Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXPLORADA

Em Pantanal, Zefa choca com trabalho escravo para Tenório: 'Em troca de guarida'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Paula Barbosa como Zefa em Pantanal; ela está em pé, olhando para o lado com os braços encolhidos e cara de apreensiva

Zefa (Paula Barbosa) em Pantanal; empregada trocará de emprego após ser expulsa na novela

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 29/7/2022 - 5h00
Atualizado em 29/7/2022 - 8h13

Em Pantanal, Zefa (Paula Barbosa) vai chocar ao contar para José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes) que fazia uma espécie de trabalho escravo na fazenda de Tenório (Murilo Benício). Expulsa da fazenda do vilão, ela vai ganhar novo teto na casa dos sogros e desabafará com os novos patrões. "[Trabalhava] em troca de guarida", vai revelar a empregada na novela das nove da Globo.

Zefa será demitida do trabalho por Maria Bruaca (Isabel Teixeira). A mãe de Guta (Julia Dalavia) descobrirá que foi por meio da língua afiada da moça que o marido descobriu seu caso com Alcides (Juliano Cazarré) e colocará a funcionária no olho da rua. Sem ter para onde ir, a empregada, então, pedirá abrigo ao seu amado, que vai levá-la para a fazenda do pai.

Por lá, ela será recebida por Filó (Dira Paes), que vai encaminhá-la para o dono dos bois. Entretido nos negócios, José Leôncio receberá a desabrigada em seu escritório e, de cara, vai observar que a jovem estará carregando uma trouxa. "O que é que ocêfazêno c’o essa trôxa debaxo do braço?", perguntará o rei do gado.

Filó vai responder ao marido que Zefa foi mandada embora e não tem onde dormir. A pantaneira vai se oferecer para trabalhar na fazenda do boiadeiro. Democrático, ele perguntará à mulher se ela está precisando de alguém, e Filó será generosa: "Acho que num se trata d’eu tá ou num precisâno de ajuda, né Zé?. 

Sem lenço e sem documento

Desesperada por uma vaga, Zefa revelará as condições que sempre teve que enfrentar na fazenda do ex-patrão. "Trabaio em troca de comida e d’um canto pra eu dormí.", vai propor a empregada. José Leôncio, imediatamente, vai se opor. "Mais de jeito manêra... Se ocê fô ficá, pra trabalhá nessa casa, vai como todo mundo: de cartêra assinada e c’osseus direito e os seus imposto tudo em dia", combinará o fazendeiro, deixando a nova funcionária surpresa.

"Ara... Eu nunca tive cartêra assinada. Na verdade, eu nem tenho cartêra", confessará Zefa, que vai contar aos patrões que no lar de Tenório, trabalhava em troca de guarida e do que sobrasse no final do mês. Em seguida, José Leôncio dirá que vai tratar de providenciar a carteira e os documentos necessários.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#111 - Juma vira onça, foge e vai morar com José Lucas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.