Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMÃO DA SEMANA

A Dona do Pedaço: Maria da Paz é traída e fica ensanguentada no altar

ISABELLA PINHEIRO/TV GLOBO

Maria da Paz (Juliana Paes) verá seu noivo, Amadeu (Marcos Palmeira), ser baleado no primeiro capítulo - ISABELLA PINHEIRO/TV GLOBO

Maria da Paz (Juliana Paes) verá seu noivo, Amadeu (Marcos Palmeira), ser baleado no primeiro capítulo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 19/5/2019 - 7h16

Maria da Paz (Juliana Paes) conhecerá Amadeu (Marcos Palmeira) durante um passeio a cavalo em A Dona do Pedaço. Sem saber que ele pertence à família de justiceiros rival à sua, ela se apaixonará pelo advogado e lutará para romper o ódio entre os parentes dos dois. Eles farão um pacto de paz, só que a mocinha será traída pela irmã, Zenaide (Maeve Jinkings), que dará um tiro certeiro no noivo na hora do casamento.

A história começará mostrando a protagonista aprendendo a fazer bolos com a avó, Dulce (Fernanda Montenegro), na infância. Já adulta, ela será cobrada por nunca ter se casado depois que o namorado que tinha foi morto pelos Matheus.

Maria da Paz, então, voltará a se apaixonar justamente pelo herdeiro que os Matheus mandaram estudar na capital, Vitória (ES), e ela não conhecia. A saga será ambientada na cidade fictícia de Rio Vermelho nos primeiros capítulos.

Disposta a viver esse amor, ela convencerá seus parentes, os Ramirez, a selar um pacto de paz com os Matheus. O casal de mocinhos terá uma noite de amor antes do grande dia. Só que no altar, um tiro acertará o noivo, que irá para o hospital em estado grave e perdendo muito sangue.

Após pressionar a família, a personagem de Juliana Paes descobrirá que Dulce mandou Zenaide matar seu noivo para que a neta não tivesse um destino de humilhações na família inimiga. O rompimento do pacto deixará os Matheus furiosos, e ela será jurada de morte. A vingança também atingirá sua família.

Família Matheus: Marcos Palmeira. Áurea Maranhão, Jussara Freire, Luiz Carlos Vasconcelos e Álamo Facó

Família dilacerada

Zenaide, a princípio, desaparecerá ao ser perseguida pelos Matheus, e as filhas dela serão separadas. Uma será abandonada em um convento porque o matador não terá coragem de atirar na criança. Já a outra se perderá da mãe e acabará adotada por uma família da capital paulista.

A protagonista sairá de sua cidade fugida e passará a se sustentar fazendo bolos e os vendendo pelas ruas São Paulo. Ela achará que Amadeu morreu, assim como ele também achará que ela foi morta. Grávida, Maria da Paz terá a filha antes da novela dar um salto de mais de 20 anos no sétimo capítulo.

"A Dona do Pedaço fala com todas as mulheres que são donas de si, que se fizeram pelo valor do esforço, que são a razão do próprio sucesso. Donas das próprias rédeas. Essa palavra empoderamento, que está na moda, tem tudo a ver", afirma Juliana Paes.

Maria da Paz se transformará na dona de um império da confeitaria. "É aí que começa a trama para valer", avisa Juliana.

Resumo dos capítulos

Segunda, 20/5 (Capítulo 1)
Maria da Paz ainda criança aprende a fazer bolos com a avó Dulce. Adão e Ademir recebem um pagamento por um serviço. Passagem de tempo. Maria faz um bolo de aniversário para as sobrinhas Virgínia e Fabiana. Dulce presenteia suas duas bisnetas com um amuleto. Maria conhece Amadeu. Maria e Amadeu descobrem que suas famílias são rivais.

Maria conta sobre Amadeu para a família e é proibida de voltar a vê-lo. Miroel permite que Amadeu fique com Maria, mas instrui Vicente e o primo Murilo a irem ao encontro dela de surpresa, no lugar de Amadeu. Hélcio é atingido por um tiro, e Murilo também é alvejado. Zenaide culpa Maria pela morte do marido.

Amadeu procura Maria, e ela assegura que vai acabar com a guerra entre as famílias. Com a ajuda do padre, Maria sugere um pacto de paz às famílias para se casar com Amadeu. Maria e Amadeu marcam a data do casamento e se amam. As duas famílias se reúnem na igreja. Amadeu leva um tiro no altar, e Maria se desespera.

