Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRECONCEITO

Pressionada, Globo convoca elenco de novela para investigar racismo de diretor

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Ximenes com um semblante sério como a Condessa de Nos Tempos do Imperador

Mariana Ximenes em Nos Tempos do Imperador: atriz tentou alertar sobre racismo nos bastidores

GABRIEL VAQUER E CARLA BITTENCOURT

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/2/2022 - 7h00

A Globo convocou ao menos dez atores de Nos Tempos do Imperador (2021) para investigar se o diretor Vinícius Coimbra tratava de forma discriminatória os atores negros da trama de época durante suas gravações. A chamada faz parte das investigações tocadas pelo compliance da emissora, que está pressionado a resolver a questão devido à alta repercussão sobre o assunto, revelado pelo Notícias da TV em primeira mão.

Alguns deles já deram seus depoimentos, enquanto outros ainda estão no prazo. A maioria está sendo ouvida através de chamadas de vídeo. Entre os nomes que foram chamados para se pronunciar sobre os fatos denunciados, estão a atriz Gabriela Medvedovski e o ator Michel Gomes, que fizeram o casal romântico jovem Pilar e Samuel no folhetim escrito por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Quem também dará o seu depoimento será a atriz Mariana Ximenes, intérprete da condessa de Barral. A reportagem apurou que ela foi uma das primeiras a identificar e agir para tentar contornar os problemas que estavam acontecendo da novela durante as gravações em 2021.

Em um desses casos, Mariana Ximenes chegou a ligar para para o diretor de Produção de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, para informar que havia algo errado com o tratamento da direção com o elenco negro do folhetim. Ela pediu ajuda ao executivo, que prometeu tentar entender e resolver o que acontecia. Mas  ficou por isso mesmo.

Além da reclamação de Mariana e da denúncia feita por Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues --que foram diretamente atingidas--, Gabriela Medvedovski e Letícia Sabatella também se posicionaram a favor da intervenção na produção.

A Globo não tem um prazo para terminar as investigações, mas a praxe do compliance é concluir o levantamento em até 120 dias após a denúncia formalizada. Cinnara, Dani e Roberta esperam o fim desse período para decidir se entram na Justiça contra a Globo e Coimbra.

Além das críticas sobre o texto considerado racista em algumas passagens, as atrizes alegam que Coimbra e sua equipe tinham falas preconceituosas e que fizeram segregação entre os atores.

Em documentos, inclusive, eles separavam as pessoas entre elenco branco e elenco negro. Até camarins separados havia nos Estúdios Globo.

Procurada para comentar o assunto, a Comunicação da Globo enviou o seguinte comunicado: "A Globo não comenta questões relacionadas a compliance, em razão do compromisso de sigilo previsto em nosso Código de Ética".

Já Vinícius Coimbra disse na semana passada: "O elenco da novela tem todo o meu respeito e admiração. Sou a favor do diálogo e acredito que todas as discussões sobre o tema são necessárias".


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas