QUITÉRIA KELLY
FÁBIO ROCHA/TV GLOBO
A atriz Quitéria Kelly está caracterizada como Nena, sua personagem no remake de Renascer
Quitéria Kelly, que fez a perua Latifa em Mar do Sertão (2022), volta às novelas como Nena no remake de Renascer. Para viver a mulher do coronel Belarmino (Antonio Calloni), ela passou por uma verdadeira transformação visual: sobrancelhas grossas, rosto marcado do sol e quase sem vaidade. A personagem também tem um vivência muito diferente da anterior feita pela atriz na Globo, é muito sofrida.
"Ela tem um pouco da característica da mulher de um recorte de Nordeste que me aproxima, que eu conheço muito bem. Essa mulher mais recatada, mas que na releitura, na adaptação que o Bruno [Luperi, autor] fez agora para a Nena, ela se coloca mais, se posiciona mais do que a da grandiosa Betty Erthal", diz a intérprete, que é natural de João Pessoa e foi criada em Natal.
Para a atriz, a caracterização da personagem --feita pelo baiano Auri Mota, que também foi responsável pela representação dos diferentes tipos de Mar do Sertão-- foi fundamental para a construção de seu trabalho de atuação.
"Eu fazia uma libanesa e tinha todo um aparato. Cabelo escovado, muita maquiagem. A Latifa era comédia, muito leve e tal. E aí eu pulo para Nena, que é uma personagem dramática, uma personagem que tem uma vida mais sofrida. Está ali acompanhando o Belarmino na lida dura", descreve Quitéria.
Ela conta que tinha 11 anos quando assistiu à versão original de Renascer em 1993 e se lembra muito bem de Nena. "Ela está sempre ali, uma coruja, olhando, observando, dando dicas para a personagem Quitéria, que a Belize [Pombal] faz, questionando o Belarmino e algumas coisas", diz a artista.
Nena tem uma vida difícil, cuida dos filhos e tem um marido que nem olha para ela. Mesmo assim, a dona de casa está sempre ao lado dele, dando suporte, sendo o ombro amigo. Ela sabe que o coronel não é um santo, mas não tem conflitos com isso. O drama dela aumenta depois que esse homem rude e implacável é morto em uma emboscada.
Ao ficar viúva e sem rumo, ela aceita a oferta de compra de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) de suas terras e vai embora com os filhos. Nasce aí uma sede de vingança pela derrocada da família, o que faz Nena criar a neta Mariana (Theresa Fonseca) com ódio do protagonista.
Elas moram em Salvador, mas Mariana volta para a região de Ilhéus para cobrar de José Inocêncio o que lhe é de direito (ou o que ela julga ser). A jovem vai despertar paixão não só do inimigo da avó, como no filho caçula dele, João Pedro (Juan Paiva).
Quitéria Kelly e Theresa Fonseca viveram mãe e filha em Mar do Sertão. Agora, elas são avó e neta. Mariana chega à região do cacau na segunda fase do remake e se instala na casa de Jacutinga (Juliana Paes).
Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente pela Globo em 1993. A adaptação da saga rural é feita pelo neto do autor, Bruno Luperi, e sua estreia acontecerá no próximo dia 22, no lugar de Terra e Paixão.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Antonio Calloni
Globo
Juan Paiva
Juliana Paes
Marcos Palmeira
Natal
Novelas
Quitéria Kelly
Renascer
Theresa Fonseca
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.