Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACABA NUNCA?

'Novela eterna', As Aventuras de Poliana chega ao fim como trama mais longa da TV

REPRODUÇÃO/SBT

A atriz Sophia Valverde como a personagem Poliana da novela As Aventuras de Poliana, do SBT

Sophia Valverde como Poliana na estreia da novela, em 16 de maio de 2018: primeiro capítulo de muitos

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 11/7/2020 - 6h50

Para os telespectadores que não são fãs de As Aventuras de Poliana, existe uma dúvida: essa novela é eterna? Após dois anos e dois meses no ar, o folhetim protagonizado por Sophia Valverde finalmente chegará ao fim nesta segunda-feira (13), quebrando o recorde de exibição contínua de uma única história na TV brasileira.

O enredo repetitivo e os vários esticamentos da trama escrita por Iris Abravanel fizeram com que a obra adaptada do romance Poliana, de Eleanor H. Porter (1868-1920), pudesse superar Chiquititas (remake de 2013) e até a clássica Redenção (1966) em tempo no ar. 

Notícias da TV fez um levantamento comparativo baseado na duração das novelas citadas. A história adaptada pela mulher de Silvio Santos vai completar as marcas de 564 capítulos e 790 dias no ar em sua adiada despedida. 

Poliana estreou em 16 de maio de 2018, sendo exibida de segunda a sexta. Até outubro de 2019, a emissora exibia um compacto de capítulos com os melhores momentos da semana aos sábados. Uma ordem de Silvio Santos substituiu esse resumo pela exibição do Topa ou Não Topa, apresentado por Patricia Abravanel.

Segunda colocada do ranking, Chiquititas, versão estrelada por Giovanna Grigio na pele de Mili e Manuela do Monte como Carolina, estreou em 2013 e foi exibida durante o período de dois anos e um mês (761 dias). Assim como Poliana, a novelinha infantil também só passava de segunda a sexta, com um compacto de melhores momentos aos sábados. 

reprodução/tv excelsior

Miriam Mehler e Francisco Cuoco na novela Redenção (1966), recordista de capítulos da TV

Exibida entre 16 de maio de 1966 até 2 de maio de 1968, Redenção é a trama com maior número de capítulos, apesar de ter ficado menos tempo no ar do que as duas novelas infantojuvenis do SBT.

O novelão protagonizado por Francisco Cuoco e Miriam Mehler exibiu 596 episódios, marca não foi superada pela história do Jogo do Contente. Porém, sua quantidade de dias corridos ocupando o horário nobre foi de 718, um número menor devido ao fato de ter ido ao ar de segunda a sábado na extinta TV Excelsior.

Curiosamente, tanto Redenção quanto As Aventuras de Poliana estreiaram em 16 de maio e contaram com o veterano Reynaldo Boury na direção de elenco. 

Outro fator utilizado neste levantamento foi considerar uma única narrativa como história principal, já que em caso de longevidade no ar, Malhação venceria disparada a categoria graças aos seus 25 anos, completados em abril. A novela teen da Globo não entra neste ranking por ter tido 27 temporadas, com tramas que se renovam a cada ano, além das constantes substituições de elenco.

É o mesmo caso da versão original de Chiquititas, que entre 28 de julho de 1997 e 19 de janeiro de 2001 exibiu 807 capítulos, mas foi dividida entre cinco temporadas. Personagens entravam e saíam da história o tempo todo, e houve pausas entre as temporadas para que o elenco pudesse descansar.

Para o levantamento, foi desconsiderada a primeira reprise do remake sobre o orfanato Raio de Luz, que se tornou o tapa-buraco favorito da emissora de Silvio Santos. A reexibição da história teve 605 capítulos distribuídos em 849 dias. Sim, a reprise de Chiquititas ficou quase dois anos e meio no ar --de 12 de setembro de 2016 a 8 de janeiro de 2019.

A mesma lógica se aplica à trilogia Mutantes, da Record. Seu 586 episódios se distribuíram em três temporadas: Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes - Caminhos do Coração (2008) e Mutantes - Promessas de Amor (2009), com algumas trocas de elenco e de trama.


Resumos Semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 10 a 13/7

Sexta, 10/7 (Capítulo 563)
Débora sai da prisão e conversa com Afonso. Poliana faz as pazes com Otto. Hugo fala para Éric que vai sair da escola. Verônica, Guilherme e Filipa visitam Roger na prisão.  Otto convida as crianças do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.