Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NOVOS TEMPOS

Globo ignora esquema da Manchete e muda gravações de Pantanal; saiba motivo

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/GLOBO

Marcos Palmeira com uma camisa azul e um chapéu de cowboy durante as gravações de Pantanal no Mato Grosso do Sul

Marcos Palmeira como José Leôncio na nova Pantanal: ele esteve na versão da Manchete em 1990

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2022 - 21h12

A Globo mudou o esquema de produção de Pantanal, sua próxima novela das nove, em relação ao que foi feito na versão original produzida em 1990 pela extinta Rede Manchete (1983-1999). A maior parte das cenas serão rodadas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, enquanto a outra parcela será feita em locações no Mato Grosso do Sul. A questão financeira e a Covid-19 determinaram a alteração.

No início da década de 1990, a Manchete optou por uma estratégia ousada na época. Ao todo, o diretor Jayme Monjardim, que comandou os trabalhos na ocasião, rodou até 70% das cenas do folhetim no Mato Grosso do Sul e em outros Estados, como Paraná. O orçamento de produção foi bastante elevado para o período --cerca de 7 milhões de dólares.

Outros 30% dos trabalhos foram realizados no Complexo de Televisão de Água Grande, no bairro do Irajá, zona norte do Rio. Lá, eram feitos os programas da linha de shows e a dramaturgia da Manchete. A quantidade de externas foi marcante, já que a Globo rodava apenas 20% de suas novelas fora dos estúdios.

Produzido pela líder de audiência, o remake de Pantanal terá 60% da trama feita em estúdios, enquanto outros 40% já foram rodados no MS, numa espécie de Projac montado na região de Nhecolândia, região sul mato-grossense que também serviu de locação para os trabalhos realizados 32 anos atrás.

Estratégia diferente

No caso da Globo, segundo apurou o Notícias da TV, a opção por essa mudança se deu por três questões básicas. A primeira é financeira, já que o custo para manter uma equipe de trabalho longe do Rio de Janeiro é bastante alto --ainda mais em um lugar de difícil acesso e com estrutura restrita.

O segundo é a tecnologia. Em 1990, não havia tantos recursos como hoje, por isso a Manchete teve que privilegiar locações reais. A Globo não montou uma cidade cenográfica, mas caprichou nos estúdios das casas de José Leôncio (Marcos Palmeira), por exemplo. Algumas cenas de Maria Marruá (Juliana Paes) também serão realizadas no Rio, com efeitos de chroma-key. 

Por fim, o terceiro motivo é a Covid-19. A Globo pode controlar o trânsito de pessoas em suas dependências. Mesmo com cuidados, Pantanal foi adiada por conta de atrasos nas gravações. Seu primeiro capítulo só irá ao ar em 28 de março.

A próxima novela das nove é cercada de expectativa e privilégios por ser a primeira grande aposta da nova direção de dramaturgia, comandada por José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington. O remake tem a missão de elevar os números de Um Lugar ao Sol, maior fracasso da história do horário das nove.


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.