Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GRANA ALTA

Pantanal esgota espaço comercial e coloca R$ 237 milhões no bolso da Globo

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Renato Góes e Bruna Linzmeyer em uma gravação dos bastidores de Pantanal

Renato Góes e Bruna Linzmeyer em Pantanal; novela das nove bate recorde publicitário na Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 29/3/2022 - 15h45

Pantanal já é um grande sucesso comercial na Globo. A emissora esgotou espaços de mídia avulsa nos intervalos de sua nova novela das nove. Só com isso, conseguiu um faturamento estimado de R$ 237 milhões. Também já há cinco ações publicitárias fechadas dentro da trama. Ao todo, o folhetim tem 70 entregas comerciais confirmadas até então, mais do que Um Lugar ao Sol, sua antecessora, conseguiu em todo seu percurso.

A informação foi enviada pela Globo para agências de publicidade em um documento, obtido pelo Notícias da TV. Na peça, o grupo de mídia brasileiro informa que fez "sold out" dos slots (nome usado por publicitários para os comerciais) até o fim de abril.

A Globo abre em média três slots nos intervalos para anunciantes avulsos --que são os que não têm acordos grandes de publicidade e só compram espaço para aquele horário isolado. 

Cada comercial de 30 segundos para exibição em rede nacional custa R$ 877,9 mil. Como Pantanal terá três intervalos comerciais ao longo de sua trajetória, a média de faturamento até o dia 30 de abril será de R$ 7,9 milhões por capítulo somente com esses acordos avulsos. É o recorde histórico do horário para uma produção do horário nobre.

Ao todo, a Globo já colocou no bolso R$ 237 milhões com mídia avulsa para os intervalos de Pantanal nos 30 capítulos iniciais. Entre as empresas que negociaram espaço nos reclames da saga de José Leôncio (Renato Goés/Marcos Palmeira) está a plataforma de streaming Netflix.

Vale ressaltar que este valor é total, e não conta descontos com impostos e parte do pagamento feito para as afiliadas que exibem comerciais em rede nacional. O dinheiro também não contabiliza comerciais avulsos locais vendidos pelas parceiras da Globo localmente --parte desse valor de vendas regionais vai para a cabeça de rede no Rio de Janeiro. 

Pantanal tem cinco ações de merchandising fechadas: Itaipava, Vivo, Casas Bahia, Dove e Rexona vão aparecer nas cenas da novela e em peças publicitárias realizadas especialmente pela área comercial da emissora. Itaipava e Casas Bahia já são clientes antigas do horário e fizeram ações parecidas em Um Lugar ao Sol. Ambas renovaram a parceria com a emissora. 

Os valores pagos pelas empresas variam de caso a caso. Contabilizando todo tipo de ação publicitária de mídia, seja comercial, merchandising ou qualquer outro produto especial, Pantanal já tem 70 entregas de publicidade fechadas pela Globo. É mais do que Um Lugar ao Sol obteve em toda a sua trajetória, com 41 entregas.

Pantanal tem previsão de 170 capítulos e ficará no ar até outubro deste ano, se não for esticada. Sua sucessora será Travessia, novela de Gloria Perez com direção de Mauro Mendonça Filho. A estreia foi muito bem na audiência e marcou 28,3 pontos em São Paulo e 31,1 pontos no Rio de Janeiro. 


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.