Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

Gravidez, aborto e política: visita surpresa transtorna família Leôncio em Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal; ele está sentado, olhando para frente com cara de espantado

José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal; fazendeiro ficará fulo da vida com nova descoberta

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 31/7/2022 - 5h00

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) receberá uma visita surpresa que vai transtornar sua família na novela das nove da Globo. Ibraim (Dan Stulbach), pai de Érica (Marcela Fetter), desembarcará na fazenda para cobrar os boiadeiros. Ele anunciará que a filha está grávida de José Lucas (Irandhir Santos), vai propor um aborto e deixará o rei do gado fulo da vida ao querer fazer política no local.

O deputado chegará ao bioma na chalana de Eugênio (Almir Sater), que não vai gostar nada de tirar foto com o oportunista. Ao lado da filha, ele irá até a fazenda de José Leôncio, que vai torcer o nariz para o fato de que o homem é um político.

Durante a prosa, Ibraim dirá ao dono dos bois que ele e José Lucas aprontaram com sua família. A declaração deixará Érica constrangida. Diante das acusações, José Leôncio vai mandar Jove (Jesuíta Barbosa) buscar o irmão, que estará morando na tapera de Juma (Alanis Guillen).

Um novo herdeiro

Em seguida, o marido de Filó (Dira Paes) vai descobrir que a jornalista está grávida de seu filho. Desesperado com a gestação da filha, o deputado vai cobrar pela honra da jovem, mas também pedirá ao fazendeiro que ele convença Érica a fazer um aborto para interromper a gravidez.

Como se não bastasse toda a situação, Ibraim dará um jeito de fazer política. O representante do povo no Legislativo vai perceber a influência de José Leôncio nas redondezas e pensará em se aproveitar da força do anfitrião por meio de um casamento entre a jornalista e o ex-caminhoneiro.

Para piorar, ele ainda demonstrará que enxerga potencial político em José Lucas e vai tentar fazer a cabeça do quase genro. Todo esse auê deixará José Leôncio de cabeça virada e extremamente preocupado com o filho, que partirá juntamente com a jornalista e seu pai.

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Ibrahim (Dan Stulbach) e Érica (Marcela Fetter) em Pantanal

Érica (Marcela Fetter) e Ibraim (Dan Stulbach)

Resumos dos capítulos

Segunda, 1º/8 (Capítulo 108)
Maria Bruaca erra o tiro disparado contra Tenório. Guta se despede da mãe, que entra na chalana sem destino. Tenório comunica a Marcelo que buscará Zuleica e seus irmãos para morar na fazenda. Eugênio impede Maria Bruaca de se jogar no rio. José Leôncio evita um confronto entre Jove e José Lucas.

Jove se afasta da tapera, diante da decisão de Juma de não querer ser mais sua mulher. Irma se preocupa com Jove. José Leôncio revela a Filó que estará ao lado dos filhos, sem tomar partido de nenhum deles. Jove deixa claro para José Leôncio que algo pode acontecer se José Lucas cruzar o seu caminho.

Terça, 2/8 (Capítulo 109)
José Lucas fala para Juma que só sai da tapera se ela quiser. Guta e Marcelo sentem que estão sendo castigados por não poderem viver seu amor. Guta não gosta de ver Zuleica e os filhos tomarem conta da fazenda. Juma se incomoda quando José Lucas diz que a ama.

Guta demonstra hostilidade no trato com Zuleica. Irma conta à mãe que está grávida. Maria Bruaca se nega a parar com a chalana ao avistar Tenório e Zuleica na beira do rio. Jove incentiva José Leôncio a derrubar a tapera de Juma.

Quarta, 3/8 (Capítulo 110)
José Leôncio não derruba a tapera de Juma. Marcelo sente ciúme ao ver Guta chegar em casa acompanhada de Jove. Irma fica surpresa com a convicção cega de Trindade sobre sua gravidez. Filó conta a José Leôncio sobre a gravidez de Irma.

José Lucas sente que Juma só o quer por perto como irmão. José Leôncio comunica a Jove que a sela de prata ficará sem dono, até que o filho resolva a situação com José Lucas. Zaquieu comenta com Muda que ficou ressentido por não ter sido convidado para a comitiva. Roberto alerta Zuleica sobre o comportamento de Tenório. Zuleica flagra Guta e Marcelo se beijando.

Quinta, 4/8 (Capítulo 111)
Zuleica disfarça seu terror diante de Roberto, depois de ter visto Guta e Marcelo juntos. Juma fica com o coração apertado quando o Velho do Rio a aconselha a mandar José Lucas embora da tapera.

Eugênio não gosta de tirar foto com o pai de Érica. Irma incentiva Zaquieu a se tornar um peão. José Leôncio não gosta de saber que Ibraim é político. Érica fica constrangida quando Ibraim avisa a José Leôncio que a filha e José Lucas aprontaram com eles.

Sexta, 5/8 (Capítulo 112)
José Leôncio manda Jove buscar José Lucas. Zefa fica perplexa ao ver Maria Bruaca na chalana. José Leôncio descobre que Érica está grávida de José Lucas. Ibraim pede a José Leôncio para convencer Érica a interromper a gravidez. Juma sente a forma distante como Jove a trata.

Ibraim pensa em tirar proveito político do casamento de Érica com José Lucas. Jove demonstra a Irma arrependimento por ter tratado Juma com frieza. José Lucas assegura a Jove que Juma gosta do irmão. José Leôncio comenta com Filó sobre sua preocupação com José Lucas.

Sábado, 6/8 (Capítulo 113)
José Lucas tenta convencer Jove a procurar Juma. Irma aceita ir para o Rio de Janeiro consultar um médico, a pedido de Mariana. José Leôncio e Filó se emocionam ao se despedir de José Lucas. Juma diz a Muda que só quer saber do filho que está esperando.

Mariana avisa a Trindade que não quer que ele interfira na viagem de Irma para o Rio de Janeiro. Tadeu reclama com Trindade, dizendo que José Leôncio só tem olhos para Jove. Marcelo e Guta procuram José Leôncio para oferecer sociedade.


Os capítulos de Pantanal são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#111 - Juma vira onça, foge e vai morar com José Lucas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.