Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'ENTERRO' DA ONÇA

Em Pantanal, José Leôncio decide cumprir promessa contra Juma: 'Maldita'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal; ele está de chapéu, em meio à natureza, olhando levemente para o lado

José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal; fazendeiro fará de tudo para ajudar o filho

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 23/7/2022 - 14h45

José Leôncio (Marcos Palmeira) será capaz de tudo para ver Jove (Jesuíta Barbosa) feliz em Pantanal. A fim de ajudar o filho, que novamente será deixado por Juma (Alanis Guilen), o fazendeiro cogitará cumprir a promessa que fez de derrubar a tapera da moça. "Aquela maldita tapera!", vai exclamar o personagem nos próximos capítulos da novela das nove da Globo.

A decisão será tomada quando Juma partir mais uma vez da fazenda, dessa vez transformada em onça. Abandonado pela mulher, Jove ficará para baix,o e José Leôncio, então, vai tentar aconselhar o filho. "Só o que te resta a fazer é esquecer ela. Enterra ela no teu peito! Que nem eu fiz com a sua mãe", dirá o boiadeiro.

O rapaz não vai gostar muito do conselho do pai e responderá com uma invertida. "E eu faço o que com o meu filho? O mesmo que o senhor fez comigo?", vai questionar o fotógrafo, referindo-se ao fato de Juma estar grávida.

Revoltado com a situação, o dono dos bois mostrará que está disposto a fazer de tudo pelo herdeiro. "Eu não vou assistir filho meu se perder, assim, passando pelo que eu passei", vai dizer José Leôncio, que encontrará uma solução.

"Eu vou dar um jeito dessa menina ir embora daqui, pra nunca mais. Nem que eu tenha que cumprir a promessa que eu tinha feito e derrubar aquela maldita tapera!", ameaçará o rei do gado.

Fuga selvagem

José Leôncio terá de deixar seu ceticismo de lado para acreditar num fato bizarro em Pantanal: Juma realmente vira onça. Ele até duvidou da lenda, mas presenciará a transformação da moça em bicho ao prendê-la em um quarto. O fazendeiro sairá por um momento, e, quando voltar, encontrará suas paredes cheias de arranhões animalescos.

Antes de apelar para sua versão com "réiva", porém, a mocinha terá tentado ter uma conversa --mesmo que não civilizada. Ela simplesmente berrará aos quatro ventos que deixará aquela fazenda. O único que não conseguirá ouvir seus gritos será Jove. O rapaz estará em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para revelar suas fotografias.

Dentre as imagens, estará a foto que o rapaz tirou do Velho do Rio (Osmar Prado). A essa altura, ele já terá contado ao pai o plano vil que criou para enganar a entidade. Ele não só fotografou o ancião escondido como entregou um filme qualquer nas mãos dele. Tudo isso, dirá o jovem, apenas para convencer o ricaço de que o avô está vivo.

A questão é que Juma ouvirá esse papo e ficará furiosa. Enquanto Jove pega o avião rumo a cidade, a menina-onça criará o verdadeiro caos na fazenda. Indignada, ela jogará suas roupas em uma trouxa e se preparará para deixar aquela família de vez.

Só que José Leôncio não deixará a nora ir embora com um bebê na barriga. A mocinha até fará seu alerta habitual, mas não causará o efeito esperado no sogro. "O sinhor que num se atreva! Aí eu viro onça!", bradará. Ele não dará ouvidos ao aviso. O pecuarista empurrará as atônitas Mariana (Selma Egrei) e Irma (Camila Morgado) para fora do quarto e passará a chave do lado de fora.

Juma vai surtar. Ela andará de um lado para o outro, gritará, esmurrará a porta e até entrará em uma espécie de transe. O fazendeiro e as mulheres cariocas, que estarão tentando controlar os próprios ânimos na sala, ficarão assustados com a barulheira. Principalmente o ricaço, que identificará um esturro de onça entre os sons que emanam do quarto.

Ele subirá correndo, com uma lança em mãos, para "salvar" a nora do bicho. Mas não verá sinal da jovem em canto nenhum. Quando se aproximar da janela, porém, o pai de Tadeu (José Loreto) verá as marcas cravadas na madeira pelas garras de uma onça. "Eu num tô acreditâno nisso...", dirá ele, pasmo.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Juma (Alanis Guillen) amarrada em Pantanal

Juma (Alanis Guillen) amarrada em Pantanal

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.