Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

'COMPLICADO'

Emilio Orciollo Netto admite dificuldade ao retratar incesto com as filhas em Gênesis

REPRODUÇÃO/RECORD

Emilio Orciollo Netto em cena como Ló em Gênesis, na Record

Emilio Orciollo Netto em cena como Ló em Gênesis, na Record; ator encarou incesto na trama bíblica

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 11/6/2021 - 7h10

Intérprete de Ló em Gênesis, Emilio Orciollo Netto admite que retratar um incesto na trama bíblica foi um desafio em sua carreira. Na novela da Record, o personagem do ator engravidou as próprias filhas, Paltith (Polliana Aleixo) e Tamires (Debora Ozório), após ser embriagado por elas. Na história, o pecado dos três resultou em uma nação inimiga à dos descendentes de Abraão (Zécarlos Machado).

"Eu não conhecia essa passagem bíblica. Acabei me aprofundando e conhecendo mais. É um personagem difícil e muito complicado por essa questão toda com as filhas e com a mulher. Volto a dizer, foi um grande desafio. Minha participação já acabou, mas foi um prazer poder contar essa história", declara para o Notícias da TV.

Em Gênesis, Ló iniciou sua trajetória muito apegado ao tio Abraão. Logo vieram o casamento com Ayla (Elisa Pinheiro) e o nascimento das herdeiras. Por pressão da mulher, ele se afastou da família em busca de uma vida próspera. Aos poucos, ficou cada vez mais longe de Deus (Flavio Galvão).

Sua desgraça se iniciou com a mudança para Sodoma. Na nova terra, ele prosperou, mas viu sua prole se render à luxúria e se desprender da moral. Quando Deus decidiu acabar com a cidade do pecado, ele foi salvo pelos anjos do todo-poderoso.

O sobrinho de Abraão conseguiu sair da cidade antes de ela ser aniquilada pelas bolas de fogo. No entanto, a condição era que ele e a família fossem embora sem olhar para trás. Na fuga, Ayla descumpriu essa ordem divina e virou uma estátua de sal como castigo.

Ló entrou em parafuso com a morte da mulher. Ele e as filhas pensaram que o mundo tinha sido completamente destruído e se isolaram em uma caverna. Assim começou o declínio do mercador. Inconsolável, ele não conseguiu se reerguer psicologicamente.

Pensando que não teriam herdeiros, as jovens enganaram o próprio pai para engravidarem e, assim, gerarem descendentes. Ló foi embriagado por elas e o ato foi consumado com ele praticamente inconsciente. O comerciante tomou conhecimento do delito apenas quando constatou que as filhas estavam grávidas e passou a se autoflagelar.

Toda essa sequência exigiu de Orciollo Netto uma dedicação extrema. O drama da ficção foi compartilhado com toda a produção responsável. "É uma equipe muito profissional e bem capacitada. Então, todos nós --entre autores, equipe técnica, atores e direção-- tivemos um cuidado intenso. [Tivemos] Cuidado, disponibilidade, disciplina e parceria para poder contar uma história tão difícil e delicada. Também havia muito respeito entre os atores e os profissionais envolvidos", relembra.

"Foi tudo intenso, delicado e difícil de fazer [essa narrativa]. Mas o mais importante é a disponibilidade no trabalho do ator. Tanto a Polliana quanto a Debora, duas atrizes que fizeram muito bem essas personagens, me ajudaram bastante. Foi um desafio com sensação de missão cumprida", completa.

reprodução/record

Polliana Aleixo e Debora Ozório em Gênesis

Incesto velado em Gênesis

O trabalho delicado citado por Netto diz respeito a maneira como o incesto foi retratado no folhetim. Não houve a gravação da cena em si, mas tudo o que precedeu o sexo --a confusão psicológica de Ló, a decisão macabra das herdeiras e a bebedeira que culminou na transgressão-- foi registrado em trabalhos que consumiram os intérpretes. Foi preciso que o trio criasse uma linguagem de agonia, desespero e confusão pelo olhar.

"A Polliana e a Debora são atrizes iniciantes, mas são disciplinadas e disponíveis para o trabalho. Chegaram para fazer tudo com a maior entrega, texto decorado, disponibilidade e parceria. Acredito que são duas atrizes que têm um futuro enorme pela frente", elogia ele.

A narrativa impactante de marcou o intérprete. Como ator, ele não julga seus personagens. Deixa o público opinar sobre eles. No entanto, o destino cruel de um pai que cai em desgraça pelas mãos das próprias herdeiras deixou uma lição.

"Para mim, Ló é um cara que acabou fazendo escolhas erradas em um determinado momento da vida dele. A separação do tio foi, talvez, o grande erro dele. Ele acabou sendo persuadido, manipulado e seguiu caminhos errados, sofrendo as consequências", analisa.

"A lição é você estar atento aos sinais que a vida te mostra. Para você ter atenção e não pegar um caminho que pode te levar a um lugar que não é tão agradável assim. Esteja sempre atento aos sinais da vida", alerta.

se despediu de Gênesis há uma semana. Na trama, Deus narrou que o sobrinho de Abraão mudou o rumo de sua existência por ter se afastado dele. Com as gravações finalizadas, Netto tratou de mudar o visual bíblico, cortou o cabelo e, finalmente, fez a barba.

"Foram quase dois anos de barba. Então, foi muito tempo. Meu filho [Lorenzo] vai fazer quatro anos e ele só se lembra de mim de barba. Agora que me viu sem, foi uma surpresa boa. Ele falou: 'Papai está novinho, está mocinho (risos)'. Estou me sentindo bem e feliz de estar assim, dando novos ares e me abrindo para novos personagens", conta.

O ator curte férias merecidas até colocar em prática dois novos projetos, um filme e uma peça de teatro. Se a pandemia permitir, em 2022, ele entra em cartaz com o monólogo Muito Pelo Contrário, com relatos sobre paternidade e casamento.

Veja vídeos de Emilio Orciollo Netto em Gênesis:


Últimas de Gênesis


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulos de 21 a 24 de setembro

Terça, 21/9 (Capítulo 177)
Kamesha tenta se explicar para o faraó. Uma festa agita o palácio. José é surpreendido por Asenate. Sheshi sofre com a atitude de Kamesha.   Quarta, 22/9 (Capítulo 178)
Muriel e Judá se aproximam ainda mais. ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Web Stories

+
A Fazenda 13: Surto na baia e barraco com ofensas marcam primeira semana do realityQuem é Alanis Guillen? Conheça a Juma Marruá do remake de PantanalHarmonização facial e lente nos dentes: Veja antes e depois dos peões de A Fazenda 13Ex de Anitta e rei da pegação: Gui Araujo é o primeiro fazendeiro de A Fazenda 13Elenco, estreia e bastidores: Saiba tudo sobre o reboot de Um Maluco no Pedaço

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Além de Pantanal, qual novela antiga merecia um remake?