ALÉM DO ESTEREÓTIPO

Marcelo Serrado rebate críticas a Crô de Fina Estampa: 'Não é palhaço sem alma'

Reprodução/TV Globo

O ator Marcelo Serrado com expressão de espanto em cena como Crô de Fina Estampa

Marcelo Serrado em cena como Crô de Fina Estampa; personagem foi criticado por ser muito caricato

FERNANDA LOPES - Publicado em 06/05/2020, às 05h41

Assim que Fina Estampa reestreou no horário nobre da Globo, o personagem Crô (Marcelo Serrado) virou assunto nas redes sociais. Muitos telespectadores criticaram a forma com que o mordomo foi retratado, com estereótipos ultrapassados para um homossexual, submisso aos maus-tratos de sua patroa. Para o ator, Crô é uma figura de humor, mas deve ser visto também como um homem sensível, além das aparências.

"Ele é um personagem alegre e divertido, um clown [palhaço] quase. Mas não é um personagem só de alegoria, uma caricatura over, um palhaço sem alma. Se assim o fosse, não teria chegado no coração das pessoas como ele chegou", opina.

A relação de Crô com Tereza Cristina (Christiane Torloni) é um dos principais alvos de problematização nas redes sociais. A vilã trata o mordomo como um capacho. Xingamentos e humilhações não são raros.

Confira algumas reclamações dos telespectadores nas redes sociais sobre a imagem que Crô passa:

Cenas como essas de Fina Estampa são menos frequentes na teledramaturgia atual, uma vez que o mundo em 2011 não era tão politicamente correto. Porém, Serrado não enxerga problemas na trama entre a patroa megera e empregado dedicado. "Vejo como uma brincadeira de gato e rato, sempre focada no humor", explica.

Segundo o ator de 53 anos, as interações que ele tem pela internet com telespectadores da novela são mais positivas do que negativas. "Eu coloco algumas cenas em meu Instagram, e os meus seguidores se divertem", conta.

"Eu estou assistindo à novela e me divertindo muito. Não lembrava de algumas cenas que tinha feito, então, é muito bacana rever. Fina Estampa apresenta uma trama leve e, por isso, acho que a Globo acertou em cheio na escolha", diz.

A última novela de Serrado na Globo foi O Sétimo Guardião (2018), e ele afirma que tinha previsão de voltar a atuar em novos projetos da Globo e em um musical. No entanto, todos os trabalhos foram interrompidos pela pandemia de coronavírus.

Apesar dos problemas do atual momento no mundo, Serrado é otimista: "Acho que temos que aproveitar o que está acontecendo para evoluirmos como seres humanos. É importante deixarmos de ser egoístas, e pensarmos sempre no próximo. É um restart, vamos começar do zero", incentiva.

Últimas de Fina Estampa

Resumos semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 14 a 29 de agosto

Sexta, 14/8 (Capítulo 125)
Pereirinha desconfia que Enzo esteja realmente gostando de Danielle. Álvaro, Íris e Alice chegam à casa de Tereza Cristina. Baltazar se desculpa com Crô. Letícia vê Juan Guilherme chegar com Chiara após os exames. Paulo ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual próxima reprise da Globo você mais quer ver?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook