Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHRISTIAN INDELICADO?

Em crise, Globo paga perfil de fofoca para falar bem de Um Lugar ao Sol

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Cauã Reymond caracterizado como Christian, mas disfarçado como Renato, em uma reunião de trabalho em cena de Um lug

Christian (Cauã Reymond) em Um Lugar ao Sol; métricas alavancadas por conteúdo pago nas redes

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 19/1/2022 - 7h00

A Globo vem cortando um dobrado para corrigir os erros na estratégia de divulgação e fazer Um Lugar ao Sol reagir na audiência. Com os números em crise no horário nobre, a emissora decidiu ir até as redes sociais para trazer o público de volta para a televisão aberta nem que seja no laço --e com direito a conteúdo pago nos perfis de fofoca do Instagram.

Em uma das ações mais recentes, a emissora fechou uma parceria com a página Gina Indelicada, com 10,1 milhões de seguidores, para aproveitar o embalo com a estreia do Big Brother Brasil 22 na segunda (17). O reality foi utilizado como gancho para divulgar o confronto entre Christian/Renato (Cauã Reymond) e Santiago (José de Abreu) na novela das nove.

Segundo uma fonte do Notícias da TV, a Globo já fechou parcerias parecidas por diversas vezes com outros influenciadores, principalmente no Twitter, para alavancar a programação. Em geral, os perfis recebem algumas orientações, mas são livres para criar o próprio conteúdo.

Os perfis de fofoca, entretanto, exigem alguns cuidados a mais mesmo com o bom retorno em termos de engajamento. Uma parte do público faz ressalva a esse tipo de conteúdo por conta de rumores de que são pagos para falar mal ou até mesmo blindar determinadas celebridades --num esquema de máfia, em que não há a indicação de publicidade.

Em relação a Um Lugar ao Sol, a Globo também está de olho em métricas que vão além dos medidos pela Kantar Ibope. A líder de audiência quer ampliar o debate sobre a trama nas redes sociais, com mais postagens feitas de forma orgânica pelos telespectadores. Isto é, de graça.

Essas publicações são levadas em conta como um meio de divulgação e também como termômetro de sucesso para tramas. A Dona do Pedaço (2019) é considerada um fenômeno não apenas bateu a casa dos 40 pontos, mas ainda por bater um recorde atrás do outro no volume de publicações que gerava a cada capítulo.

Dá para salvar Um Lugar ao Sol?

A Globo avalia internamente que o folhetim de Lícia Manzo tem potencial para índices melhores tanto na televisão quanto nos meios digitais. A trama traria assuntos atuais, interessantes e que seriam capazes de gerar discussões com resultados qualitativos e quantitativos junto ao público.

Algumas peças publicitárias nos intervalos já são veiculadas diariamente com o intuito de fazer Um Lugar ao Sol cair na boca do povo, e uma reação da produção seria fundamental para ajudar ou, ao menos, não atrapalhar as primeiras semanas do Big Brother.

Pantanal, que foi adiada em duas semanas por causa do avanço da ômicron no Rio de Janeiro, também seria diretamente beneficiada por uma maior repercussão da história de Christian. 

O remake, curiosamente, é apontado como um dos principais motivos pela Globo ter se descuidado da divulgação do atual folhetim, visto como um tapa-buraco para o primeiro grande projeto da gestão de Ricardo Waddington à frente do Entretenimento.

Em nota, a Globo explicou que a estratégia digital de cada um de seus produtos é avaliada individualmente. A empresa mantém uma série de ferramentas no radar, como o impulsionamento e o conteúdo pago nas redes sociais. Veja a justificativa da Globo na íntegra:

"A divulgação de qualquer produto da TV Globo, desde realities, novelas, séries ou programas de variedades, atende a estratégias individuais, e considerando os mais diversos formatos de mídias e as evoluções de uso desses formatos.

As novelas seguem sendo conteúdo orgânico para os influenciadores, mas isso não impede que, em alguns momentos, atendendo a objetivos estratégicos e específicos de marketing, as relações com alguns influenciadores seja impulsionada."


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#88 - Ressuscita! O retorno de Nélio em Nos Tempos do Imperador" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.