ALÉM DO ESTEREÓTIPO
Reprodução/TV Globo
Marcelo Serrado em cena como Crô de Fina Estampa; personagem foi criticado por ser muito caricato
FERNANDA LOPES
Publicado em 6/5/2020 - 5h41
Assim que Fina Estampa reestreou no horário nobre da Globo, o personagem Crô (Marcelo Serrado) virou assunto nas redes sociais. Muitos telespectadores criticaram a forma com que o mordomo foi retratado, com estereótipos ultrapassados para um homossexual, submisso aos maus-tratos de sua patroa. Para o ator, Crô é uma figura de humor, mas deve ser visto também como um homem sensível, além das aparências.
"Ele é um personagem alegre e divertido, um clown [palhaço] quase. Mas não é um personagem só de alegoria, uma caricatura over, um palhaço sem alma. Se assim o fosse, não teria chegado no coração das pessoas como ele chegou", opina.
A relação de Crô com Tereza Cristina (Christiane Torloni) é um dos principais alvos de problematização nas redes sociais. A vilã trata o mordomo como um capacho. Xingamentos e humilhações não são raros.
Confira algumas reclamações dos telespectadores nas redes sociais sobre a imagem que Crô passa:
o tanto que eu odeio esse estereotipo de gay que o Crô é, pet de mulher rica, fútil, o gay "bobo da corte"... Gay é mais que isso, sempre foi. https://t.co/PExQ6Jg6h6
— frank ocean do br (@frankoceandobr) March 26, 2020
Assistir Fina Estampa me fez perceber que 2011 foi em outro milênio. Do piercing no nariz do Caio Castro, ao estereótipo de personagem gay (Crô) e a edição com várias transições toscas.
— Arthur Pires (@arthuraiquemeda) March 24, 2020
O Crô foi um desserviço fazendo o estereótipo de gay chaveirinho de hétero #FinaEstampa
— #ThelmaCampeã (@ursoroxo) April 2, 2020
Cenas como essas de Fina Estampa são menos frequentes na teledramaturgia atual, uma vez que o mundo em 2011 não era tão politicamente correto. Porém, Serrado não enxerga problemas na trama entre a patroa megera e empregado dedicado. "Vejo como uma brincadeira de gato e rato, sempre focada no humor", explica.
Segundo o ator de 53 anos, as interações que ele tem pela internet com telespectadores da novela são mais positivas do que negativas. "Eu coloco algumas cenas em meu Instagram, e os meus seguidores se divertem", conta.
"Eu estou assistindo à novela e me divertindo muito. Não lembrava de algumas cenas que tinha feito, então, é muito bacana rever. Fina Estampa apresenta uma trama leve e, por isso, acho que a Globo acertou em cheio na escolha", diz.
A última novela de Serrado na Globo foi O Sétimo Guardião (2018), e ele afirma que tinha previsão de voltar a atuar em novos projetos da Globo e em um musical. No entanto, todos os trabalhos foram interrompidos pela pandemia de coronavírus.
Apesar dos problemas do atual momento no mundo, Serrado é otimista: "Acho que temos que aproveitar o que está acontecendo para evoluirmos como seres humanos. É importante deixarmos de ser egoístas, e pensarmos sempre no próximo. É um restart, vamos começar do zero", incentiva.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro
Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.