Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MOMENTOS DE TERROR

Pantanal: José Leôncio enjaula Juma e se apavora com transformação de onça

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Alanis Guillen tem a expressão ferina em cena de Pantanal

Juma (Alanis Guillen) virará onça ao ser trancada em quarto por José Leôncio (Marcos Palmeira)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2022 - 11h39

José Leôncio (Marcos Palmeira) terá de deixar seu ceticismo de lado para acreditar num fato bizarro em Pantanal: a nora, Juma (Alanis Guillen), realmente vira onça. Ele até duvidou da lenda, mas presenciará a transformação da moça em bicho ao prendê-la em um quarto. O fazendeiro sairá por um momento, e, quando voltar, encontrará suas paredes cheias de arranhões animalescos na novela das nove da Globo.

Antes de apelar para sua versão com "réiva", porém, a mocinha terá tentado ter uma conversa --mesmo que não civilizada. Ela simplesmente berrará aos quatro ventos que deixará aquela fazenda. O único que não conseguirá ouvir seus gritos será Jove (Jesuita Barbosa) --o rapaz estará em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para revelar os negativos de suas fotografias.

Dentre as imagens, estará a foto que o rapaz tirou do Velho do Rio (Osmar Prado). A essa altura, ele já terá contado ao pai o plano vil que criou para enganar a entidade. Ele não só fotografou o ancião escondido, como entregou um filme qualquer nas mãos dele. Tudo isso, dirá o jovem, apenas para convencer o ricaço de que o avô está vivo.

A questão é que Juma ouvirá esse papo e ficará furiosa. Enquanto Jove pega o avião rumo a cidade, a menina-onça criará o verdadeiro caos na fazenda. "Num tenho mais marido! Num vô ficá mais aqui! Ele traiu eu! Traiu o Veio do Rio!", vai vociferar ela. Indignada, ela jogará suas roupas em uma trouxa e se preparará para deixar aquela família de vez.

Só que José Leôncio não deixará a nora ir embora com um bebê na barriga. "Ocê tá no seu direito de achá o que quisé... Mais eu num posso dexá ocêsaí dessa casa nessas circunstância...Nem que eu tenha que te trancá neste quarto, mas dessa casa ocê num sai enquanto o meu filho num tivé de vorta!", exclamará o todo-poderoso do bioma.

A mocinha até fará seu alerta habitual, mas não causará o efeito esperado no sogro. "O sinhor que num se atreva! Aí eu viro onça!", bradará. Ele não dará ouvidos ao aviso. O pecuarista empurrará as atônitas Mariana (Selma Egrei) e Irma (Camila Morgado) para fora do quarto e passará a chave do lado de fora.

Juma vai surtar. Ela andará de um lado para o outro, gritará, esmurrará a porta e até entrará em uma espécie de transe. O fazendeiro e as mulheres cariocas, que estarão tentando controlar os próprios ânimos na sala, ficarão assustados com a barulheira. Principalmente o ricaço, que identificará um esturro de onça entre os sons que emanam do quarto.

Ele subirá correndo, com uma lança em mãos, para "salvar" a nora do bicho. Mas não terá sinal da jovem em canto nenhum. Quando se aproximar da janela, porém, o pai de Tadeu (José Loreto) verá as marcas cravadas na madeira pelas garras de uma onça. "Eu num tô acreditâno nisso...", dirá ele, pasmo com o que acabou de presencial, para si mesmo.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.