COVID OU CÓLERA?
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Pilar (Gabriela Medvedovski) em Nos Tempos do Imperador: adversário com a cara do presidente
Com Tonico (Alexandre Nero) na Guerra do Paraguai (1864-1879), o presidente Jair Bolsonaro vai ganhar um novo "rosto" em Nos Tempos do Imperador. Louzada (ator não divulgado) vai fazer as vezes do presidente para atrapalhar Pilar (Gabriela Medvedovski) em meio a uma epidemia de cólera. "Uma doençazinha", ironizará ele na novela das seis da Globo.
O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão vem abrindo fogo contra o político e seus principais aliados, a exemplo da ministra Damares Alves. O deputado, aliás, faz as vezes de alter ego do chefe do Executivo e até já repetiu um de seus versículos favoritos --"conheceis a verdade, e a verdade vos libertará".
O vilão, porém, se alistou como voluntário para enfrentar as tropas de Solano López (Roberto Birindelli) e estará bem longe da corte durante o surto de cólera. Para suprir a sua ausência, os autores inventaram Louzada para alfinetar a postura do governo diante da pandemia de Covid-19.
O vírus Sars-Cov-2 vai se "disfarçar" como o vibrião colérico nas cenas que serão exibidas a partir de sábado (4).Pilar será a primeira a identificar a enfermidade e a propor medidas que soam bem semelhantes com a crise sanitária do século 21 --como isolamento social e lavar bem as mãos.
A protagonista interpretada por Gabriela Medvedovski, aliás, levará a questão até as autoridades sanitárias, mas vai dar com a cara na porta. Ou melhor, em Louzada. "Já disse que o presidente da junta não tem tempo para ouvir seus faniquitos por causa de uma doençazinha?", disparará o secretário da repartição.
Tonico: alter ego de Jair Bolsonaro na história
A fala de Louzada é uma clara referência à forma como Bolsonaro se referiu à Covid-19 nos primeiros meses de pandemia, quando a chamou de "gripezinha". A produção também fará alusão à saída de Luiz Henrique Mandetta do cargo de ministro da Saúde pelas suas divergências com o presidente.
Pilar ficará indignada assim que o funcionário público pedir sua cabeça à madre Zoé (Flávia Guedes) para colocar um aliado dentro da Ordem Terceira. "O doutor Coutinho [ator não divulgado] vai assumir o controle do combate ao cólera. Ele é o novo chefe desta enfermaria. A senhoria está dispensada", disparará o mau-caráter.
Ele chegará até mesmo a questionar de forma machista a capacidade da irmã de Dolores (Daphne Bozaski) em exercer a profissão, num contraponto às críticas que Dilma Rousseff recebeu pelo suposto temperamento difícil enquanto chefe de Estado.
Na época, uma revista de circulação nacional foi duramente criticada por trazer na capa a manchete "as explosões nervosas da presidente", em que insinuava um possível descontrole da petista diante do inevitável impeachment.
"Se a doutora não tem condições de controlar os seus sentimentos, o que dirá essa situação?", acrescentará Louzada.
Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.
Saiba tudo sobre as novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#83 - Prêmio Notícias da TV: Os melhores do ano nas novelas!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Gabriela Medvedovski
Globo
Jair Bolsonaro
Nos Tempos do Imperador
Novela das Seis
Resumo das Novelas
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.