha um acordo com a Alemanha nazista de Adolf Hitler (1889-1945) e passa a comandar o país na base da xenofobia. A política de Lindbergh assusta parte dos americanos, principalmente os judeus. A atração de seis episódios está disponível na HBO Go.

A Onda (2008)

Em uma escola alemã, para exemplificar como funciona uma autocracia, o professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) propõe que os alunos simulem um regime fascista. Eles dão o nome de A Onda para o movimento, com escolha de uniforme e até mesmo definição de uma saudação.

O problema é que os estudantes acabam pegando gosto pelo modelo ensinado, e o educador perde o controle da situação. A Onda sai da escola e começa a se propagar pela cidade, tornando o projeto um movimento da vida real. Como restaurar o pensamento democrático depois que o fanatismo tomou conta da sociedade? O filme está disponível no Telecine Play.

The Man in the High Castle (2015-2019)

Baseada em um livro homônimo de Philip K. Dick, a série se pergunta como seria o mundo se o nazismo alemão tivesse triunfado durante a Segunda Guerra Mundial. The Man in the High Castle se passa em 1962 e mostra os Estados Unidos divididos: os japoneses controlam a costa oeste; os alemães, a leste.

Disponível no Prime Video, o drama original da Amazon mostra minorias oprimidas por regimes totalitários e que tentam resistir com a ajuda dos filmes de um misterioso líder que mostram realidades paralelas nas quais as potências do Eixo foram derrotadas.

Ele Está de Volta (2015)

Adolf Hitler acorda em Berlim, no ano de 2011, sem saber o que aconteceu depois de 1945. Todos o reconhecem, mas acreditam que ele é um novo comediante da Alemanha, com uma interpretação fiel ao Führer. Aos poucos, ele vai virando uma figura carismática e ganha espaço na web e em uma rede de TV carente de ibope.

Com a popularidade cada vez mais alta e a percepção de que a sociedade está idiotizada, o líder nazista começa a conhecer os costumes do mundo atual e planeja o retorno ao poder. Será que em em pleno século 21 as pessoas ainda compram discursos carismáticos de figuras autoritárias? Ele Está de Volta está na Netflix.

Watchmen (2019)

A série apresenta a Sétima Cavalaria, um grupo supremacista branco que esconde o rosto para atuar como uma polícia paralela. As autoridades, aliás, também escondem a identidade sob a desculpa de se protegerem dos inimigos. Uma intrigante pergunta que permeia toda a trama pode ser usada no momento em que se discute abusos de autoridades no Brasil: "Quem vigia os vigilantes?".

Além disso, Watchmen é importante no momento em que as ruas dos Estados Unidos estão tomadas por protestos antirracistas, e brasileiros iniciam uma onda de manifestações virtuais. A única temporada está disponível na HBO Go.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.