RACISMO ESTRUTURAL
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Zayla (Heslaine Vieira) em Nos Tempos do Imperador; final feliz enfrenta resistência do público
Zayla (Heslaine Vieira) limpa sua barra aos poucos, mas a maioria do público ainda resiste em vê-la ter um final feliz com Guebo (Maicon Rodrigues) em Nos Tempos do Imperador. A torcida por Justina (Cinnara Leal) está longe de ser a principal pedra no sapato da costureira, que ainda paga o pato pelas maldades de Tonico (Alexandre Nero) --e pelo simples fato de ser uma mulher negra na novela das seis da Globo.
O Notícias da TV já havia revelado que o preconceito de parte dos telespectadores estava no radar dos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão. Eles levaram em conta diversos apontamentos de consultores para construir o arco de redenção da antagonista.
Algumas cenas foram reescritas para facilitar o processo, a exemplo da tesourada em madame Lambert (Lorena da Silva), que virou um acidente. Outros ajustes também foram feitos diretamente na edição, cortando sequências em que Zayla pudesse ser associada a uma pessoa irascível ou violenta.
Uma enquete publicada no Gshow mostra que a personagem de Heslaine Vieira conseguiu, sim, despertar parte da compaixão das pessoas em casa. Mesmo com todas as distorções possíveis, como o mutirão de fandoms, apenas 9% dos votantes querem a modista presa no último capítulo.
Outros 25% a querem ao lado de Guebo, e inexpressivos 0,5% ainda torcem para ela reconquistar Samuel (Michel Gomes). Os 64% restantes, porém, gostariam de vê-la sozinha no final --isso representa cerca de dois a cada três telespectadores da novela das seis da Globo.
Tonico (Alexandre Nero) na novela das seis
Um desfecho em que Zayla desiste de vez do amigo de infância, diga-se de passagem, estaria longe de ser neutro. Muito pelo contrário, representaria mais um castigo dos tantos que a filha de Cândida (Dani Ornellas) já enfrentou nas últimas semanas.
O punitivismo do público chama a atenção, uma vez que a jovem não cometeu crimes tão graves quanto os de Tonico. Ela até ameaçou entregar Samuel ao vilão para chantagear Pilar (Gabriela Medvedovski), mas a própria médica assumiu que tinha dúvidas se a rival realmente cumpriria o prometido.
O deputado por sua vez caiu nas graças da audiência, tido como uma das almas da novela, mesmo proferindo impropérios racistas capítulo sim, outro também. As pessoas querem que ele seja punido, mas há uma identificação com o "bigodudo", muito em parte pelo trabalho de Alexandre Nero.
Heslaine Vieira também não fica distante dos elogios ao colega de elenco e reúne críticas positivas na sua segunda novela. Em suma, as únicas coisas até aqui que têm separado substancialmente as repercussões de Tonico e Zayla podem ser vistas a olho nu.
De um lado, um homem branco que desfruta de inúmeros privilégios dentro do imaginário popular para tocar o terror e ainda sair por cima da carne seca. Do outro, uma mulher negra que qualquer deslize, por mínimo que seja, pode fazê-la cair em desgraça no próximo capítulo.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#88 - Ressuscita! O retorno de Nélio em Nos Tempos do Imperador" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.