Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Em Velho Chico, procissão tem duelo de Afrânio e Miro: 'Puxa essa arma'

Reprodução/TV Globo

Chico Diaz (Belmiro) enfrentará rival sem se intimidar em Velho Chico, da Globo - Reprodução/TV Globo

Chico Diaz (Belmiro) enfrentará rival sem se intimidar em Velho Chico, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 28/3/2016 - 5h21

Em Velho Chico, o primeiro encontro dos filhos de Afrânio (Rodrigo Santoro) e Belmiro (Chico Diaz) vai terminar em confusão. As duas crianças vão representar Nossa Senhora e São José em uma procissão. A menina será levada pela avó, Encarnação (Selma Egrei), sem a permissão do pai. O coronel ficará uma fera ao ver Tereza (Isabella Aguiar) e Santo (Rogerinho Costa) juntos e chegará atirando para o alto. O retirante não se intimidará e enfrentará o rival, mostrando que também está armado.

"Filha minha não anda no meio dessa canalha. Padre sabe muito bem de quem tô falando", vai disparar o coronel. Miro se colocará na frente dele. "Se o caso é comigo, coroné, a gente se acerta", responderá o sertanejo, colocando a mão na arma como o inimigo. "Puxa essa arma, Belmiro! É só o que eu tô esperando", gritará o advogado, assustando o povo.

Apavorado, o padre Romão (Umberto Magnani) pulará e se colará entre os dois. "Onde é que os senhores pensam que estão? Isso aqui é uma procissão, não um campo de batalha", reclamará o religioso. 

Prevista para ir ao ar entre hoje (28) e amanhã (29), a sequência começará mostrando que as duas crianças não querem representar os santos. Tereza vai fugir da avó, enquanto Santo se esconderá da mãe com vergonha de usar a batina de São José porque não é mulher para usar saia. 

Santo, de São José, e Tereza, de Nossa Senhora, de mãos dadas com o padre (Caiuá Franco/TV Globo)

É dessa forma que o público perceberá que ambos têm muita personalidade. "A menina está linda no manto de Nossa Senhora, a coroa de pedras reluzindo ao sol. Os olhos de Santo brilham ao ver Tereza. Ou melhor, Nossa Senhora. Tereza, que tinha os olhos pousados no chão, levanta os olhos como se sentisse os olhos de Santo, ou melhor, São José, pousados sobre ela", indica o roteiro, descrevendo o início daquela que será a grande história de amor da novela das nove.

Correndo entre os fiéis, surgirá o coronel gritando: "Desce desse barco, Terê! Anda! Desce já desse barco". Ele dará um tiro para o alto para fazer o povo se calar e ser ouvido. Enquanto Afrânio e Miro trocam farpas, Tereza e Santo ficarão sozinhos na embarcação, entediados.

"Nossa Senhora sabe nadá?", perguntará Santo. Ele balançará a cabeça dizendo que sim. "Então pula no rio", dirá o menino, e os dois vão pular nas águas de mãos dadas. Uma fusão de imagens será feita para uma passagem de tempo de oito anos, e os dois vão emergir jovens na interpretação de Julia Dalavia e Renato Góes. "Meu pai me mata se souber que eu vim aqui", dirá Tereza. "Ele não precisa saber, precisa?", indagará Santo, fazendo a morena sorrir, acanhada. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.