Terça, 21/5 (Capítulo 2)
Amadeu vai para o hospital. Maria é levada para casa e se revolta contra a família. Ticiana ameaça a vida de Maria. Evelina sugere que a filha fuja para se salvar. Maria questiona quem atirou em Amadeu, e Ticiana ouve. Miroel e Nilda se preocupam com o estado de Amadeu.

Ticiana conta quem atirou no irmão, e todos decidem se vingar. Rael alerta a família sobre a fuga de Maria. Miroel, Ticiana e Vicente procuram Maria pela igreja. Aírton e Josiane levam a afilhada Maria para a rodoviária. Ademir se enfurece com Evelina por organizar a fuga da filha.

Miroel manda Vicente eliminar Virgínia e Fabiana. Evelina brinca com Zenaide e as netas na frente de casa. Vicente captura Fabiana. O médico de Amadeu informa a Nilda que ele pode não voltar a andar. Aírton deixa Maria na rodoviária, no ônibus que parte para São Paulo.

Quarta, 22/5 (Capítulo 3)
Vicente decide deixar Fabiana em um convento. Eusébio finge ser o líder da ocupação de um grupo de moradores de rua para dar entrevista. Dorotéia se preocupa com os filhos e exige uma atitude do marido. Eusébio encontra uma casa abandonada e leva a família para o local. Maria da Paz chega à casa de Marlene em São Paulo.

No mesmo momento, uma casa ao lado é invadida por uma família, e Maria não deixa Marlene denunciar Eusébio e os parentes. Evelina vai à casa dos Matheus para descobrir o paradeiro de sua neta Fabiana e decide falar com a polícia. Zenaide é obrigada a fugir com Virgínia para Vitória. Vicente e Miroel surpreendem Zenaide, que ordena que a filha fuja. Beatriz encontra Virgínia perdida na rua.

Quinta, 23/5 (Capítulo 4)
Beatriz e Otávio resgatam Virgínia e a levam para o hotel onde estão hospedados. Marlene acerta com Linda a indicação de Maria para um trabalho. Dorotéia pede para usar a cozinha de Marlene. Linda leva Maria para trabalhar na casa de Agno. Gladys e Lyris conhecem Maria, que começa a trabalhar de imediato. Otávio e Beatriz decidem voltar para São Paulo levando Virgínia.

Evelina descobre que Zenaide e Virgínia não chegaram a São Paulo e procura os Matheus. Dulce afirma que descobrirá o que houve com a neta e suas bisnetas. Régis conhece Maria e se encanta com o bolo que ela prepara. Maria passa mal, e Régis chama um médico. Gladys revela a Maria que ela está grávida.

Sexta, 24/5 (Capítulo 5)
Gladys e Lyris demitem Maria, e Régis a leva para casa. Marlene avisa ao padre da gravidez de Maria, que pede notícias de Amadeu. O advogado de Otávio e Beatriz explica o que eles precisam fazer para adotar Virgínia. A ,adre superiora do convento manda continuar as buscas pela família de Fabiana. Dorotéia e a família entram na casa de Marlene atraídos pelo bolo de Maria.

Eusébio sugere que Maria venda seus bolos. Amadeu desperta e entende o seu estado de saúde. Dulce decide ir à casa dos Matheus para cobrar notícias sobre Zenaide e as netas. Miroel e Ticiana entram em um embate com Dulce. Dulce atira contra Vicente e ateia fogo na casa. Maria recebe notícias da família e afirma que encontrará suas sobrinhas.

Sábado, 25/5 (Capítulo 6)
Marlene aconselha Maria a continuar em São Paulo. Chico e Eusébio fazem uma ligação clandestina de água na casa de Dorotéia. Eusébio ajuda Marlene a vender seus bolos. Nilda conta para Amadeu sobre o resultado do confronto entre as famílias. Ademir vai à polícia para saber de Zenaide.

Beatriz e Otávio levam Virgínia à casa de Agno. Chico arruma uma solução para Maria continuar vendendo seus bolos na rua. Amadeu deixa o hospital. Evelina avisa a Ademir que sabe o que fazer para afastar Amadeu da filha. Amadeu faz fisioterapia com Gilda. Os bolos de Maria fazem sucesso.

Amadeu dá pequenos passos no andador. A madre decide criar Fabiana, por não conseguir encontrar a família da menina. Evelina e Nilda fazem um acordo. Amadeu consegue se levantar da cama, mas sofre uma queda quando Nilda diz que Maria está morta. Evelina mente para Maria e diz que Amadeu morreu e a filha entra em trabalho de parto.


Os capítulos de A Dona do Pedaço são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem prévio aviso


Além de acompanhar o resumo de A Dona do Pedaço aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11

Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.