Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DUDA SANTOS

Para atriz, Maria Santa é uma força da natureza em Renascer: 'Anjos e demônios'

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

A atriz Duda Santos está diante de uma vela acesa e de uma imagem de santa como a personagem Maria Santa de Renascer

Duda Santos interpreta Maria Santa no remake de Renascer, novela que estreia em janeiro na Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 20/12/2023 - 10h21

Duda Santos dá um salto importantíssimo na carreira ao viver Maria Santa no remake de Renascer. Ela encara a mocinha que foi interpretada por Patrícia França em 1993, uma jovem que representa o amor na saga rural e voltará em muitos flashbacks, fazendo-se presente até o fim. "Esses anjos e demônios dessa história são o que todo mundo lembra com muita clareza", diz a atriz de 22 anos, que se encanta com tudo que ouve sobre a primeira versão da trama.

Duda ficará no ar na primeira fase, que conta com 13 capítulos, e deixará o protagonista, José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), despedaçado. Maria Santa morre em decorrência do parto de seu quarto filho, criando um nó que vai demorar a ser desatado entre o "coronelzinho" e João Pedro (Juan Paiva) porque o pai culpará o caçula pela morte da mãe.

O drama é o mesmo que foi vivido por Caio (Cauã Reymond) nos primeiros meses de Terra e Paixão. Porém, no remake da história escrita por Benedito Ruy Barbosa, não dá para a mãe sair do túmulo, como aconteceu na saga de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.

Esta é a terceira novela de Duda, que fez Malhação: Toda Forma de Amar, em 2020, e Travessia até maio deste ano. Contar a história da vida e da morte de Maria Santa foi algo que deixou a atriz com muito tesão. "No melhor sentido da palavra, como se a vida brotasse no mundo que ela se despede", declara. 

A mocinha é filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal) e irmã mais nova de Marianinha, jovem que foi expulsa de casa pelo pai ao ficar grávida no passado. Maria Santa vive sob as rédeas do pai e da moral conservadora do seu entorno.

Ela quase não sai de casa e vive para ajudar a mãe nos trabalhos domésticos. No dia em que recebe autorização para acompanhar o Bumba Meu Boi, se apaixona perdidamente por José Inocêncio, que se torna seu primeiro e único amor. Mas Venâncio vai desaprovar o namoro da filha com o peão. 

O pior (ou melhor) acontece quando a jovem inocente acha que está grávida e vivendo em pecado só porque beijou o "crush". Ela acaba sendo largada pelos pais na casa de Jacutinga (Juliana Paes), a cafetina da cidade.

Lá, Santinha é acolhida pela dona do bordel, que se torna sua segunda mãe e, mais tarde, parteira de seus quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro. 

Duda admite que teve medo de não conseguir contar a história com a delicadeza necessária. "Tudo é lindo nessa personagem. Meu Deus do céu, no começo o meu maior medo era não conseguir me comunicar com as pessoas com o tamanho do amor que a personagem é", diz a atriz, que completa:

É uma história muito bonita, e Maria Santa é uma força da natureza. Estou com medo até hoje, porque eu acho que novela é um filho, que está aqui na nossa barriga, e a gente não sabe como vai ser, não o conheço, mas já tenho muito amor, independentemente do que ele for quando vier ao mundo.

O remake de Renascer está previsto para estrear em 22 de janeiro no lugar de Terra e Paixão no horário nobre da Globo. A nova versão é escrita por Bruno Luperi, neto do criador da saga, Benedito Ruy Barbosa. A trama ficará no ar até setembro do ano que vem.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 25/4 a 4/5

Quinta, 25/4 (Capítulo 82)
José Inocêncio repreende João Pedro ao saber que o filho e Sandra voltaram a se encontrar. Ritinha pergunta por Augusto para Zé Bento. Augusto explica a Buba que a farsa da gravidez pode ser a salvação ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.