Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

PRECONCEITO

Em Pantanal, Tenório tem vergonha da segunda família: 'A preta é a outra'

JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

Aline Borges e Murilo Benício posam em cenário de Pantanal, caracterizados como Zuleica e Tenório

Zuleica (Aline Borges) e Tenório (Murilo Benício): filhos deles falarão sobre preconceito do pai

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 14/6/2022 - 21h00

Nos próximos capítulos de Pantanal, Marcelo (Lucas Leto) vai externar os motivos pelos quais Tenório (Murilo Benício) nunca assumiu a paternidade dele e de seus irmãos, Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Cauê Campos): preconceito. "Vai ver seja hora de aceitarmos o fato que o nosso pai tenha vergonha de nos assumir perante a sociedade", vai disparar o amado de Guta (Julia Dalavia) na novela das nove da Globo.

O trio estará conversando sobre a situação de Zuleica (Aline Borges), que continua sendo a amante mesmo com Maria Bruaca (Isabel Teixeira) já ciente da existência dela e dos outros três filhos do fazendeiro. "Ele já tem a família branca dele, a preta é a outra", soltará Renato.

"Ele deve ter os motivos dele", dirá Roberto. "Que motivos? Medo de apanhar da Bruaca? Não era essa a desculpa dele a vida inteira? Que a esposa dele não poderia saber de nós...", debochará Renato. Marcelo e Roberto continuarão sem entender, e o filho do meio jogará a real na cara dos irmãos. "E por que ele teria vergonha disso?", perguntará o caçula. "Porque... Somos pretos. Que tal?", responderá Renato.

Roberto não concordará, e o irmão explicará: "Acorda, você! Acordem os dois!  Ele nunca nos assumiu de fato. Nunca participou de nada que era nosso... Aniversários, reuniões de professores, apresentações... Nada. Ele nunca foi o nosso pai da porta [de casa] para fora!".

"Porque ele tem outra família, Renato!", apontará Marcelo. "É exatamente o que eu tô falando, mano", vai disparar Renato. "Não viaja, Renato...", pedirá Marcelo, mas Renato retrucará:

Não viaja, Renato?! Você sabia que a filha se formou em faculdade e escola particular? Sim... Bancada por ele! Você nunca se perguntou por que ela, que se formou em engenheira civil, mora lá na fazenda e você, que se formou em zootecnia, não pode? Será que vocês nunca se perguntaram isso? Quando é que nós vamos ter os mesmos direitos que eles?

Esta é uma dúvida que assola os três há muito tempo e que Renato,
só agora, trará à tona na conversa com os irmãos.

A Globo mudou o enfoque e reformulou o núcleo da segunda família do grileiro para acrescentar atores negros e discutir racismo no remake de Pantanal. Com isso, a versão atual do folhetim vai acrescentar à trama original elementos que escancaram o preconceito.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#105 - Maria Bruaca coloca mais um chifre em Tenório!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 11 a 20/8

Quinta, 11/8 (Capítulo 118)
Guta pede desculpas a Tenório. Trindade diz a Irma que Mariana quer vê-los separados. Guta conta a Marcelo que eles não são irmãos. Irma avisa a Mariana que não deixará ninguém mexer no seu filho. José ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.