Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM MARASMO

Globo corre para dar agilidade a Pantanal e evitar fuga do público

JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), protagonistas da segunda fase de Pantanal, estão lado a lado

Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) estarão na segunda fase de Pantanal, no ar dia 12

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 7/4/2022 - 7h00

O autor Bruno Luperi escreveu uma primeira fase de Pantanal com 19 capítulos, mas a Globo resolveu antecipar o novo período. O salto de 20 anos na novela das nove que aconteceria em 18 de abril vai ao ar no próximo dia 12. A direção da trama fez uma operação para dar agilidade à história e evitar a fuga do telespectador.

Com isso, aproximadamente cinco episódios foram eliminados com a reedição dos capítulos. A Globo afirma somente que "mudanças em função da edição das novelas" constam na divulgação dos resumos.

Antes da estreia, a direção de Pantanal chegou a avaliar a possibilidade esticar a primeira fase com a edição dos primeiros episódios de acordo com a repercussão e a audiência. É por isso que a emissora sempre evitou falar em número de capítulos dessa etapa inicial. Tudo iria depender dos números alcançados no ibope.

Apesar de a audiência ir bem, o diretor artístico Rogério Gomes, o Papinha, achou melhor agilizar algumas cenas. Na edição da novela, ele considerou que algumas passagens estavam arrastadas demais, com imagens lindas e pouca ação. O receio de afugentar o telespectador bateu forte.

Papinha acelerou esse tipo de cena para agilizar as tramas da novela. O diretor entendeu que o público que gostava desse tipo de sequência em 1990 não está mais acostumado com tanta morosidade. Para evitar críticas, ele anteviu um possível problema e decidiu reeditar os capítulos novamente.

Procurada, a Globo, por meio do departamento de Comunicação, informa somente que "semanalmente, ao liberar os resumos dos capítulos, avisa que eles estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas".

Essa é uma das últimas intervenções de Rogério Gomes em Pantanal, já que ele se despede dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, em maio. Responsável pela implantação e desenvolvimento artístico da novela de Bruno Luperi, Papinha deixa a primeira fase toda gravada e passa o bastão para Gustavo Fernandez, que segue no comando das gravações da novela.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#95 - Juma fica cara a cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.