Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALÉM DO ESTEREÓTIPO

Marcelo Serrado rebate críticas a Crô de Fina Estampa: 'Não é palhaço sem alma'

Reprodução/TV Globo

O ator Marcelo Serrado com expressão de espanto em cena como Crô de Fina Estampa

Marcelo Serrado em cena como Crô de Fina Estampa; personagem foi criticado por ser muito caricato

FERNANDA LOPES

Publicado em 6/5/2020 - 5h41

Assim que Fina Estampa reestreou no horário nobre da Globo, o personagem Crô (Marcelo Serrado) virou assunto nas redes sociais. Muitos telespectadores criticaram a forma com que o mordomo foi retratado, com estereótipos ultrapassados para um homossexual, submisso aos maus-tratos de sua patroa. Para o ator, Crô é uma figura de humor, mas deve ser visto também como um homem sensível, além das aparências.

"Ele é um personagem alegre e divertido, um clown [palhaço] quase. Mas não é um personagem só de alegoria, uma caricatura over, um palhaço sem alma. Se assim o fosse, não teria chegado no coração das pessoas como ele chegou", opina.

A relação de Crô com Tereza Cristina (Christiane Torloni) é um dos principais alvos de problematização nas redes sociais. A vilã trata o mordomo como um capacho. Xingamentos e humilhações não são raros.

Confira algumas reclamações dos telespectadores nas redes sociais sobre a imagem que Crô passa:

Cenas como essas de Fina Estampa são menos frequentes na teledramaturgia atual, uma vez que o mundo em 2011 não era tão politicamente correto. Porém, Serrado não enxerga problemas na trama entre a patroa megera e empregado dedicado. "Vejo como uma brincadeira de gato e rato, sempre focada no humor", explica.

Segundo o ator de 53 anos, as interações que ele tem pela internet com telespectadores da novela são mais positivas do que negativas. "Eu coloco algumas cenas em meu Instagram, e os meus seguidores se divertem", conta.

"Eu estou assistindo à novela e me divertindo muito. Não lembrava de algumas cenas que tinha feito, então, é muito bacana rever. Fina Estampa apresenta uma trama leve e, por isso, acho que a Globo acertou em cheio na escolha", diz.

A última novela de Serrado na Globo foi O Sétimo Guardião (2018), e ele afirma que tinha previsão de voltar a atuar em novos projetos da Globo e em um musical. No entanto, todos os trabalhos foram interrompidos pela pandemia de coronavírus.

Apesar dos problemas do atual momento no mundo, Serrado é otimista: "Acho que temos que aproveitar o que está acontecendo para evoluirmos como seres humanos. É importante deixarmos de ser egoístas, e pensarmos sempre no próximo. É um restart, vamos começar do zero", incentiva.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.