Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA

De camisa do Santos a herói de Novo Mundo: Quem foi José Bonifácio?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Felipe Camargo está de pé em frente a um quadro caracterizado como José Bonifácio em cena de Novo Mundo

O ator Felipe Camargo interpreta Bonifácio em Novo Mundo; mineralista foi 'patriarca da Independência'

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 26/8/2020 - 7h00

Depois de passar a vida entre pedras, política e poemas, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1828) emergiu como um improvável popstar com os preparativos para as festividades do Bicentenário da Independência em 2022. O mineralista deixou os livros de História para virar um dos protagonistas de Novo Mundo, além de estampar a edição especial do uniforme do Santos durante o clássico com o Palmeiras no último domingo (23).

O "patriarca da Independência", no entanto, ainda é um ilustre desconhecido dos brasileiros, que pesquisaram em massa o seu nome na internet. No Google, as buscas pelo cientista tiveram um crescimento repentino de mais de 130% depois que ele "deu as caras" nas camisetas do time paulista no Campeonato Brasileiro.

O ator Felipe Camargo, aliás, foi um dos que se deu bem com o aumento da procura, já que interpreta Bonifácio no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. A novela das seis misturou realidade e ficção para recontar a história do homem que foi fundamental para que dom Pedro 1º (1798-1834) declarasse o país oficialmente separado do reino de Portugal.

"Ele era um cara atípico e totalmente politizado. Teve uma vida atribulada, entrou no exército português e lutou contra Napoleão Bonaparte [1769-1821]. Sabia manejar esgrima e revólver. Quando estava para terminar a vida dele e achou que já tivesse feito tudo, veio para o Brasil para descansar e foi convocado para ser ministro. Um cara como eu, já nos 60", avalia o ator em recente entrevista ao Notícias da TV.

Bonifácio tinha exatos 56 anos quando deixou a Europa para descansar em Santos (SP), sua cidade natal. Ele, contudo, abandonou a aposentadoria ao ser convocado pela princesa Maria Leopoldina da Áustria (1797-1826) para se tornar mentor do marido e futuro imperador --vivido por Caio Castro na novela das seis da Globo.

MARÍLIA CABRAL/TV GLOBo

Bonifácio (Felipe Camargo) se declara para Leopoldina (Leticia Colin): romance nunca existiu

A esta altura, o naturalista tinha reconhecimento internacional pelos seus estudos nos campos da história e filosofia natural, e até mesmo um mineral batizado em sua homenagem --a andradita. A pedra, inclusive, aparece nas cenas em que Bonifácio contracena com a personagem de Leticia Colin.

Leopoldina também leu na produção fictícia alguns dos poemas reais que ele escreveu sobre o processo de independência dos Estados Unidos (1775-1783). A experiência dos norte-americanos foi fundamental para que Bonifácio traçasse uma estratégia para que o Brasil se emancipasse sem derramamento de sangue.

Ao lado da nobre austríaca, José Bonifácio de Andrada e Silva foi um dos responsáveis por assinar a declaração de Independência que posteriormente seria referendada por Pedro às margens do rio Ipiranga.

Ao contrário da novela, porém, o acadêmico nunca se envolveu romanticamente com a imperatriz, ainda que seus casos extraconjugais sejam uma mancha em seu casamento com Narcisa O'Leary (1770-1829) --papel que coube a Márcia Cabrita na produção que a Globo reprisa em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19).

Veja a homenagem do Santos a José Bonifácio:


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#27: Emoções e reviravoltas no final de Novo Mundo!" no Spreaker.


Além de acompanhar as notícias de Novo Mundo aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto

Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.