SUCESSO MASCULINO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal: novela é mais vista por homens em dez anos
Mais do que atrair de volta o noveleiro para o horário das nove, Pantanal conseguiu um grande feito para a Globo: colocar os homens para ver novelas. A trama protagonizada por Alanis Guillen e Jesuita Barbosa já é a produção mais vista pelo público masculino nos últimos dez anos na faixa das nove. Somente Avenida Brasil, fenômeno produzido em 2012, conseguiu alcançar dados semelhantes.
A informação foi passada pela área comercial da Globo ao mercado publicitário na noite da última quinta-feira (2). Por causa do bom desempenho, o setor de vendas criou uma campanha pequena para desmistificar a ideia de que novelas são produtos que apenas mulheres consomem --algo que está enraizado no imaginário dos anunciantes.
O Notícias da TV teve acesso ao relatório enviado pela emissora para os publicitários. Nele, afirma que sua média de telespectadores homens ligados em novelas cresceu 20% nos últimos 12 meses. Além disso, a participação de homens que assistem folhetins no horário nobre subiu seis pontos percentuais: de 25% em maio do ano passado para 31% no mesmo mês deste ano.
Quem puxou essa média para cima foi justamente Pantanal, que começou em março. A audiência masculina do remake cresceu 35% em relação à média histórica de público masculino no horário das nove. Em alguns dias, Pantanal chegou a ser mais vista por homens do que por mulheres, segundo a Globo. A taxa alcançou 51% de homens ligados no horário assistindo à saga de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Internamente, segundo apurou a coluna, esse fenômeno já era esperado. A versão original produzida pela extinta Rede Manchete (1983-1999) em 1990 também fez muitos homens ficarem à frente da TV. Não só pela história contada, mas também pelo apelo de nudez e sexo, com os históricos banhos de Juma, interpretada por Cristiana Oliveira na época.
O sucesso com os homens também ajuda a explicar o êxito comercial de Pantanal na Globo. A maioria da "macholandia" ligada são de classes B e C, que têm poder aquisitivo considerado ideal. A novela de Bruno Luperi já fez diversas ações para marcas como Coca-Cola e Unilever.
Pantanal fica no ar até outubro, quando será substituída por Travessia, novela de Gloria Perez, com direção de Mauro Mendonça Filho. Na última terça-feira (31, Pantanal bateu recorde de audiência na Grande São Paulo, com 32,7 pontos de média.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.