E A BÍBLIA?
REPRODUÇÃO/RECORD
Thaís Melchior viveu Raquel jovem em Gênesis; personagem virou vilã na novela da Record
Em seus capítulos recentes, Gênesis atraiu a ira do público ao transformar Raquel (Thaís Melchior/Giselle Tigre) em uma vilã cruel e interesseira. Roberto Andrade Júnior, teólogo, professor e mestre em Ciências da Religião, destaca que a personagem de fato não é definida como uma megera na Bíblia, apesar de existir uma relação de ciúme entre ela e a irmã.
No texto religioso, Jacó se apaixona por Raquel, mas acaba sendo obrigado a se casar com a irmã mais velha dela, Lia. Mais tarde, ele finalmente se casa com sua favorita, o que incomoda a primeira mulher. Em contrapartida, é Lia quem dá filhos para o marido, o que desperta a inveja de Raquel, que não consegue engravidar.
"A grande recompensa dos homens [da época] era ter uma descendência, portanto, ter filhos homens. Então, quando uma mulher não dava filho para o marido, ela caía em desgraça", explica Andrade. Ao mesmo tempo, o especialista ressalta que a estratégia da Record é criar em cima do texto sagrado para atrair audiência.
O professor detalha que, diferentemente do que acontece na novela, Raquel não atacava constantemente Jacó nem havia um rompimento entre os dois, com o pastor resolvendo abandoná-la de vez para ficar ao lado de Lia, conforme foi mostrado no folhetim da Record.
"O texto não tem essa intenção de ficar descrevendo com todos os detalhes, não era essa a necessidade do texto. Tenho visto uns filmes bíblicos em que penso: 'De onde tiraram essas coisas? O texto não fala'. Mas, se o texto não fala, também não dá para dizer que foi assim ou assado, dá margem para interpretar. Tentam ganhar audiência em cima disso", detalha o teólogo.
Andrade ressalta que, para estudiosos da Bíblia, pouco importa se Raquel foi vilã ou não, porque isso quase não tem impacto na mensagem geral do texto. Ao mesmo tempo, ele reconhece que falar de Deus é uma fórmula de sucesso para atrair público. Por isso, dramaturgos aproveitam para expandir a história e criar conflitos.
"Tem épocas em que escrever sobre as coisas de Deus dá audiência, tem outras que não. Geralmente, quando há um tempo de crise, como o que estamos vivendo, é quando as coisas de Deus dão um pouco mais de audiência. A Record agora aposta nisso para buscar uma fatia maior [de público]", justifica.
Reprodução/Record
Thaís Melchior em Gênesis
O teólogo explica que o texto bíblico não é um relato exato nem tem pretensão de ser. A própria passagem de Jacó foi escrita séculos após os fatos relatados acontecerem. "Calcula-se que esse período de Jacó ocorreu por volta dos anos 1500, 1600 antes de Cristo. O texto só vai ser escrito em 700 antes de Cristo e, por isso, retrata aspectos dos anos 700", esclarece.
O ponto central da Bíblia, segundo ele, é passar uma mensagem: "O objetivo da Bíblia é mostrar a vontade de Deus para seu povo. A vontade de Deus é que as pessoas sejam sempre prósperas e felizes. Deus criou a humanidade para ser feliz. Alguns se acham no direito de ser mais felizes do que o outro e atribuem isso a uma bênção especial vinda de Deus".
Por isso mesmo, a Bíblia abre margem para a interpretação de alguns fatos e personagens, uma oportunidade que é aproveitada por autores de ficção.
"Não acredito também nos personagens e nas ideias que estão dentro do texto. Ele tem uma pretensão: relatar algumas ideias importantes e passar uma mensagem. Esses conflitos, brigas e intrigas são dos autores da novela", define o professor.
Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sexta --Jacó. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#71 - Dom Pedro usa artimanha sensual em Nos Tempos do Imperador" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro
Segunda, 22/11 (Capítulo 220)
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.