Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

INEXPLICÁVEL

Eterno astro de Star Trek, William Shatner confessa ter medo da mente humana

Reprodução/YouTube

William Shatner em entrevista online

William Shatner em entrevista coletiva online para falar sobre a segunda temporada de Inexplicável

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 25/5/2021 - 6h55

Ícone dos fãs de ficção científica, William Shatner, o primeiro capitão Kirk do universo de Star Trek, retornou como apresentador da versão norte-americana de IneXplicável no sábado (22), com a estreia da segunda temporada do programa no History. Entre assuntos como a existência de Atlantis e alienígenas, o astro confessou que uma das coisas que mais o assusta é o funcionamento da mente humana.

Aos 90 anos, o astro se considera um viciado em conhecimento. Ele topou a oportunidade de ser o apresentador de IneXplicável por sua paixão e quase insaciável vontade de aprender sobre tudo. Dos assuntos mais cabeludos do segundo ano do programa, Shatner disse que as ilusões produzidas pelo cérebro foram as que mais lhe chamaram a atenção.

"O que mais me intrigou foi a ideia total de como funciona o nosso cérebro, como ele projeta coisas que apenas imaginamos que vão acontecer e coisas que não são reais. Isso é o inexplicável. Lidamos com coisas como lobisomens, homens misteriosos que vivem nas sombras dos bosques. Eles existem ou são uma ilusão? Nós criamos uma ilusão? O que são ilusões? A mim, é isso o que assusta", explicou Shatner.

Vencedor de dois Emmys em sua carreira, o astro foi além na sua conclusão e detalhou como as ilusões criadas na mente humana podem afetar ainda mais a vida comum das pessoas.

"As ilusões que me assustam são as que não são reais, mas que nós cremos que são. Isso inclui pessoas, experiências e nossa própria psique. Pensamos coisas que podem ser reais e, muitas vezes, não são. Em outras, elas se revelam reais, mas nós nos negamos a aceitar que fazem parte da realidade", adicionou.

Para Shatner, o grande mistério do cérebro humano não se limita apenas às ilusões. Segundo o eterno capitão Kirk, as pessoas não entendem totalmente como o órgão trabalha nem suas outras funções, como o armazenamento de memória.

Talvez não seja o maior mistério de todos, mas um dos maiores para mim é a mente humana e nosso cérebro. Como ele se tornou o que é hoje? Como tudo isso saiu de um lagarto há muitos anos? Não compreendemos o que aconteceu e como funciona. O que é a memória? Para onde ela vai? O que é uma impressão? Isso é prever o futuro? Como é essa sensação? O cérebro é um grande mistério.

Star Trek é real?

Depois de interpretar Kirk durante décadas, Shatner deixou de lado os mistérios do universo para aprender sobre o inexplicável no comando do programa. O ator refletiu sobre a possibilidade de o universo de Star Trek estar mais próximo da realidade, apesar de ser uma obra de ficção científica.

"O universo como conhecemos e tudo o que aprendemos com IneXplicável claramente dá razão a pensarmos que não sabemos tudo. Nós vemos um fundo vermelho no espaço e entendemos que é a galáxia. Está lá há 13,8 bilhões de anos. Nós pensamos: 'Ok, o universo está se expandindo. Mas para onde está indo? Vai colidir em alguma coisa? Galáxias colidem, por que isso não poderia acontecer com o universo? Existe um outro? O que é o tempo?'. Então, nós simplesmente não sabemos de nada", pontuou.

O astro concluiu o raciocínio afirmando que os seres humanos inventam certos pontos que podem ou não ser reais, a fim de explicar o inexplicável.

"É aí que entra a parte da ficção científica, né? Nós inventamos coisas que podem existir, mas também não podem. Se você me perguntar sobre ficção, nós podemos imaginar que tudo é real. Não somos capazes de imaginar o que não existe. Tudo que há na ficção é possível. No entanto, é inexplicável", finalizou.

A segunda temporada da versão estadunidense de IneXplicável terá quatro episódios e abordará temas como a busca pela cidade afundada de Atlantis, as múmias do Egito, a engenharia do mundo antigo (Stonehenge, Notre Dame) e os mistérios das pragas mundiais. Um novo episódio é exibido sempre aos sábados, no History.

Confira o trailer:


Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na política

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas