Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NEM TÃO CARRASCO...

Para ter Boninho, autor de A Dona do Pedaço quebra própria regra; entenda

Reprodução/TV Globo

O diretor J.B. Oliveira, o Boninho, em sua primeira aparição em A Dona do Pedaço, novela das nove da Globo

O diretor J.B. Oliveira, o Boninho, em sua primeira aparição em A Dona do Pedaço: livre para improvisar

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 16/10/2019 - 5h22

Conhecido por ser muito controlador sobre os seus roteiros, Walcyr Carrasco decidiu fazer uma concessão para contar com o diretor J.B. Oliveira, o Boninho, em uma ponta de A Dona do Pedaço. O autor deu total liberdade para o jurado do Show dos Famosos falar o texto como bem quisesse. Quebrou, com isso, uma regra que ele mesmo havia instituído.

Carrasco deu instruções claras para a equipe da novela das nove: o marido de Ana Furtado, basicamente, pode fazer suas cenas da maneira que julgar melhor, desde que cumpra a proposta básica das sequências com Maria da Paz (Juliana Paes).

"Atenção: esta cena é escrita, mas o objetivo do texto é dar as informações. Porque acho importante o Boninho ser o Boninho. Fique à vontade para falar o texto como achar que deve, apenas preservando as informações", indicou o autor no roteiro da cena que abriu o capítulo de terça-feira (15).

É uma mudança e tanto para um novelista que já disse que pune qualquer ator que coloca "cacos" (improvisos). Foi o caso de Elizabeth Savalla, que decidiu adicionar um tempero às cenas de Jezebel em Chocolate com Pimenta (2003). A personagem teve um problema na garganta e ficou vários capítulos sem poder falar nada.

"Quando o ator 'trai' muito [o roteiro], você se vinga. Eu tive uma atriz bem famosa que inventava falas, então coloquei um problema na garganta [da personagem] e ela ficou muda durante duas semanas", contou Carrasco, entre risos, durante a Bienal do Livro de São Paulo do ano passado, sem citar diretamente o nome de Elizabeth.

Em uma participação no Altas Horas em agosto de 2013, no auge de Amor à Vida, o autor revelou outra maneira que encontrou de se vingar de atores rebeldes. "Se um ator coloca 'caco', o personagem dele entra em coma", explicou ele --naquela trama, a doce Nicole (Marina Ruy Barbosa) acabou morrendo porque a jovem atriz se recusou a raspar os cabelos ruivos para mostrar a luta de sua personagem contra o câncer.

Walcyr Carrasco é bem econômico na hora de liberar o improviso de seu elenco. Só Tatá Werneck ganhou carta branca para interpretar a periguete Valdirene na trama de 2013.

A atriz, estreante em novelas na época, foi solta das amarras do roteiro porque teve de contracenar com nomes que não eram atores, como o jogador Neymar e os confinados do BBB14. "Só posso colocar caco quando tem convidado. O resto é tudo Walcyr amado", explicou a comediante, na época, em seu perfil no Twitter.

fabiano battaglin/tv globo

A apresentadora Angélica também ganhou carta branca para improvisar em cima do roteiro


Angélica soltinha

No capítulo desta quinta (17), será a vez de Angélica fazer sua estreia na novela das nove da Globo. Ela interpretará ela mesma e estará à frente do reality show Best Cake. Entre suas falas, a loira terá de apresentar boa parte das regras da competição culinária --um longo discurso que ocupa 17 linhas do roteiro.

Para deixar a ex-apresentadora do Estrelas (2006-2018) mais soltinha, Walcyr Carrasco também a libertou das amarras do texto. "Atenção: Angélica deve falar de seu jeito, esta é só uma linha de informação", ressaltou o novelista para a diretora Amora Mautner e toda a equipe da trama das nove.

Seguindo ou não suas falas ao pé da letra, a mulher de Luciano Huck terá um papel essencial na história: ela será a responsável por dar a Maria da Paz o prêmio de R$ 1 milhão do reality fictício. É que Vivi Guedes (Paolla Oliveira), a jurada cruel que terá detonado a boleira em todas as etapas, passará mal e não julgará a grande final. Angélica a substituirá no júri e elegerá a personagem de Juliana Paes como campeã.


Resumos Semanais

Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11

Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.