Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HAJA DINHEIRO!

Globo aluga rio e até árvores para gravar só 40% de Pantanal: 'Seis fazendas'

JOÃO MIGUEL JR./GLOBO

Renato Góes, caracterizado como José Leôncio, e Irandhir Santos, o Joventino, cavalgam em meio ao pôr do sol do Pantanal

Produção investiu em seis fazendas para encontrar cenário perfeito para cenas de Pantanal

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2022 - 18h54

A Globo investiu no aluguel de tudo o que é necessário para gravar Pantanal: rio, casas, árvores, campos vastos e baías. Todo este dinheiro, porém, serviu para rodar apenas 40% das cenas da próxima novela das nove da Globo --outros 20% serão gravados em outra parte da região, e o restante será rodado em cenários fixos nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. 

"Foram seis fazendas que deram suporte direto para as gravações, sendo três delas usadas como locação, com tudo que fosse fundamental para as nossas cenas", explica o cenógrafo do folhetim, Alexandre Gomes de Souza, em entrevista divulgada à imprensa pela Globo.

Uma das locações, inclusive, pertence a Almir Sater, interprete do peão Trindade na primeira versão da novela e de Eugênio no remake. O cantor e ator comprou o terreno logo depois que as gravações da novela de Benedito Ruy Barbosa terminaram.  

"Pantanal foi um divisor de águas na minha vida. Comecei a trabalhar muito, como nunca antes, ganhei meu dinheirinho e logo comprei essa terra aqui onde estamos. Insisti dez anos para que a antiga proprietária me vendesse, antes da novela. Quando fiz Pantanal, ela aceitou", conta o ator, que chegou a fazer um tour com Renato Goés, interprete de Zé Leôncio, na região.

Aliás, a mesma fazenda foi palco das gravações da primeira versão da novela. Jayme Monjardim, diretor do folhetim de Ruy Barbosa, demorou seis meses para encontrar o local ideal. Rogério Gomes, diretor artístico, Bruno Luperi, autor, e dois produtores da nova versão até visitaram outros locais, mas se renderam a região de Nhecolândia. 

"Quando viajamos ao Pantanal para a escolha das locações, não sabíamos exatamente o que esperar. Sabíamos, é claro, da exuberância e da riqueza da região. Ao nos depararmos com tudo aquilo, não havia dúvidas de que encontramos o local ideal, que não por coincidência foi o mesmo local onde as gravações da novela aconteceram há mais de 30 anos. É um dos lugares mais bonitos do Pantanal", explica o cenógrafo.

Como o local fica a cerca de quatro horas da cidade mais próxima, Aquidauana, as seis fazendas também serviram de almoxarifado.Foram necessários 12 caminhões, de 12 toneladas cada um, para carregar todo o material de produção, de arte, cenografia, figurino, caracterização e tecnologia ao Mato Grosso do Sul. Além das dificuldades de logística, o elenco sofreu diversos perrengues na região.

Pantanal tem previsão de estrear para 28 de março, após a finalização de Um Lugar ao Sol. Inicialmente, a trama iria ao ar no dia 14 do mesmo mês, mas foi postergada por causa de um surto de contágios da infecção viral nos bastidores. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, TV e celebridades:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.