MOMENTO HISTÓRICO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Dom Pedro (Caio Castro) se emociona ao declarar o Brasil independente de Portugal em Novo Mundo
Dom Pedro (Caio Castro) enfim se tornará o primeiro imperador do Brasil em Novo Mundo. Às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, o príncipe cortará os laços com as cortes portuguesas para fundar uma nova nação. "Independência ou morte", bradará o nobre nas cenas que serão exibidas no próximo dia 15 na novela das seis da Globo.
Em 2017, o folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão exibiu a sequência justamente no feriado de 7 de setembro --exatos 135 anos depois do verdadeiro dom Pedro de Alcântara (1798-1834) proclamar a Independência. Os autores, mais uma vez, misturaram realidade e ficção para mostrar os bastidores do processo de emancipação da nação.
Assim como nos registros históricos, Leopoldina (Leticia Colin) foi a responsável por assinar o decreto que libertaria o país. "Escrevo essa carta com urgência para lhe dizer que o Brasil está como um vulcão. As cortes portuguesas ordenaram a vossa partida imediatamente. O conselho de Estado aconselha-vos a ficar, e o meu coração de mulher prevê desgraça se partirmos agora para Lisboa", redigirá a princesa.
A arquiduquesa entregará a carta a Joaquim (Chay Suede), que partirá em disparada até a província de São Paulo. A essa altura, o aristocrata interpretado por Caio Castro terá viajado até as terras paulistas para conter a rebelião dos governantes locais, insatisfeitos com o seu reinado.
O fidalgo se revoltará ao descobrir que dom João 6º (Leo Jaime) enviou tropas para levá-lo à força de volta à Europa. "Eles querem mais. Vão destituir todos os seus ministros e, no lugar, vão colocar pessoas escolhidas por Lisboa. O nosso amigo Bonifácio [Felipe Camargo] será preso por causa do dia do Fico", alertará o protagonista de Chay Suede.
Leopoldina (Leticia Colin) prestes a assinar a declaração de Independência na trama das seis
Em meio às correspondências, o futuro imperador ainda encontrará a declaração de libertação nacional devidamente assinada por Leopoldina. "Ela assinou a Independência? E se Pedro não concordar?", estranhará Chalaça (Romulo Estrela).
O filho de Carlota Joaquina (Débora Olivieri), no entanto, vai se inspirar nas palavras escritas pela personagem de Leticia Colin. "Esse é o momento mais importante de vossa vida. Tereis o apoio do Brasil inteiro, e contra a vontade do povo brasileiro os soldados portugueses nada podem fazer", dirá a missiva.
Em meio a uma multidão que se forma a sua volta, ele ordenará que os soldados arranquem de suas roupas o broche que representa a coroa portuguesa. "Povo brasileiro, a partir de hoje estão cortadas as relações, e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal. Pelo meu sangue, pela minha honra e pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil", anunciará.
Pedro, em seguida, empunhará a sua espada para o Grito do Ipiranga --bem diferente da realidade e inspirado no quadro de Pedro Américo (1843-1905). "Independência ou morte", gritará ele na trama que a Globo reprisa depois que teve de adiar a estreia de Nos Tempos do Imperador por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:
Ouça "#24: Eliza sai da cadeia, conhece seu pai e vira patroa de Carolina!" no Spreaker.
Além de acompanhar as notícias de Novo Mundo aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto
Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.