Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA

'Eu te repudio' de O Clone: Divórcio de Jade é prática ultrapassada em Marrocos

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Giovanna Antonelli em cena de O Clone: caracterizada como Jade, atriz olha aflita para alguém fora do quadro

Jade (Giovanna Antonelli) se divorciou do marido após ser repudiada três vezes em O Clone

Jade (Giovanna Antonelli) foi humilhada por Said (Dalton Vigh) ao ouvir a frase "Eu te repudio" três vezes em O Clone. O ato, conhecido como triplo talaq na religião islâmica, é uma forma de confirmar o divórcio. O gesto verbal, no entanto, tornou-se ultrapassado em Marrocos após um novo código de família ter sido aprovado no país em 2004. Parte da novela é ambientada lá.

Professora de antropologia no Departamento de Psicologia Social da USP (Universidade de São Paulo) e especialista em teologia islâmica, Francirosy Campos Barbosa explica ao Notícias da TV como acontece a separação nos países islâmicos que não aboliram o triplo talaq.

"Quando o homem diz talaq uma vez, que significa 'Eu me divorcio', a mulher [espera um período] de três meses para saber se está grávida. Se o casal mantiver relações sexuais neste período, eles não precisam realizar novo casamento, mas se não houver contato físico, o divórcio está confirmado. No segundo talaq, a regra é a mesma do primeiro. Mas, quando ele repudia três vezes, não tem retorno", diz a especialista.

Essa situação também foi vista na trama de Gloria Perez. Jade nunca concordou em se casar com Said e decidiu atiçar o ódio do marido para se separar. Ela, então, arrumou formas diferentes para dar motivos de ser rejeitada e ter o caminho livre para ficar com Lucas (Murilo Benício). 

Na primeira vez, a protagonista salgou o chá do companheiro no meio de uma reunião de negócios. A mocinha também jogou as mercadorias do marido pela janela na segunda tentativa e, por fim, foi acometida pela ira de Said quando tentou fugir com Khadija (Carla Diaz).

Após o primeiro repúdio de Said, os dois se acertaram. Já na segunda vez, a protagonista descobriu estar grávida, e o processo foi paralisado até o nascimento da menina. Jade, no entanto, retrocedeu por temer que não veria a filha com o fim do casamento.

A separação só se tornou definitiva com o terceiro talaq. Cansada das grosseiras do marido, Jade fugiu com a primogênita nos braços, e a situação foi a gota d’água para Said. Ele a repudiou durante um conselho de família. 

Em benefício da mulher

Embora o triplo talaq pareça estranho aos ocidentais, a dissolução do casamento na religião islâmica não é tão simples assim e precisa passar por algumas etapas para assegurar que a mulher não seja abandonada. 

A especialista acrescenta que a espera dos três meses é uma regra a ser cumprida para assegurar que a divorciada não saia da união com a possibilidade de estar grávida: "Caso ela esteja, o casamento só pode ser desfeito após o nascimento da criança. Após a separação, a companheira deve receber todos os direitos e deve ser assistida".

Apesar da lei do talaq assegurar que a mulher não seja abandonada "ao vento" pelo cônjuge, casos do tipo podem acontecer durante dissoluções matrimoniais. Francirosy Barbosa, no entanto, ressalta:

Abandonar a mulher [desamparada] não é islâmico. Isso são traços culturais e não da religião. De fato, pela lei islâmica, você não pode abandonar uma mulher à sua própria sorte. Isso tem muito mais a ver com a cultura misógina, machista e não islâmica.

Só homem pode pedir divórcio?

Diferentemente do que O Clone mostra, Jade poderia manifestar o desejo de se separar de Said conforme a jurisprudência islâmica, mas isso tem que acontecer de um juiz ou líder religioso. Francirosy acrescenta:

Como ela não é a provedora da casa, o islã entende que ela não pode ser 'jogada ao vento' sem proteção, nem casa. Por isso, a separação é mais demorada e tem uma série de questões. Isso varia conforme o entendimento. O mais importante é que, no caso da novela, esse código mudou e tanto homens como mulheres podem pedir, porque os dois são considerados responsáveis pela família.

Na vida real, Said não conseguiria voltar com Jade

Na vida real, Said não conseguiria voltar com Jade

E como funciona agora?

Francirosy Barbosa afirma que Marrocos tem umas das legislações mais modernas sobre separação na comunidade islâmica. Por causa do novo código de família do país, o divórcio é feito com uma negociação familiar e deve ser concluído apenas com autorização prévia de um tribunal.

A professora também desmente a manobra feita por Said para voltar com Jade. Após ter se arrependido do terceiro talaq, o empresário pediu que Zein (Luciano Szafiar) se casasse com a protagonista para que ela pudesse ser devolvida para ele. 

De acordo com o Alcorão, livro sagrado da religião islâmica, a mocinha só poderia ser devolvida para o primeiro marido após fazer todo esse trâmite e manifestar o desejo de retomar o antigo relacionamento. No caso de Jade, ela quer ficar bem longe do personagem interpretado por Dalton Vigh. 

"O que acontece [em O Clone] é uma ilustração. É uma história de romance de Jade e, para ter efeito, deverá ter o maior grau de dificuldade. Está sendo aplicada a lei ao extremo, não o que de fato acontece", disse a professora. 

O Clone (2001) substituiu Ti Ti Ti no Vale a Pena Ver de Novo. A novela de Gloria Perez foi originalmente exibida na faixa nobre da Globo e reprisada em 2011 na sessão vespertina da emissora.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Clone e outras novelas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.