Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APURAÇÃO INTERNA

Globo investiga queixa de racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maicon Rodrigues contracena com outros atores negros de Nos Tempos do Imperador

Em destaque, Maicon Rodrigues contracena com outros atores negros em Nos Tempos do Imperador

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2022 - 20h09

Prestes a sair do ar, a novela Nos Tempos do Imperador tem uma investigação interna na Globo em curso. O departamento de compliance foi acionado para averiguar uma denúncia de discriminação racial praticada no ambiente de trabalho. A queixa é de que, durante as gravações da folhetim, atores negros teriam sido tratados de maneira diferente se comparados aos brancos do mesmo elenco.

A informação foi publicada pela colunista Mônica Bergamo nesta quinta-feira (3) --um dia antes de o folhetim ter o capítulo final exibido. De acordo com a jornalista da Folha de S.Paulo, a Globo foi procurada para comentar a denúncia e as medidas que serão tomadas, mas informou que a emissora não se manifesta sobre questões relacionadas a investigações do compliance.

O termo compliance significa estar em conformidade com as normas da empresa. O setor serve justamente para assegurar que as regras determinadas pelo código de conduta sejam seguidos por todos. O departamento de compliance da Globo foi muito citado no caso das denúncias de assédio sexual contra Marcius Melhem. 

Para a colunista, a Globo ainda informou que mantém um código de ética que proíbe qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho, sob pena de desligamento da empresa. 

"Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações", declarou a emissora.

Nos Tempos do Imperador passa por problemas desde antes de entrar no ar, pois teve sua estreia adiada quando a Globo fechou os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, em março de 2020, às véspera do seu lançamento. De lá para cá, a emissora colocou reprises na faixa das 18h. 

Inédita e gravada com protocolos de segurança por causa da crise sanitária, a trama teve cenas de ação e de romance cortadas. Por se tratar de uma novela que se passa entre 1856 e 1870, o folhetim escalou muitos atores negros, inclusive o protagonista, para abordar questões históricas, como a escravidão.

Muitos intérpretes negros também atuaram como coadjuvantes e no combate, de certa forma, de erros dos autores nas abordagens da questão racial. Durante as gravações, consultores foram convocados a fim de evitar casos de racismo reverso, como um que chegou a ser exibido no começo da história. 

Nos Tempos do Imperador acabará com reapresentação do episódio derradeiro neste sábado (5). Em seguida, a Globo estreará Além da Ilusão.

Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis da Globo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.