ANTÔNIO PETRIN
REPRODUÇÃO/SBT
Antônio Petrin como Tenório na 1ª versão de Pantanal (1990); ator apanhou após cena de castração
Antônio Petrin, intérprete do abusivo Tenório na primeira versão de Pantanal, contou que as maldades do vilão despertaram o ódio do público em 1990. Nada foi tão perturbador quanto a cena da castração de Alcides (Ângelo Antônio). Aos 83 anos, o veterano recorda que os telespectadores o atacaram após a exibição da sequência. "Foi tapa em cima de mim", disse.
A cena em questão é, de fato, assustadora. O próprio Ângelo Antônio confessou ter ficado atormentado quando soube que teria de gravar a sequência. Ainda assim, Petrin se surpreendeu com a ira dos fãs. "Nunca pensei que as pessoas pudessem vir me agredir", destacou o ator em uma entrevista ao jornal O Globo.
Ele estava no aeroporto de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, voltando das gravações no Pantanal, quando foi atacado por duas senhoras. As consequências só não foram drásticas porque Angela Leal, intérprete de Maria Bruaca naquela época, conseguiu acalmar as mulheres.
O episódio não foi um caso isolado. A casa do ator em Santo André, na Grande São Paulo, foi apedrejada após a cena. A sequência começava com o grileiro pendurando o peão pelos braços. Suspenso e de mãos atadas, Alcides não pôde fazer nada enquanto o vilão esquentava uma faca. Maria Bruaca, com as mãos amarradas por uma corda, também não podia ajudar o amante.
Atônita, ela observou o marido ir com a ar direto para o pênis do boiadeiro. A câmera mostrou o rosto do intérprete do capataz, que gritava de dor. A atriz só transmitiu desespero. Petrin, porém, exibiu um semblante triunfante diante de tanto horror.
Olhei para a cara do diretor, o [Carlos] Magalhães, e vi lágrimas saindo pelos seus olhos. Aquilo me provocou muito, redobrou a minha emoção, eu tremia. Falando disso, agora, parece que estou sentindo a mesma coisa. A Angela Leal ali ao lado, sofrendo com a cena... [Pantanal] Foi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória como ator em termos de emoção e de dificuldade de gravar em um lugar tão inóspito.
Antes mesmo de rodar a sequência, o clima era tenso. "Saímos muito cedo da fazenda, onde estávamos, para andar um espaço grande até o local em que a cena seria gravada. Lembro que eu e Ângelo Antônio caminhávamos lado a lado, mas nem nos olhávamos, era um silêncio aterrador", relembrou o artista, em entrevista ao Jornal Extra.
Mas a paz reinou assim que o diretor proferiu seu "corta". Após tanta tensão, a reação dos atores foi no mínimo inusitada. "Caímos na risada, como sempre acontecia. Fazer papel do vilão é se divertir muito. Sempre penso: 'que maldade vou fazer hoje?'. E o público morre de raiva da gente", brincou.
O ator confessou não assistir a atual novela das nove da Globo. A correria impede que ele tenha tempo para sentar em frente à TV. No entanto, ele elogia o trabalho de Murilo Benício, que assumiu o papel do grileiro no remake.
"Murilo é excelente ator e um colega maravilhoso, deve estar fazendo bem o personagem, que é muito bem trabalhado por essa maldade que conduz a maneira com que ele se relaciona com a família. É um papel interessante", declarou Petrin.
Murilo Benício como Tenório no remake de Pantanal
Na adaptação de Bruno Luperi, Isabel Teixeira vive Maria Bruaca. Alcides, por sua vez, é o papel de Juliano Cazarré. Quanto à castração, ainda é um mistério. O intérprete do peão que teria o pênis decepado não encontrou a cena em nenhum dos roteiros que recebeu.
O autor, no entanto, pode ter deixado para enviar a cena em cima da hora justamente para evitar vazamentos. Em uma entrevista recente, Luperi disse que todos perguntam, mas, se ele responder, ninguém vai ver a novela.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:
Ouça "#103 - Vale a pena assistir Cara e Coragem? Saiba o que esperar da novela" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.