Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'LÍNGUA MOLE'

Globo arranca crítica contra Lula da boca de Marcelo Serrado em Fina Estampa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcelo Serrado caracterizado como Crô em cena de Fina Estampa

Crô (Marcelo Serrado) em Fina Estampa; personagem sofreu como novo corte em suas alfinetadas

DANIEL FARAD

Publicado em 25/6/2020 - 5h09

Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado) já não está mais tão ácido quanto antes na edição especial de Fina Estampa. Entre os impropérios do mordomo de Tereza Cristina (Christiane Torloni), uma crítica ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou de fora do capítulo de terça-feira (23) --o empregado alfinetava a "língua mole" do político.

A cena original foi exibida praticamente na íntegra, com um corte apenas para suprimir o deboche do autor Aguinaldo Silva ao petista que então havia deixado a presidência entre escândalos de corrupção e grande aprovação popular apenas alguns meses antes da estreia da trama em 2011.

Em mais um de seus chiliques, a antagonista de Christiane Torloni ameaçava enfiar um de seus sapatos na boca do escudeiro. "Cruzes, um salto daqueles na minha boca. Ficava falando mole, assim, feito político de esquerda", dispararia o trabalhador, se não fosse bruscamente interrompido por Baltazar (Alexandre Nero) na versão que a Globo exibe em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19).

Na época, a referência era obviamente direcionada ao antecessor de Dilma Rousseff, que facilitou a vida de seus imitadores com sua anquiloglossia, a popular "língua presa". O texto também ironizava uma possível dormência causada pela ingestão de bebida alcoólica, uma vez que o petista se envolveu em diversas polêmicas por apreciar cachaça --bebida então considerada de classes menos privilegiadas.

A emissora aparentemente eliminou a bordoada para evitar polêmicas, pois a sequência ganharia um novo contexto com a atual polarização política que se instaurou no país após as eleições presidenciais de 2018. A cizânia seria agravada ainda mais ligada à imagem de Marcelo Serrado, um dos principais opositores ao petismo na classe artística, que ostentou seu apoio público à Operação Lava Jato.

Cerol na mão

Desde a sua estreia, o folhetim passou por um processo de redução de "gorduras", que tornou a trama mais ágil e arrancou elogios até mesmo do autor. Alguns personagens, como o garoto de programa Leandro (Rodrigo Simas), praticamente desapareceram da história, mas o serviçal interpretado por Marcelo Serrado também não passa incólume pela ilha de edição.

De queridinho do público, Crô se tornou alvo de problematizações por ser uma representação caricata e datada de pessoas LGBTQ+. A briga com os pitboys do vôlei de praia foi limada da versão final dos capítulos, e os encontros com o amante misterioso de tatuagem de escorpião no pé também são frequentemente omitidos.

O corte da referência a Lula, entretanto, chama a atenção em um momento no qual a novela está mais curta para durar até setembro, quando o canal carioca pretende voltar a exibir Amor de Mãe. Cada episódio, em média, dura até 20 minutos a menos no ar do que nas primeiras semanas da reexibição.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros:

Ouça "#18: Com beijo de Arthur e Eliza e incêndio, clima esquenta nas novelas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Fina Estampa e outras novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.