Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VISÃO SOBRENATURAL

Novela Renascer: Inácia suplica ajuda divina e vê Venâncio com tiro no peito

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Edvana Carvalho está com mãos à frente do corpo e expressão séria em cena da novela Renascer como Inácia

Inácia (Edvana Carvalho) em cena da novela Renascer: ela pressentirá tragédia na fazenda

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 20/4/2024 - 16h00

A clarividência de Inácia (Edvana Carvalho) ficará aflorada quando ela ouvir uma conversa de José Venâncio (Rodrigo Simas) com José Augusto (Renan Monteiro) em Renascer. Ela sentirá algo pesado no ar, mas não decifrará que tem a ver com o que estará prestes a acontecer. Agoniada, a empregada acenderá uma vela para pedir ajuda --e principalmente proteção-- aos orixás. 

Inácia terá uma visão do que estará acontecendo com o publicitário, mesmo estando longe dele. Ela ouvirá o estampido do tiro que acertará Venâncio bem no meio do peito e se desesperará ao vê-lo tirar as mãos cobertas de sangue de cima do ferimento.

De acordo com o roteiro entregue aos atores, a vela vai se apagar, e um vento soprará pela fazenda de José Inocêncio, anunciando a tragédia que estará ocorrendo na estrada. O público, em seguida, verá a bala acertar os vidros da caminhonete guiada por João Pedro (Juan Paiva). 

As cenas estão previstas para irem ao ar entre este sábado (20) e segunda (22) na novela das nove da Globo. Tudo começará com Venâncio entrando em casa pisando duro, com Augusto atrás dele. "Você não tinha nada que botado Buba [Gabriela Medeiros] no meio dessa história", soltará o publicitário. "Quem botou ela no meio disso tudo foi você", rebaterá o médico. 

"Não lembro de ter te pedido ajuda", dirá Venâncio. "E precisa? Você pensa que eu não tô vendo o tanto que essa situação toda tem te consumido? Você acha que isso vai durar até quando?", indagará o mais velho. O ex-marido de Eliana (Sophie Charlotte) afirmará que o parente não pode lhe cobrar nada. 

Agonia aperta o coração

"Não tô te cobrando nada, mano... Mas tô te dizendo: você não vai conseguir fugir disso pra sempre", explicará o médico. "É só até essa criança nascer!", falará Venâncio, que pegará sua mochila e sairá enfezado.

"Oxe... O qué que tem essa criança? Ondé que ele vai? Num dêxe seu irmão í s’embora desse jeito, Zé Augusto", pedirá Inácia, sem ser atendida. Sozinha, a idosa perguntará aos orixás por que está sentindo um aperto gigante no peito. Ela abrirá uma gaveta e pegará uma vela. 

O telespectador acompanhará Venâncio entrar no carro com João Pedro. Com a vela acesa, Inácia paralisará no meio de sua prece. "Em cima do estampido da arma, que ecoa ao longe, Inácia abre os olhos no justo momento em que a chama da vela se extingue", escreveu o autor Bruno Luperi no roteiro. "Isso num pode tá acontecêno de novo!", ela balbuciará.

O público acompanhará a visão dela se tornar realidade. A próxima cena da mãe de santo será depois da morte de Venâncio. Deocleciano (Jackson Antunes) chegará para dar a notícia, mas, antes que ele diga qualquer coisa, ela soltará: "Leváro ele, num foi? Leváro ele pra junto de dona Maria Santinha [Duda Santos]".

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 21/5 a 1º/6

Terça, 21/5 (Capítulo 104)
Dona Patroa demonstra arrependimento de ter voltado para casa. Joana pensa na proposta de indenização de Egídio a Tião. Buba e Augusto ficam juntos. Morena diz a Deocleciano que estranhou o fato de Teca querer morar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.