MOMENTOS DE TERROR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Juma (Alanis Guillen) virará onça ao ser trancada em quarto por José Leôncio (Marcos Palmeira)
José Leôncio (Marcos Palmeira) terá de deixar seu ceticismo de lado para acreditar num fato bizarro em Pantanal: a nora, Juma (Alanis Guillen), realmente vira onça. Ele até duvidou da lenda, mas presenciará a transformação da moça em bicho ao prendê-la em um quarto. O fazendeiro sairá por um momento, e, quando voltar, encontrará suas paredes cheias de arranhões animalescos na novela das nove da Globo.
Antes de apelar para sua versão com "réiva", porém, a mocinha terá tentado ter uma conversa --mesmo que não civilizada. Ela simplesmente berrará aos quatro ventos que deixará aquela fazenda. O único que não conseguirá ouvir seus gritos será Jove (Jesuita Barbosa) --o rapaz estará em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, para revelar os negativos de suas fotografias.
Dentre as imagens, estará a foto que o rapaz tirou do Velho do Rio (Osmar Prado). A essa altura, ele já terá contado ao pai o plano vil que criou para enganar a entidade. Ele não só fotografou o ancião escondido, como entregou um filme qualquer nas mãos dele. Tudo isso, dirá o jovem, apenas para convencer o ricaço de que o avô está vivo.
A questão é que Juma ouvirá esse papo e ficará furiosa. Enquanto Jove pega o avião rumo a cidade, a menina-onça criará o verdadeiro caos na fazenda. "Num tenho mais marido! Num vô ficá mais aqui! Ele traiu eu! Traiu o Veio do Rio!", vai vociferar ela. Indignada, ela jogará suas roupas em uma trouxa e se preparará para deixar aquela família de vez.
Só que José Leôncio não deixará a nora ir embora com um bebê na barriga. "Ocê tá no seu direito de achá o que quisé... Mais eu num posso dexá ocêsaí dessa casa nessas circunstância...Nem que eu tenha que te trancá neste quarto, mas dessa casa ocê num sai enquanto o meu filho num tivé de vorta!", exclamará o todo-poderoso do bioma.
A mocinha até fará seu alerta habitual, mas não causará o efeito esperado no sogro. "O sinhor que num se atreva! Aí eu viro onça!", bradará. Ele não dará ouvidos ao aviso. O pecuarista empurrará as atônitas Mariana (Selma Egrei) e Irma (Camila Morgado) para fora do quarto e passará a chave do lado de fora.
Juma vai surtar. Ela andará de um lado para o outro, gritará, esmurrará a porta e até entrará em uma espécie de transe. O fazendeiro e as mulheres cariocas, que estarão tentando controlar os próprios ânimos na sala, ficarão assustados com a barulheira. Principalmente o ricaço, que identificará um esturro de onça entre os sons que emanam do quarto.
Ele subirá correndo, com uma lança em mãos, para "salvar" a nora do bicho. Mas não terá sinal da jovem em canto nenhum. Quando se aproximar da janela, porém, o pai de Tadeu (José Loreto) verá as marcas cravadas na madeira pelas garras de uma onça. "Eu num tô acreditâno nisso...", dirá ele, pasmo com o que acabou de presencial, para si mesmo.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.