Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

APÓS CRÍTICAS

Autora se desculpa por racismo reverso em Nos Tempos do Imperador: 'Erro grosseiro'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) estão sentados em banco de praça em cena de Nos Tempos do Imperador

Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes); personagem supôs 'racismo reverso' na novela

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/8/2021 - 11h52

Após receber duras críticas nas redes sociais, Thereza Falcão, autora de Nos Tempos do Imperador, se desculpou pela cena em que Jorge/Samuel (Michel Gomes) sugeriu que Pilar (Gabriela Medvedovski) sofreu "racismo reverso" na novela das seis da Globo. "Erro grosseiro", admitiu a escritora nesta terça-feira (24). 

No capítulo do último sábado (21) do folhetim, dom Olu (Rogério Brito) rejeitou receber a aspirante a médica como moradora na Pequena África --espaço de resistência de negros livres e fugidos que precisam de proteção e abrigo. A atitude do rei da região gerou revolta em Samuel, ex-escravo e namorado da jovem. 

"Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente?", alegou o rapaz na cena. Enquanto Pilar dizia entender dom Olu, já que ela tinha mais privilégios e oportunidades por ser branca.

A reação à sequência na web foi imediata entre o público da novela e militantes da causa racial. O influenciador digital AD Junior escreveu um longo desabafo em seu Instagram: "Mas gente quem pensou essa cena? São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão". 

"A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste a uma cena dessas. Quem foi o ser que escreveu esse texto?", disse o apresentador, em outro trecho da postagem. 

Thereza Falcão, que divide a autoria da novela com Alessandro Marson, comentou na publicação de AD. "Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019", justificou ela.

A escritora alegou que durante o período não havia consultoria. "Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse."

Veja a publicação: 

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#71 - Dom Pedro usa artimanha sensual em Nos Tempos do Imperador!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.