Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DUDA SANTOS

Para atriz, Maria Santa é uma força da natureza em Renascer: 'Anjos e demônios'

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

A atriz Duda Santos está diante de uma vela acesa e de uma imagem de santa como a personagem Maria Santa de Renascer

Duda Santos interpreta Maria Santa no remake de Renascer, novela que estreia em janeiro na Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 20/12/2023 - 10h21

Duda Santos dá um salto importantíssimo na carreira ao viver Maria Santa no remake de Renascer. Ela encara a mocinha que foi interpretada por Patrícia França em 1993, uma jovem que representa o amor na saga rural e voltará em muitos flashbacks, fazendo-se presente até o fim. "Esses anjos e demônios dessa história são o que todo mundo lembra com muita clareza", diz a atriz de 22 anos, que se encanta com tudo que ouve sobre a primeira versão da trama.

Duda ficará no ar na primeira fase, que conta com 13 capítulos, e deixará o protagonista, José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), despedaçado. Maria Santa morre em decorrência do parto de seu quarto filho, criando um nó que vai demorar a ser desatado entre o "coronelzinho" e João Pedro (Juan Paiva) porque o pai culpará o caçula pela morte da mãe.

O drama é o mesmo que foi vivido por Caio (Cauã Reymond) nos primeiros meses de Terra e Paixão. Porém, no remake da história escrita por Benedito Ruy Barbosa, não dá para a mãe sair do túmulo, como aconteceu na saga de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.

Esta é a terceira novela de Duda, que fez Malhação: Toda Forma de Amar, em 2020, e Travessia até maio deste ano. Contar a história da vida e da morte de Maria Santa foi algo que deixou a atriz com muito tesão. "No melhor sentido da palavra, como se a vida brotasse no mundo que ela se despede", declara. 

A mocinha é filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal) e irmã mais nova de Marianinha, jovem que foi expulsa de casa pelo pai ao ficar grávida no passado. Maria Santa vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora do seu entorno.

Ela quase não sai de casa e vive para ajudar a mãe nos trabalhos domésticos. No dia em que recebe autorização para acompanhar o Bumba Meu Boi, se apaixona perdidamente por José Inocêncio, que se torna seu primeiro e único amor. Mas Venâncio vai desaprovar o namoro da filha com o peão. 

O pior (ou melhor) acontece quando a jovem inocente acha que está grávida e vivendo em pecado só porque beijou o "crush". Ela acaba sendo largada pelos pais na casa de Jacutinga (Juliana Paes), a cafetina da cidade.

Lá, Santinha é acolhida pela dona do bordel, que se torna sua segunda mãe e, mais tarde, parteira de seus quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro. 

Duda admite que teve medo de não conseguir contar a história com a delicadeza necessária. "Tudo é lindo nessa personagem. Meu Deus do céu, no começo o meu maior medo era não conseguir me comunicar com as pessoas com o tamanho do amor que a personagem é", diz a atriz, que completa:

É uma história muito bonita, e Maria Santa é uma força da natureza. Estou com medo até hoje, porque eu acho que novela é um filho, que está aqui na nossa barriga, e a gente não sabe como vai ser, não o conheço, mas já tenho muito amor, independentemente do que ele for quando vier ao mundo.

O remake de Renascer está previsto para estrear em 22 de janeiro no lugar de Terra e Paixão no horário nobre da Globo. A nova versão é escrita por Bruno Luperi, neto do criador da saga, Benedito Ruy Barbosa. A trama ficará no ar até setembro do ano que vem.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/4 a 11/5

Terça, 30/4 (Capítulo 86)
Buba flagra Augusto e Ritinha juntos. Teca deixa Morena perplexa ao fazer um comentário sobre sua casa. Morena comenta com Deocleciano que Teca pode ter vindo atrás de vingança como Mariana. Joana fica assustada com o ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.