Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BATEU BOOGIE OOGIE

Nos Tempos do Imperador é a novela das seis com pior audiência da história

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Selton Mello usa uma farda como dom Pedro 2º em cena da novela Nos Tempos do Imperador, da Globo

Protagonizada por Selton Mello, Nos Tempos do Imperador chegará ao fim sem deixar saudade

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2022 - 6h30

Nos Tempos do Imperador acaba nesta sexta-feira (4) e, mesmo que consiga índices acima da média nos dois últimos capítulos, dificilmente escapará do rótulo de novela das seis menos vista da história da Globo. O primeiro folhetim totalmente inédito da emissora desde o início da pandemia registrou números abaixo do ibope histórico da faixa, tanto na Grande São Paulo quanto no mercado nacional.

Entre o público paulista, a história protagonizada por Selton Mello tem 16,8 pontos de média e é sintonizada por menos de 30% dos televisores ligados em sua faixa de exibição --é a segunda novela do horário que alcança esse feito nada positivo; a primeira foi a reprise de Novo Mundo, com seus 29,5% entre março e agosto de 2020.

Antes de Nos Tempos do Imperador, o pior folhetim que já havia passado pela faixa era Boogie Oogie (2014), que tinha anotado 17,4 pontos de ibope. Na ocasião, porém, o share foi de 33% --a porcentagem significa que uma em cada três TVs ligadas na Grande São Paulo assistiram à trama.

O índice de participação se alterou, sobretudo nos últimos três anos, por conta do uso da televisão para assistir conteúdos online, como YouTube, Netflix, Globoplay e outros serviços semelhantes. Ou seja, uma emissora como a Globo passou a disputar a atenção com suas concorrentes diretas, a TV paga (em declínio) e os aplicativos de streaming nas smart TVs.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), que indica as audiências das 15 maiores regiões metropolitanas do Brasil, Nos Tempos do Imperador está com média de 17 pontos. É apenas a segunda novela das seis a ficar abaixo dos 20 pontos no mercado nacional. Até então, o recorde negativo pelo país era de Espelho da Vida (2018), com seus 18,9 pontos de ibope.

Dom Pedro 1º ou 2º?

O folhetim exibido atualmente se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017), mas o dom Pedro 2º de Selton Mello não chegou nem perto do dom Pedro 1º de Caio Castro. A história transmitida em 2017 havia registrado 23,7 pontos de média na Grande São Paulo, com 37% de share, e fechado com 25,2 de ibope e 41% de participação no PNT.

Até mesmo os índices da reprise de Novo Mundo, exibida logo no início da pandemia, foram melhores: 19,2 pontos entre os paulistas, e 20,6 de média no mercado nacional.

Alessandro Marson e Thereza Falcão nunca esconderam que uma das marcas de Nos Tempos do Imperador seria o resgate da figura do monarca como dos grandes governantes do Brasil. Eles, a princípio, afirmaram que não passariam pano para os erros de dom Pedro 2º, até porque a história se desenvolveria durante um dos pontos mais críticos do Segundo Reinado (1840-1889).

O protagonista interpretado por Selton Mello realmente teve os seus dilemas com a Guerra do Paraguai (1864-1870), mas a maior parte deles se mostrou filosófica ou distante demais para o público. Ele foi consideravelmente bem menos humano do que seu antecessor, Pedro 1º, dado tanto à carne quanto ao osso em Novo Mundo.

Audiência da novela das seis

Veja abaixo o ranking com as 10 novelas das seis da Globo de menor audiência na Grande São Paulo, com a média de ibope e a porcentagem de televisores que sintonizaram (share) na trama:

  1. Nos Tempos do Imperador - 16,8 de média / 29% de share
  2. Boogie Oogie (2014) - 17,4 de média / 32,7% de share
  3. Espelho da Vida (2018) - 17,8 de média / 30,3% de share
  4. Meu Pedacinho de Chão (2014) - 17,8 de média / 32% de share
  5. Lado a Lado (2012) - 18,2 de média / 38,5% de share
  6. Joia Rara (2013) - 18,4 de média / 36,7% de share
  7. Sete Vidas (2015) - 19,1 de média / 32,9% de share
  8. Novo Mundo (2020, reprise) - 19,2 de média / 29,5% de share
  9. A Vida da Gente (2021, reprise) - 19,4 de média / 31,2% de share
  10. Além do Tempo (2015) - 19,8 de média / 34,3% de share

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.