Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ENCANTADOS DO RIO

Elenco de Pantanal pede passagem a entidades para gravar: 'Energia forte'

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

O ator Renato Góes como José Leôncio abraça Bruna Linzmeyer, a Madeleine, em um barco no meio do rio em cena de Pantanal

José Leônico (Renato Góes) e Madeleine (Bruna Linzmeyer) em Pantanal: tocados pelo bioma

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 15/3/2022 - 6h40

Os encontros com os jacarés não foram os únicos a fazer a equipe se arrepiar da cabeça aos pés durante as gravações de Pantanal. Os bastidores foram marcados por uma série de acasos do destino e também por uma força transcendental que vinha da própria natureza. "Uma energia muito forte", pontuou Rogério Gomes, o Papinha, que assina a direção geral da nova novela das nove.

Em conversa com os jornalistas nesta segunda (14), os atores explicaram que, cada um à sua maneira, demonstraram respeito e deferência pelo bioma. Bruna Linzmeyer conta que, por exemplo, pediu permissão às entidades do lugar para gravar as cenas como a Madeleine:

Todo mundo passou por essa experiência, porque é uma locação muito poderosa, que ajudou muito o trabalho a acontecer. Eu, que tenho uma crença espiritual muito grande, pedi permissão aos encantados que vivem naquelas terras para acessar essas energias.

A atriz se refere a entes que vivem em harmonia com o próprio pantanal e dão origens não só a lendas, mas também a devoções. O folhetim de Bruno Luperi, aliás, aborda essa relação a todo o momento --seja por meio do Velho do Rio (Osmar Prado) ou de Maria Marruá (Juliana Paes), que vira onça segundo a crendice popular.

Para Papinha, a própria região se impôs como grande protagonista à medida que a história avançava:

Eu cheguei ali com respeito, entendi o quanto o lugar é imbatível, gigante. Você se sente em outro planeta. A energia é muito forte. Se você está bem, vai ficar melhor. Se estiver mal, vai ficar pior. Ou até mesmo vai ser expulso dali. A gente sabia onde estava andando, porque o Pantanal nos deu bons frutos.

Intérprete de José Leôncio na segunda fase, Renato Góes igualmente foi pego de surpresa por uma coincidência que remetia às gravações da primeira versão, na extinta TV Manchete (1983-1999):

Thaya [Ayala, mulher do ator] foi me visitar, ficou hospedada na casa do Almir Sater, já com seis meses de gravidez. Aí eu descobri que o Paulo Gorgulho também levou a companheira, com o mesmo tempo de gestação, escondidinha para a fazenda [do músico]. Foi algo mágico.

O remake estreia no próximo dia 28 e é baseado na obra original de Benedito Ruy Barbosa, que foi preterida pela Globo na década de 1990. A primeira versão incomodou a emissora durante a exibição original e também em reprises --entre elas, uma em 2008 que levou o SBT à liderança.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 16 a 27/8

Terça, 16/8 (Capítulo 122)
Eugênio encontra Renato e Roberto à deriva e ajuda os filhos de Tenório a voltar para casa. Marcelo conta a Guta que Maria Bruaca está na fazenda de José Leôncio. José Leôncio aconselha Alcides a ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.