Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia nesta segunda

Malhação investe em ação e na periferia para seduzir público jovem

Fotos Divulgação/TV Globo

Nicola Prattes (Rodrigo) e Marina Moschen (Luciana) em cena de Malhação: Seu lugar no Mundo, da Globo - Fotos Divulgação/TV Globo

Nicola Prattes (Rodrigo) e Marina Moschen (Luciana) em cena de Malhação: Seu lugar no Mundo, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 15/8/2015 - 13h47
Atualizado em 16/8/2015 - 15h39

Xô, marasmo!  Ao menos, essa é a principal proposta de Malhação - Seu Lugar no Mundo, que estreia nesta segunda-feira (17), na Globo. A nova temporada da novela, há 20 anos no ar, tem vários desafios pela frente: manter a audiência conquistada em 2015, inovar o formato, revelar talentos não só diante das câmeras, mas em todos os setores da produção. Para conquistar o público jovem, aposta em muitas cenas de ação, na ambientação de histórias na periferia e em uma linguagem de séries.

Desde janeiro, o diretor-geral Leonardo Nogueira vem trabalhando com o autor Emanuel Jacobina nessa missão. Sem revelar números, ele afirma que a Globo fez um grande investimento para trazer profissionais que fossem capazes de mudar a cara de Malhação. Alguns vieram dos Estados Unidos.

Um dos nomes de destaque é do designer de som Rui Miranda. Ele é especializado em efeitos de som de grandes produções, como The Walking Dead e Transformers. Sua função é inserir ruídos reais na trama, como o barulho do mar, do vento, do chiado das conversas no entorno dos personagens.

"Ele tinha um mês e meio livre na agenda e veio. Está difícil para ele, que é português, mora e trabalha nos Estados Unidos. O empenho e a vontade do Rui são os mesmos do André Horta, nosso diretor de fotografia, um cara de publicidade que tem como filosofia captar o diferente. Nossa diretora de arte estava sem fazer TV desde Caminho das Índias. Este intercâmbio está sendo incrível para mudarmos o look de Malhação", conta Leonardo Nogueira.  

A atração estreia com frente de 14 capítulos gravados, cinco editados e três sonorizados.

Outra inovação é na direção das cenas, que terá um toque de reality show. O público vai se sentir dentro da ação. A câmera está em todos os lugares, dentro da bolsa, atrás da personagem, embaixo do skate, dentro da geladeira. Malhação vai, dessa forma, antecipar a linguagem de A Regra do Jogo, nova novela das nove, que também usará os mesmos recursos, buscando dar maior realismo. Nogueira confirma que essa é exatamente a proposta de Malhação, só que em outro horário.

"A Amora [Mautner, diretora-geral de A Regra do Jogo] tem sua linguagem e eu tenho a minha.  Dentro da nossa cinematografia, buscamos uma linguagem de série. O programa tem agilidade, mas sem tanta trilha. O primeiro capítulo tem pouca música. Só tem música onde precisa. Tem cena com texto e ruído, como na vida real", diz o diretor.

Nicolas Prattes (Rodrigo) em cena de ação: jovem sofre acidente em escalada

Além de ter agilidade, tornar verdadeira a atuação, a vida e a história a ser contada é o grande desafio da produção, que foi minimalista nas roupas, nos cenários, nos figurinos. "A ideia foi dar uma cara diferente. Vamos fazer de uma maneira que não é convencional. Malhação estava pedindo uma oxigenada. Tudo nos levava a isso", afirma Nogueira.

Mais popular na periferia

A nova história é totalmente diferente da Malhação que terminou na última sexta-feira e que conseguiu colocar o programa em um bom patamar de audiência, casa dos 18 pontos. A trama se passa na periferia de uma grande cidade, mostra o dia a dia de alunos de duas escolas públicas, que têm rixa porque uma delas é melhor que outra, e também mais elitista.

Dentro desse universo, tem diferentes classes sociais, não existe a classe social AA, mas tem gente com mais dinheiro e gente com menos. "Vamos mostrar o ensino público como é. Com todos os conflitos e dificuldades. Também temos de ter um lado educativo. Cabe a nós promover em casa discussões sobre determinados temas entre pais e filhos", comenta Nogueira.

Marina Moschen, 18 anos, a protagonista da temporada, reafirma esse compromisso. Ela diz que sua personagem, Luciana, tem dramas reais, como seu pai, Jorge (Eduardo Galvão), sendo acusado de atropelar uma pessoa injustamente, e a fase em que ele descobre que a filha já está transando com o namorado. 

"Minha personagem é feminista. Tem um episódio que um tarado tenta atacá-la e sua roupa curta é apontada como um problema. Ela não aceita isso e mostra seu posicionamento diante da família, dos amigos", revela a atriz. Descoberta após uma participação na novela Os Dez Mandamentos, da Record, Marina estreia na Globo.

Alunos de duas escolas públicas da periferia vão popularizar o enredo da nova temporada

700 testes com atores

Leonardo Nogueira, que já trabalhou em cinco temporadas de Malhação e com Emanuel Jacobina na edição de 2010, conta que a busca por um elenco bom e melhor preprarado para a mudança que o programa vai sofrer durou dois meses e ocorreu em todo o país. Ao todo, a equipe realizou 700 testes. Menos de 10% dos avaliados foram parar no Projac (central de estúdios da Globo no Rio de Janeiro). O protagonista Nicolas Prattes, por exemplo, fez sete testes. Já Marina Moschen, a mocinha da história, fez cinco.

Para ter um elenco preparado, entraram em cena o coach argentino Eduardo Milewicz e a preparadora de corpo Cris Moura. Durante três semanas, eles estudaram cenas, ações e ensaiaram. Na primeira semana, somente os jovens foram treinados. "Na segunda, misturamos jovens e adultos. Na terceira, os atores fizeram trabalhos com seus núcleos, suas famílias", conta o diretor.

Além disso, como os perfis dos personagens já estavam totalmente definidos antes da escalação, os atores foram escolhidos por terem 50% do perfil do personagem que vai fazer. "O papel do Lucas [Lucco] tem a essência dele", revela Nogueira.

O cantor sertanejo Lucas Lucco estreia como ator na pele do personagem Uodson

Nicolas Prattes, que namora na vida real Lívian Aragão, filha de Renato Aragão, faz Rodrigo, par romântico de Luciana (Marina Mosche). Os dois vão encrencar um com o outro no começo da história. Ela terá acabado de entrar no colégio dele, que é melhor e exige uma espécie de vestibular do ingressante.

"Começa a trama com Luciana namorando o Luan [Vitor Novello]. Eles são vizinhos e esse núcleo funciona como uma grande família. Quando conhecer o Rodrigo, ela se apaixona e descobre uma amor maior, de mulher", adianta Marina. 

Lívian, a namorada de Prattes, também está no elenco. Ela faz Júlia, mas os dois não vão contracenar por enquanto. O ator de 18 anos está encantado com o trabalho, se diz pronto para o assédio e sabe que tem de fazer uma atuação o mais real possível. O personagem perde o irmão, João (João Vithor Oliveira), nos primeiros capítulos. Ele morre em um acidente de carro.

"Para o Rodrigo, o João é um símbolo de liberdade. Depois que perde o irmão mais velho, a família vive um drama, e ele passa a questionar mais as coisas como João fazia. Ele tem um senso de justiça grande, mas sem ser rebelde", adianta o ator.

Malhação conta com muito esporte, cenas de ação, refletindo ações da juventude atual. Tem também uma banda, em que os atores cantam e tocam sem dublagem.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.