Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUCESSO MASCULINO

Novela para macho? Pantanal é trama mais vista por homens desde Avenida Brasil

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira com uma camisa rosa e um chapéu de cowboy durante as gravações de Pantanal no Mato Grosso do Sul

Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal: novela é mais vista por homens em dez anos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/6/2022 - 7h00

Mais do que atrair de volta o noveleiro para o horário das nove, Pantanal conseguiu um grande feito para a Globo: colocar os homens para ver novelas. A trama protagonizada por Alanis Guillen e Jesuita Barbosa já é a produção mais vista pelo público masculino nos últimos dez anos na faixa das nove. Somente Avenida Brasil, fenômeno produzido em 2012, conseguiu alcançar dados semelhantes. 

A informação foi passada pela área comercial da Globo ao mercado publicitário na noite da última quinta-feira (2). Por causa do bom desempenho, o setor de vendas criou uma campanha pequena para desmistificar a ideia de que novelas são produtos que apenas mulheres consomem --algo que está enraizado no imaginário dos anunciantes.

O Notícias da TV teve acesso ao relatório enviado pela emissora para os publicitários. Nele, afirma que sua média de telespectadores homens ligados em novelas cresceu 20% nos últimos 12 meses. Além disso, a participação de homens que assistem folhetins no horário nobre subiu seis pontos percentuais: de 25% em maio do ano passado para 31% no mesmo mês deste ano. 

Quem puxou essa média para cima foi justamente Pantanal, que começou em março. A audiência masculina do remake cresceu 35% em relação à média histórica de público masculino no horário das nove. Em alguns dias, Pantanal chegou a ser mais vista por homens do que por mulheres, segundo a Globo. A taxa alcançou 51% de homens ligados no horário assistindo à saga de José Leôncio (Marcos Palmeira). 

Internamente, segundo apurou a coluna, esse fenômeno já era esperado. A versão original produzida pela extinta Rede Manchete (1983-1999) em 1990 também fez muitos homens ficarem à frente da TV. Não só pela história contada, mas também pelo apelo de nudez e sexo, com os históricos banhos de Juma, interpretada por Cristiana Oliveira na época. 

O sucesso com os homens também ajuda a explicar o êxito comercial de Pantanal na Globo. A maioria da "macholandia" ligada são de classes B e C, que têm poder aquisitivo considerado ideal. A novela de Bruno Luperi já fez diversas ações para marcas como Coca-Cola e Unilever.

Pantanal fica no ar até outubro, quando será substituída por Travessia, novela de Gloria Perez, com direção de Mauro Mendonça Filho. Na última terça-feira (31, Pantanal bateu recorde de audiência na Grande São Paulo, com 32,7 pontos de média.


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.