PRECONCEITO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Mariana Ximenes em Nos Tempos do Imperador: atriz tentou alertar sobre racismo nos bastidores
A Globo convocou ao menos dez atores de Nos Tempos do Imperador (2021) para investigar se o diretor Vinícius Coimbra tratava de forma discriminatória os atores negros da trama de época durante suas gravações. A chamada faz parte das investigações tocadas pelo compliance da emissora, que está pressionado a resolver a questão devido à alta repercussão sobre o assunto, revelado pelo Notícias da TV em primeira mão.
Alguns deles já deram seus depoimentos, enquanto outros ainda estão no prazo. A maioria está sendo ouvida através de chamadas de vídeo. Entre os nomes que foram chamados para se pronunciar sobre os fatos denunciados, estão a atriz Gabriela Medvedovski e o ator Michel Gomes, que fizeram o casal romântico jovem Pilar e Samuel no folhetim escrito por Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Quem também dará o seu depoimento será a atriz Mariana Ximenes, intérprete da condessa de Barral. A reportagem apurou que ela foi uma das primeiras a identificar e agir para tentar contornar os problemas que estavam acontecendo da novela durante as gravações em 2021.
Em um desses casos, Mariana Ximenes chegou a ligar para para o diretor de Produção de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, para informar que havia algo errado com o tratamento da direção com o elenco negro do folhetim. Ela pediu ajuda ao executivo, que prometeu tentar entender e resolver o que acontecia. Mas ficou por isso mesmo.
Além da reclamação de Mariana e da denúncia feita por Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues --que foram diretamente atingidas--, Gabriela Medvedovski e Letícia Sabatella também se posicionaram a favor da intervenção na produção.
A Globo não tem um prazo para terminar as investigações, mas a praxe do compliance é concluir o levantamento em até 120 dias após a denúncia formalizada. Cinnara, Dani e Roberta esperam o fim desse período para decidir se entram na Justiça contra a Globo e Coimbra.
Além das críticas sobre o texto considerado racista em algumas passagens, as atrizes alegam que Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores.
Em documentos, inclusive, eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro. Até camarins separados havia nos Estúdios Globo.
Procurada para comentar o assunto, a Comunicação da Globo enviou o seguinte comunicado: "A Globo não comenta questões relacionadas a compliance, em razão do compromisso de sigilo previsto em nosso Código de Ética".
Já Vinícius Coimbra disse na semana passada: "O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias".
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas