Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PÉ NO FREIO

Globo atenua violência e racismo e corta tesouradas de Nos Tempos do Imperador

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Heslaine Vieira caracterizada como Zayla com expressão de pavor em cena de Nos Tempos do Imperador

Zayla (Heslaine Vieira) em Nos Tempos do Imperador; 'tesourada' virou um acidente na produção

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 19/11/2021 - 11h50

A Globo voltou a mexer em Nos Tempos do Imperador, e Zayla (Heslaine Vieira) não virou a esperada "louca da tesoura". A expectativa era de que a costureira cravasse intencionalmente uma tesoura no braço de madame Lambert (Lorena da Silva), mas a agressão se tornou mero acidente no final do capítulo de quinta (18).

Segundo fontes do Notícias da TV,os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão preferiram pisar no freio para que a filha de Cândida (Dani Ornellas) não fosse rejeitada por completo pelo público. Ela se redimirá das maldades nas últimas semanas com direito a um já aguardado final feliz ao lado de Guebo (Maicon Rodrigues).

Em conversas iniciais, os autores já haviam alertado a atriz Heslaine Vieira de que ela não seria apenas uma megera sem coração. A vilã sofreu alguns desvios de rota ao longo da produção e algumas tramas não puderam ser desenvolvidas como o esperado --a exemplo de sua participação direta na luta contra Escravidão.

Originalmente, a personagem perderia a cabeça com as ofensas racistas de Lambert. "Zayla apanha uma tesoura e dá uma tesourada no braço da madame, que solta um grito lancinante. Zayla se assusta com o próprio ato e solta a tesoura ensanguentada. Na tesoura suja caindo em slow motion [câmera lenta, em inglês]", escreveram os titulares no roteiro entregue aos atores.

A versão exibida trouxe a rival de Pilar (Gabriela Medvedovski) como uma vítima da situação. Demitida, a jovem pega uma tesoura dada de presente por Samuel (Michel Gomes), mas a francesa não a permite subtrair qualquer item do ateliê. A modista puxa o objeto e, na confusão, a jovem a acerta acidentalmente.

Uma tesoura ensanguentada caída em cima de um tapete com motivos persas em cena de Nos Tempos do Imperador

A tesoura da discórdia na novela das seis

Os autores também acrescentaram um posicionamento da antagonista frente ao racismo da madame, já que inicialmente ela não responderia verbalmente às agressões. "Eu sou negra sim, com muito orgulho, mas eu também sou muito melhor modista que você, sua ladra francesa", proferiu.

Outras sequências também sofreram mudanças e irão ao ar suavizadas. Zayla não ameaçará Lota (Paula Cohen), que a acusou de ter roubado um broche nos últimos capítulos, com uma faca. Elas apenas vão trocar farpas, e o objeto cortante se tornará um mero detalhe na mesa de café-da-manhã em cenas que serão exibidas na próxima quarta (24).

Anteriormente, a agressão de Tonico (Alexandre Nero) a Dolores (Daphne Bozaski) foi cortada. Ele daria um tapa na mulher e a surraria com um cinto, mas a violência foi apenas insinuada. Em vez de gritos, Eudoro (José Dumont) apenas ouviu a filha chorar sozinha no quarto do casal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#81 - Christian e Bárbara vivem desastre familiar em Um Lugar ao Sol" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.