Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TERROR

Enjaulada, Juma vira onça e aterroriza família de Jove em Pantanal: 'Pesadelo'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Pantanal, Alanis Guillen está com a expressão de raiva

Em Pantanal, Juma (Alanis Guillen) vai virar onça na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira)

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 16/7/2022 - 21h00

Juma (Alanis Guillen) vai virar onça na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) e aterrorizará a família de Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal. A jovem escutará o sogro contando que o marido foi revelar a foto do Velho do Rio (Osmar Prado). Sentindo-se traída, ela decidirá voltar à tapera. e o fazendeiro a trancará no quarto. A mulher-onça vai se transformar em bicho na novela das nove da Globo e fugirá.

A cena promete ser aterrorizante. Assim que ela diz que vai embora da fazenda, o "rei do gado" tentará acalmar a nora. Só que ela, enfurecida, começará a arrumar suas trouxas: "E ocê vai fazê o quê? Me pegá no laço e me ferrá, que nem feiz c’os seus boi?". "Nem que eu tenha que te trancá neste quarto, mais dessa casa ocênum sai enquanto o meu filho numtivé de vorta!", ameaçará o pecuarista.

Ele sairá e fechará a porta. Juma voará até a porta, e eles disputarão, bravamente, até José Leôncio conseguir passar a chave do outro lado. "Abre aqui! Me sorta! Ou eu virô onça! Anda!", gritará a nativa, batendo à porta. "Ocê pode virá o bicho que ! Mais vai virá aí dentro do quarto!", José Leôncio responderá do lado de lá.

Eles se afastarão pelo corredor. Juma, lá dentro, remoerá toda sua raiva sentindo-se, de fato, uma fera enjaulada. E vai, nesse ritmo de onça, indo e vindo, medindo o terreno. Sentirá a besta que existe dentro de si querendo fugir dali. Vai para um lado, gira o corpo, volta para o outro. A raiva crescendo,  tomando conta. Ela descontará no que vem pela frente. Estará com "reiva" e à beira de um transe.

Filó (Dira Paes), Mariana (Selma Egrei) e José Leôncio descerão as escadas seguidos pelos ruídos do ataque de raiva de Juma que virá lá no quarto. De repente, eles ouvirão um esturro de onça por cima dos gritos e ruídos de quebradeira. Todos ficarão apavorados.

Sinais de onça

"Um bicho deve entrado dentro de casa!", dirá Filó. "Um bicho, não... É esturro... De onça", concluirá José Leôncio. Os três congelarão, perplexos. Muda (Bella Campos) chegará assustada da cozinha: "É a Juma!".

José Leôncio irá até o quarto com cuidado, varrendo-o de um lado para o outro
com a ponta da zagaia. A tensão no ar e sinais do acesso de fúria de Juma estarão a todo redor. "Alguns indícios de onça podem se fazer ver, ao sabor da direção. Tudo muito discreto, uma marca de garra que forçou a janela, ou cortou os lençóis, coisas que levantem mais perguntas do que respostas", escreveu o autor Bruno Luperi no capítulo entregue ao elenco.

"Ocê tá bem, Juma? Onde é que ocê tá?", perguntará, apreensivo. Nisso, ele ouvirá um novo esturro, imenso, vindo de fora. Então, correrá até a janela, que estará aberta e verá o trajeto que a onça fez para fugir dali.

"Eu numtô acreditâno nisso", falará o fazendeiro, estarrecido. O esturro já vai longe. Como se a onça estivesse fugindo. "Se era a Juma, eu num sei... Só sei que tranquei ela aqui no quarto... E ela fugiu", dirá o fazendeiro para a família toda, em choque. "Eu só posso estar sonhando", murumará Mariana. "Num é sonho, não, dona Maria... É pesadelo", finalizará Filó.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#109 - Velho do Rio leva mensagem bombástica a Juma em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.