JOSÉ VENÂNCIO
FÁBIO ROCHA/TV GLOBO
Rodrigo Simas interpreta José Venâncio, o terceiro filho do protagonista da novela Renascer
Rodrigo Simas voltará às novelas no remake de Renascer na pele de José Venâncio, publicitário que soube usar os estudos para ter uma carreira longe das fazendas do pai, José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira). Ele tem sociedade em uma agência de propaganda no Rio de Janeiro que vai de vento em popa. Porém, o rapaz foi criado sem amor em uma família despedaçada.
Ele busca o tempo todo dar orgulho ao patriarca, porque não superou a sensação de abandono que tem desde criança. "Eu vou muito em cima dessa relação do José Venâncio de dar orgulho ao pai. Muito dos nossos traumas têm base na criação, e eu vejo muita profundidade nessa trama", começa a contar Simas à reportagem.
Para entender o discurso, é necessário saber que o pai dele tem uma linda história com Maria Santa (Duda Santos) na primeira fase da próxima novela das nove da Globo. Apaixonados, os dois se casam e têm quatro filhos, mas Santinha morre no parto do caçula, João Pedro (Juan Paiva).
Amargurado, José Inocêncio não consegue superar o luto e vai mandando os filhos estudarem fora, orgulhoso de poder bancar boas escolas para os herdeiros, que vão acabar vivendo bem longe dele --além do Rio de Janeiro, tem um em São Paulo e outro em Salvador. João Pedro é o único que fica na fazenda, mas é tratado como um empregado qualquer.
José Venâncio é o terceiro na linha de sucessão --antes dele, estão José Augusto (Renan Monteiro) e José Bento (Marcello Melo Jr). "Eles têm um abandono que hoje, como adulto, a gente entende essa vontade de futuro melhor que um pai quer dar aos filhos. Só que, ao mesmo tempo, a relação entre eles é muito difícil com a distância, com a falta de carinho. Isso respinga no relacionamento dele com os irmãos também", diz Simas.
Para o intérprete, José Venâncio quer montar o quebra-cabeça das suas relações familiares. "Então, isso para mim, tem sido a base da minha trajetória na novela: Venâncio busca dar orgulho para esse pai que ele tanto admira."
Simas e Sophie Charlotte vivem um casal exuberante e bem-sucedido no começo do remake. Apesar de toda a bonança e sucesso de que desfrutam, com vida de comercial de margarina, Venâncio e Eliana estão em crise. Isso só aumenta o vazio que ele tem em sua alma.
Dos três Josés herdeiros de Inocêncio que saíram da fazenda em Ilhéus, na Bahia, para ganhar o mundo, Venâncio foi o único que conquistou algum sucesso. Sabe-se que ele fez ótimas aplicações com o dinheiro que o pai mandava todo mês, mas o publicitário sempre encarou a grana como um adiantamento de herança, não como mesada.
Mesmo sendo o filho que tem maior independência do pai, ele se torna um homem infeliz. Ele e Eliana logo vão passar a viver brigando por ciúme, devido às traições sucessivas da parte dele, e esse homem acabará se apaixonando por Buba (Gabriela Medeiros).
A trajetória do personagem de Rodrigo Simas, porém, será de cerca de três meses. Ele morrerá tragicamente, assim como aconteceu com José Venâncio na versão original, quando o intérprete Taumaturgo Ferreira se envolveu em brigas nos bastidores, fazendo o personagem ter o final antecipado. A previsão é de que Simas fique no ar até abril.
Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente pela Globo em 1993. A adaptação da saga rural é feita pelo neto do autor, Bruno Luperi, e sua estreia acontecerá no próximo dia 22, no lugar de Terra e Paixão.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.