CAMINHOS DO CORAÇÃO
Imagens: Reprodução/RecordTV
Maria (Bianca Rinaldi) briga com um dos soldados formigões de Os Mutantes: inexplicável
LUCIANO GUARALDO
Publicado em 28/8/2017 - 5h13
Há exatos dez anos, em 28 de agosto de 2007, a Record estreava a novela Caminhos do Coração. Escrita por Tiago Santiago, a obra contava a história de amor entre a artista circense Maria (Bianca Rinaldi) e o policial Marcelo (Leonardo Vieira). Mas, aproveitando o sucesso da série Heroes, Santiago decidiu inovar e dar poderes para Maria, transformando-a em uma mutante. E criou outros poderosos para acompanhá-la.
Apesar dos efeitos especiais questionáveis, a novela fez sucesso com o público jovem e fãs de histórias em quadrinhos. A inspiração em Heroes se estendeu para os mutantes de X-Men e super-heróis dos gibis.
A boa repercussão fez com que mais personagens com poderes surgissem e a novela acabou se transformando em um circo de horrores, com inclusão de personagens da mitologia grega, do folclore brasileiro e até dos filmes de terror.
Mesmo com personagens inacreditáveis como a Rainha Formiga e seus formigões, o casal Homem-Cobra e Mulher-Aranha e até uma Mulher-Zumbi, a novela fez tanto sucesso que virou trilogia. Os Mutantes (2008) e Promessas de Amor (2009) mantiveram a linguagem das HQs na tela da Record até 3 de agosto de 2009, durante 586 capítulos e quase dois anos ininterruptos.
Confira dez dos mutantes mais bizarros criados por Tiago Santiago:
Taveira, o vampiro
Vampiros são personagens clássicos da literatura fantástica, e Taveira (Gabriel Braga Nunes) foi um dos vários representantes da classe dos sugadores de sangue. Antes apenas um delegado corrupto, o personagem ganhou caninos afiados após ser mordido por Dino (Guilherme Trajano). Mas até o famoso Drácula (Mário Frias) deu as caras na novela, provando que o Brasil é melhor que a Transilvânia.
Mulher-Aranha
Ser a vice-campeã do Miss Universo 2007 não poupou Natália Guimarães de pagar mico em Caminhos do Coração. Em sua primeira incursão como atriz, ela interpretou Ariadne, uma mutante que misturava DNA humano com o de uma aranha. Com isso, tinha o poder de desenvolver oito patas aracnídeas de suas costas _algo que desafia a biologia, já que a personagem ficava com 12 membros simultâneos.
Homem-Cobra
Para acompanhar a Mulher-Aranha, nada melhor que o Homem-Cobra. Inicialmente um artista de circo e ex-namorado de Maria, Fernando (Théo Becker) ganhou os poderes de se transformar em serpente, de transmitir sua mutação por meio do veneno e de matar vítimas com um abraço apertado. Além disso, seu flerte com Ariadne gerou o nada sutil encontro sexual de uma cobra e uma aranha.
Curupira
Para deixar a trama mais brasileira, Santiago decidiu misturar mutantes com personagens do folclore nacional. Assim, surgiram criaturas como a sereia Iara (Suyane Moreira), Tufão (Jean Beppe) e a Pisadeira (Zulma Mercadante). Mas nenhum era mais bizarro que o Curupira (Gabriel Canela), com seus pés virados para trás, que atacou a vampira Rosana (Maria Ceiça). Um encontro de titãs mitológicos!
Rainha Formiga e seus formigões
Enquanto os heróis de Os Mutantes faziam uma viagem ao centro do planeta, se deparavam com um formigueiro repleto de homens-formiga. A líder do grupo era a Rainha Formiga (Carla Regina), que tinha o Formigão (Diogo Oliveira) como soldado favorito. Mas a superioridade da regente caiu por terra depois que ela se apaixonou pelo humano Noé (Fernando Pavão). Acabou morrendo nos braços de Maria.
Homem-Gelo
Inspirado em um dos primeiros mutantes do X-Men, o Homem-Gelo (Marcos Suhre) tinha a capacidade de congelar qualquer um que atrapalhasse seus planos. Com uma genética que misturava DNA humano e de pinguim, ele tinha um rosto "branco como a neve" (meio acinzentado, na realidade) e olhos azuis como o gelo. Depois de congelar vários heróis da novela, foi morto por Cris (Maurício Ribeiro).
Homem-Escorpião
Com DNA de escorpião, Scorpio (José Loreto) tinha cabelos espetados e uma cauda com ferrão na ponta. Uma picada de Scorpio liberava veneno suficiente para matar suas vítimas em minutos. Morreu durante um beijo mais quente com a namorada Rosa Encarnada (Andréa Leal): cheio de paixão, ele perdeu o controle e quase a picou, mas ela se defendeu com um ataque de espinhos. O amor machuca...
Mulher-Zumbi
Muito antes do sucesso de The Walking Dead, Tiago Santiago mostrou que era um autor de visão e criou Zaira (Nina Morena), a Mulher-Zumbi. Com feridas no rosto e um olhar distante, a morta-viva tacou o terror entre os heróis até ser curada pela Pedra Filosofal e voltar a ser humana. Mas sua nova vida durou pouco: ela foi alvejada pelos tiros de energia dos alienígenas reptilianos, os grandes vilões da novela.
Minotauro
A mitologia grega contou há séculos a história do Minotauro, um bicho metade homem e metade touro que vive preso em um labirinto. Na versão de Tiago Santiago, o Minotauro (Fábio Nascimento) foi criado em laboratório e largado em uma ilha com vários outros mutantes. Superforte, tinha chifres retráteis que serviam como radares para detectar se as pessoas emanavam energias boas ou ruins.
Pesadelo
Como se mutações com animais não fossem suficientes, Caminhos do Coração apresentou poderes relacionados a sentimentos. Pesadelo (Felipe Adler), por exemplo, era o mutante do medo. Seus poderes envolviam invadir a mente das pessoas e matá-las com seus piores pesadelos. Qualquer semelhança com Freddy Krueger, da franquia A Hora do Pesadelo, não será mera coincidência...
Menção honrosa: Sapo Bufo Gigante
Alguns mutantes misturavam DNA humano com o de animais. No caso do Sapo Bufo Gigante, não havia nada de humanidade na criatura. Entre seus poderes, o anfíbio cuspia uma gosma mortífera. Imprevísivel, podia atacar quem surgisse em seu caminho, independentemente de ser mocinho ou vilão. A cena de encontro da menina Tati (Letícia Medina) com o sapo é até hoje um sucesso no YouTube.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.