Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSA PANO

Final de Celeste em Fina Estampa dá tapa na cara do público; saiba por quê

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Dira Paes e Alexandre Nero caracterizados como Celeste e Baltazar em Fina Estampa: o ator segura a atriz pelos pulsos, e simula uma agressão

Baltazar (Alexandre Nero) agride Celeste (Dira Paes) em Fina Estampa; cozinheira perdoa marido no final

DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 18/9/2020 - 14h30

Exibido originalmente em 2011, o final de Celeste (Dira Paes) em Fina Estampa é um tapa na cara na discussão sobre violência contra a mulher. Mesmo depois de apanhar inúmeras vezes de Baltazar (Alexandre Nero) e ter denunciado o machão à polícia, a mãe de Solange (Carol Macedo) terminará a trama da reprise das nove perdoando o brutamontes e o colocando de volta para dentro de casa.

Depois do último surto do motorista, que bateu na empresária ao vê-la atendendo um cliente em seu restaurante, a amiga de Griselda (Lilia Cabral) revidou as agressões e o expulsou da residência. Apesar do público achar que finalmente esse seria o fim do relacionamento abusivo, uma reviravolta aconteceu. 

O machão foi acolhido por Crô (Marcelo Serrado) por algumas noites, mas a mãe de Solange o aceitou de novo com a condição de que dormisse no sofá e ficasse responsável por algumas tarefas domésticas.

Na cena exibida na quarta (16), o brutamontes perguntou se eles voltarão a ser marido e mulher, e Celeste deu uma chance para ser reconquistada novamente pelo homem que tanto a fez sofrer durante a trama. 

Todo esse imbróglio ainda foi apoiado por uma romantização na trilha sonora. Quando eram exibidas cenas tensas do casal, a música Amor Covarde, da dupla sertaneja Jorge & Mateus, aparecia de fundo.

Neste contexto, os versos: "Quando a gente fica junto, tem briga. Quando a gente se separa, saudade", dão a entender que as agressões que Celeste sofria eram resultado de um desentendimento normal de um casamento. 

Em O Outro Lado do Paraíso (2017), Clara (Bianca Bin) acabou sem ex

Não acontece mais

Se em 2011 era socialmente aceitável que uma personagem de ficção mantivesse um casamento com o marido abusivo, a história é diferente nos dias atuais. Em O Outro Lado do Paraíso (2017), por exemplo, Clara (Bianca Bin) terminou a trama bem longe de Gael (Sérgio Guizé).

Na história de Walcyr Carrasco, a mocinha era casada com o machão e comeu o pão que o diabo amassou na mão do companheiro agressivo. Ela chegou a ser estuprada na noite de núpcias.

Mesmo com todo o comportamento condenável do personagem de Sérgio Guizé, parte do público torceu para que os dois ficassem juntos novamente. Mas o autor deu um fim muito melhor para Clara. A protagonista se casou com Patrick (Thiago Fragoso).


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#30: Casais felizes e vilã morta-viva: Tudo sobre o final de Fina Estampa!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TVno YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Fina Estampa e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.