Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REPARAÇÃO DE ERRO

Após sucesso em Vai na Fé, Clara Moneke divide a Globo por causa de Renascer

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Clara Moneke posa em frente a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador; ela veste calça bege e camiseta branca

Clara Moneke está de férias na Bahia: atriz que foi sucesso em Vai na Fé é cotada para fazer Renascer

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 30/8/2023 - 7h00

O remake de Renascer tem estreia prevista para o fim de janeiro, mas as escalações estão bastante atrasadas. Um dos principais papéis da próxima novela das nove da Globo criou um impasse entre a diretoria da emissora: Mariana, a personagem que traumatizou Adriana Esteves em 1993.Alice Wegmann recusou o convite para interpretar a jovem; assim, Clara Moneke entrou no radar do autor Bruno Luperi e do diretor artístico Gustavo Fernandez.

Sucesso como a divertida Kate de Vai na Fé, Clara é um dos nomes mais cotados para substituir Alice, que alegou não conseguir conciliar as gravações da novela com as da segunda e da terceira temporadas de Rensga Hits!.

Além de talentosa, Clara aumentaria a representatividade no remake. A direção e a produção de elenco foram orientadas pela Globo a escalar muitos atores pretos, já que a novela se passa em Ilhéus, na Bahia, e há uma preocupação enorme em não repetir o erro cometido em Segundo Sol (2018).

Na época, a Globo foi bastante criticada por não ter atores negros nem locais na trama de João Emanuel Carneiro, ambientada em Salvador, na Bahia. O Ministério Público do Trabalho da Bahia chegou a notificar a TV pela baixa representatividade no elenco.

A "Bahia branca" foi criticada pelo público e virou motivo de piadas nas redes sociais. Após a notificação do Ministério Público do Trabalho  --que também orientou a emissora a tomar 14 medidas para promover maior inclusão de atores negros na trama--, o autor passou a escalar negros para papéis secundários e transitórios, além de figurantes.

Por isso, há uma corrente na Globo que defende a escalação de Clara Moneke para o papel. Mas outra parte dos profissionais teme dar à quase novata uma personagem tão complexa como Mariana. Há um zelo em não expor a atriz, como aconteceu com a própria Adriana Esteves na versão original.

Na primeira Renascer, as críticas foram tantas que Adriana entrou em depressão e se recusou a fazer a novela Quatro por Quatro (1994) em seguida. "Essa personagem foi dificílima para mim. Tive que me dedicar muito para dar conta do enorme desafio. Aprendi muito com esse trabalho", admitiu a atriz em entrevista à Globo em 2021, quando a obra foi disponibilizada no Globoplay.

A Globo chegou a pensar em Klara Castanho para o papel, mas Alice --que já está na emissora-- venceu a disputa. A ordem na Globo é escalar os seus elencos entre atores que já têm contrato para somente depois buscar alguém de fora para um projeto. Com a recusa da protagonista de Rensga Hits!, porém, a ideia de dar o papel para uma atriz preta ganhou força dentro da emissora. Resta saber se o todo-poderoso Amauri Soares será convencido.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.