Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PROFECIAS

De vírus a furacão: Nem mãe Dináh acertou mais do que Salve-se Quem Puder

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Bruno Ferrari usa uma máscara branca sobre o rosto e luvas azuis, ambas descartáveis, caracterizado como o Rafael de Salve-se Quem Puder

Obcecado por limpeza, Rafael (Bruno Ferrari) usa máscara e luvas em cena de Salve-se Quem Puder

DANIEL FARAD

Publicado em 28/8/2020 - 7h10

Mãe Dinah (1930-2014) tem algumas contas a acertar com o autor de Salve-se Quem Puder. Conhecida por fazer profecias em programas de TV na década de 1990, a vidente foi recentemente desbancada por Daniel Ortiz. Afinal, na primeira fase da novela das sete, ele não só antecipou que máscaras seriam uma das principais tendências em 2020 como também previu o poder de destruição do furacão Laura.

Os dois, aliás, parecem compartilhar o dom profético que alçou a adivinha à fama nacional ao prenunciar a morte dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas em 1996. Ela ainda teria avisado a Ayrton Senna para tomar cuidado justamente no GP de San Marino em 1994.

Já na primeira semana de exibição da trama das sete da Globo, que foi interrompida em março por causa da pandemia de Covid-19, o escritor mostrou a sua clarividência. A tempestade tropical que levou por água abaixo os sonhos das três protagonistas tem o mesmo nome do tufão que assola o Caribe e que, na última quarta (27), ainda causava estragos nos Estados norte-americanos do Texas e da Louisiana.

Assim como na ficção, o fenômeno meteorológico batizado como Laura deu um salto na escala de furacões Saffir-Simpson, que mede a velocidade e a fúria dos ventos, justamente ao passar por Cancún, no México --em menos de 24 horas, foi elevado da categoria 1 para a 4, uma a mais do que no folhetim de Ortiz.

Coincidência ou não, a cidade paradisíaca serviu de cenário para as cenas em que Alexia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva) são dadas como mortas durante a passagem de um ciclone pela Riviera Maia.

JOÃO MIGUEL JúNIOR/TV GLOBO

Kyra (Vitória Strada) e Alexia (Deborah Secco) enfrentam a tempestade tropical Laura em cena

Assim como o povo que dá nome àquela região e ficou conhecido pelo calendário que apregoava o fim do mundo em 2012, Ortiz também teve os seus dias de arauto do apocalipse.

Protocolo de segurança

No final do ano passado, o roteirista entregou capítulos de Salve-se Quem Puder ao elenco em que Rafael (Bruno Ferrari) tinha uma recaída em sua mania de limpeza ao ser informado sobre a morte da personagem de Vitória Strada. O empresário obrigou todos os funcionários da sua empresa, a Labrador, a usarem máscaras, luvas e cilindros de oxigênio com medo de um vírus imaginário.

As cenas foram exibidas em meados de fevereiro e, apenas algumas semanas depois, a pandemia de coronavírus (Covid-19) chegou ao Brasil. A novela, inclusive, foi uma das "vítimas" da crise sanitária com as suas gravações suspensas e um final de temporada exibido às pressas em 28 de março. Ela foi então substituída pela reprise de Totalmente Demais (2015).

"Eu devia era ter colocado alguém ganhando a loteria e depois jogar os mesmos números", brinca Ortiz em conversa com o Notícias da TV.

Os trabalhos de Salve-se Quem Puder só foram retomados no último dia 10 sob um rígido protocolo de segurança, com acesso limitado ao set, acrílico e o uso de efeitos especiais para ter beijos e abraços. Ortiz, inclusive, já entregou aos atores os primeiros blocos reescritos e não abordará a doença em sua história --e, pelo retrospecto profético, é melhor não ter nenhum alienígena também.

Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.