Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

#TDVAIFICAR...

Radionovela online transforma pandemia e isolamento em diversão

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ator André Mattos gesticula diante de um microfone, com o roteiro da série #tdvaificar... na mão

André Mattos dá voz ao zelador do prédio, Rubanildo, um dos destaques da série #tdvaificar...

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 28/8/2020 - 6h45

O novo coronavírus mudou a rotina dos brasileiros (e do mundo todo) em 2020. E a audiossérie #tdvaificar..., lançada nesta sexta-feira (28), usa a pandemia como gancho para uma nova opção de diversão. Mas será que o público está pronto para se entreter com algo que ainda é tão atual e real? O isolamento social pode render um passatempo?

Criadora, roteirista e diretora do projeto, Jaqueline Vargas (Sessão de Terapia e Malhação) acredita que sim, é possível para transformar o grande drama atual da população em algo artístico. "Se não fosse assim, por que temos tantos filmes de guerra? Tantas obras sobre o Holocausto? Tantas novelas sobre a violência nas comunidades do Rio de Janeiro?", questiona ela.

Em sua história, que se passa em um futuro próximo, a Covid-19 dizimou milhões de pessoas no país, e nada de a vacina ficar pronta. Com isso, os sobreviventes precisam se isolar de vez em suas casas. Os personagens principais moram em um condomínio e estão sempre se intrometendo na vida dos vizinhos. Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência...

"As obras artísticas surgem porque a pessoa que escreve quer compreender alguma coisa que está acontecendo. Eu acho que a arte é uma maneira de você entender, digerir, elaborar junto com o público o que está acontecendo. Acho que no ano que vem teremos muitas obras sobre a pandemia", filosofa Jaqueline.

O ator e dublador Nestor Chiesse, que interpreta o médico Ulisses, ressalta que a série retrata uma pandemia do novo coronavírus que não é exatamente a que o mundo vive nesse momento. "É uma distopia da nossa pandemia, uma dimensão do que poderia ter sido. Então não, você não vai ouvir na série o que está acontecendo com você na vida real. É interessante e curioso ter essa outra possibilidade, de para onde nós poderíamos ter ido", conclui.

Jaqueline concorda com ele. "Não tem o realismo de um documentário, de um jornal, #tdvaificar... te leva para outro lugar. Não chega a ser catártica, mas quando você tem um vislumbre de algo do qual tem muito medo, aquilo esvazia. Nós temos dez temporadas de The Walking Dead, não é? Vamos para a distopia [na ficção] porque ali nós não vamos chegar [na vida real]", ensina a criadora.

O primeiro episódio de #tdvaificar... foi disponibilizado nesta sexta (28), com o lançamento dos outros quatro capítulos toda semana em plataformas digitais, como Spotify, Apple Music, Deezer, além do site oficial do projeto. Confira o teaser:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.