Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA UTI

Malhação cancelada? Nova temporada causa racha na alta cúpula da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Isabela Santoni, a Karina de Malhação Sonhos, e Pedro, interpretado por Rafael Vitti, estão numa cama e assustados em uma cena da novelinha

Karina (Isabella Santoni) e Pedro (Rafael Vitti) em Malhação Sonhos (2014), reprise da Globo

GABRIEL VAQUER E MÁRCIA PEREIRA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/8/2021 - 7h00

Novela feita para jovens e que serve para a Globo treinar novos talentos desde 1995, Malhação está na berlinda. Atualmente, existe uma divisão na alta cúpula da emissora sobre a produção de uma nova temporada do folhetim. Executivos avaliam prós e contras antes de bater o martelo, mas tentam encontrar um projeto que substitua a novelinha e traga renovação ao horário do fim de tarde.

Quem tenta dar uma sobrevida em Malhação é o diretor de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, que já havia salvado a produção do cancelamento em 1999. Para ele, Malhação ainda tem sua importância, além de ser uma marca muito forte para os telespectadores e também para os anunciantes.

O Notícias da TV apurou que foi feito um estudo que mostrou que Malhação costuma dar a mesma audiência do Vale a Pena Ver de Novo. Em alguns casos, o ibope chega a ser até menor do que a reprise vespertina, o que prejudica um melhor desempenho da novela das seis --ela precisa ir bem para alavancar todo o horário nobre da emissora.

Malhação antes era um programa que levantava a audiência, mas já há alguns anos virou um problema. Para salvá-la, até autor de fora da Globo já foi convocado, diferentes estratégias foram aplicadas e grandes estrelas da emissora foram recrutadas.

Entretanto, a Globo já vem buscando uma renovação em sua grade, objetivo que ficou mais forte com a troca dos todo-poderosos na direção da empresa. Uma prova disso foi a saída definitiva de Fausto Silva, que culminará na entrada de Luciano Huck nas tardes de domingo a partir de 5 de setembro.

Confira esta reportagem em vídeo:

O que colocar no lugar?

Uma das ideias em discussão é colocar um programa de entretenimento com pegada jovem ao vivo no ar. O maior defensor do fim de Malhação é Amauri Soares, diretor de programação da Globo. Por ele, Malhação já teria deixado a grade da Globo.

Quem argumenta contra e ainda segura a novelinha é Ricardo Waddington. Há 22 anos, quando Malhação vivia péssima fase, o diretor salvou o programa com a criação da fase Múltipla Escolha. Com a pandemia da Covid-19 e o engavetamento da temporada que começaria a ser produzida, as reprises estão tapando o buraco. Deixar o horário somente para reexibições também é uma opção cogitada.

Outro ponto importante questionado internamente é que Malhação não produz mais tantos talentos assim para a Globo. Nos últimos anos, os jovens atores que saem da trama são contratados pela concorrência --muitos vão parar em novelas da Record ou em projetos de plataformas de streaming.

Por enquanto, a reprise de Malhação Sonhos (2014) ainda está no ar e seguirá seu curso normalmente até o início de 2022. Em julho, procurada pela reportagem, a Globo informou que Malhação seria a última novela a ter gravações retomadas por questões de logística.

"Por contar sempre com elenco mais jovem, Malhação tem os atores e atrizes que serão os últimos a serem vacinados contra a Covid. Cada temporada de Malhação também tem número muito grande de capítulos, quase o dobro de uma novela das 18h, por exemplo. Tudo isso tem impacto no planejamento. Mas Malhação voltará para a grade, com temporada inédita, e uma história surpreendente", disse a emissora na ocasião. 


Além de acompanhar as notícias de Malhação Sonhos aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV  no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas e séries. 


Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.