Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POLLIANA ALEIXO

Paltith de Gênesis, atriz justifica incesto de pai e filha: 'Única alternativa'

BLAD MENEGHEL/RECORD

Polliana Aleixo caracterizada como Paltith em cena de divulgação de Gênesis

Polliana Aleixo vive Paltith em Gênesis: personagem engravida do pai por desespero

Paltith (Polliana Aleixo) terá uma semana turbulenta em Gênesis. Filha mais velha de Ló (Emilio Orciollo Neto), a garota se verá sem rumo depois da destruição de Sodoma e da morte da mãe na novela da Record. A jovem acreditará ter sobrevivido ao fim do mundo e, por desespero, cometerá incesto com o pai para dar continuidade à humanidade na terra. "Ela faz o que acha que é a única alternativa naquela situação", explica a atriz.

A cena, que também é um importante marco nos escritos bíblicos, irá ao ar na próxima quinta (27). Deus (Flávio Galvão) acabará com a cidade para punir a abundância de pecados cometidos por seus moradores. Mas, por intermédio de Abraão (Zécarlos Machado), a família de Ló será salva por anjos.

Na fuga, Ayla (Elisa Pinheiro) desobedecerá as ordens de Miguel (Fernando Billi) e olhará para trás antes de chegar em um lugar seguro. Além de ver o reinado de Bera (Charles Paraventi) se desmanchar em fogo e enxofre, ela se transformará uma estátua de sal e deixará sua família em pânico.

O choque da perda do lar e da matriarca será tão grande que Ló e as filhas ficarão loucos. Assim, Paltith tomará as rédeas da situação e encontrará uma maneira torta de dar continuidade à linhagem humana na terra. Ela embebedará o patriarca com vinho e cometerá incesto. Além disso, a jovem convencerá a irmã Tamires (Debora Ozório) a fazer o mesmo.

Grávida, Paltith iniciará a linhagem dos moabitas, enquanto Tamires começará a descendência dos amonitas. Os dois povos são retratados na bíblica como grupos que causaram muito sofrimento e crueldade na história antiga. Em entrevista ao Notícias da TV, Polliana Aleixo justifica o que motivou a ação de sua personagem.

Ela chegou em Sodoma muito nova, vem de um contexto religioso da família, mas cresce num lugar onde vive o oposto. Ela é incoerente e imprevisível mesmo. E a partir do momento que se vê à margem do que a sociedade parece ver como função de uma mulher naquela época, que seria continuar a descendência de uma família, ela faz o que acha que é a única alternativa naquela situação. É uma personagem que chega em situações extremas pelos seus medos e angústias. 

Apesar de vivenciar o impasse de Paltith na ficção, Polliana acrescenta que não observa a atitude de garota de uma maneira condenável. "Nunca julgo um personagem ou história, isso te distancia da obra. É um trabalho de estudo e criação, não de juízo de valor", completa ela. 

Assim, a atriz aproveitou o estado contraditório da personagem para estudar e criar a personalidade do papel. A jovem explicou que, para viver a neta de Harã (Ricky Tavares), conversou com alguns especialistas para entender a contextualização social e cultural do momento em que a garota viveu:

A Paltith é recheada disso porque teve uma infância de peregrinação e tem um contexto de vida bem dual em casa. Então, meu ponto de partida foi entender o contexto histórico. É um tipo de construção de narrativa da personagem mais específico, mas que me fascina.

Tudo entre família

O incesto não é tema novo em Gênesis. O casal de protagonistas da quinta fase, Sara (Adriana Garambone) e Abraão (Zécarlos Machados), são meio-irmãos, e o matrimônio dos dois é um modelo a ser seguido no folhetim. Até mesmo Deus aprova a união e prometeu um herdeiro para os dois. 

"Não havia tabu de incesto dentro desse período que chamamos de Antigo Oriente Próximo [4000 a.C.-500 a.C.]. Era normal, porque queriam assegurar que os filhos continuassem sendo cuidados por determinada família", explica o teólogo da PUC João Cláudio Rufino. 

O pesquisador discorre que a proibição do relacionamento entre parentes foi determinada com a entregas das tábuas de Moisés em 1200 a.C, enquanto Abraão e Sara andaram na terra no período de 1600 a.C.

Porém, apesar de os protagonistas não terem sido punidos por conta do incesto, o destino foi outro para Ló e suas duas filhas. De acordo com a Bíblia, o trio passou o restante de seus dias em uma caverna e com a crença de que o mundo havia acabado com a destruição de Sodoma.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases e, atualmente, a Record exibe a quinta --Jornada de Abraão. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#60 - Kyra cai nos braços de Alan em Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.