Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA CIRURGIA

Médicos de Rodrigo Mussi colocam haste para 'ensinar' perna a cicatrizar; entenda

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Rodrigo Mussi no BBB 22

Rodrigo Mussi no BBB 22; gerente comercial passa por nova cirurgia nesta quinta-feira (7)

Rodrigo Mussi passa por uma nova cirurgia nesta quinta-feira (7) para a colocação de uma haste na perna. O participante do BBB 22 segue internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, no qual fará o procedimento que serve para orientar a cicatrização do osso fraturado durante um acidente de carro.

"A haste intramedular, que parece ser o caso do paciente, é um fixador que vai por dentro do osso e serve como um 'tutor' para a cicatrização, deixando ele com o comprimento necessário e na posição correta, sem nenhuma rotação", explica o ortopedista Pedro Baches ao Notícias da TV.

De acordo com a equipe de Mussi, os médicos haviam inserido anteriormente uma "gaiola" na perna do ex-BBB. "A gaiola é um tipo de fixador externo que serve para fixar uma fratura ou deformidade óssea através de pinos que são inseridos pela pele e se prendem ao osso. Nem todo fixador externo é uma gaiola", detalha.

"As vezes, se o paciente não tem condição clínica de fazer uma cirurgia maior ortopédica no primeiro momento após o acidente, ele pode ser submetido a uma fixação externa dos ossos da perna para que aquela fratura fique estável e que sejam evitadas complicações, como muita dor inicial ou até uma embolia gordurosa pois, uma fratura que fica se mexendo demais, pode soltar microembriões de gordura para dentro da circulação, o que pode se tornar um problema grave", alerta.

Provavelmente, na apresentação do paciente no pronto-socorro, ele tinha uma fratura na perna, não devia ter condições clínicas de fazer um tratamento definitivo e foi optado por uma fixação desse osso com um fixador externo, pois, assim, o paciente não tem tanta dor e evita algumas complicações.

Para a reportagem, o ortopedista projeta os próximos passos da evolução clínica do ex-BBB: "[Após] O tratamento definitivo [a haste] da fratura, o paciente é capaz, sob o ponto de vista ortopédico, de pisar, andar, começar uma boa fisioterapia".

Baches também ressalta que, com as informações divulgadas sobre o caso, não é possível afirmar se Mussi terá alguma sequela do acidente. "Sob o ponto de vista ortopédico, se ele tem uma fratura na perna que será tratada com a retirada do fixador externo e com a colocação de uma haste intramedular, os prognósticos para esse tipo de tratamento são muito bons", pontua.

Na madrugada de 31 de março, Rodrigo Mussi sofreu um acidente de carro que chegou a ser noticiado em telejornais matinais, como Bom Dia São Paulo (na Globo) e Balanço Geral (na Record). O irmão do ex-participante do BBB revelou que ele estava sem os documentos e, por isso, a família só teve conhecimento sobre o fato na noite de quinta-feira. Desde então, Mussi segue hospitalizado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.