Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LÍCIA MANZO

Autora de Um Lugar ao Sol acerta com Ravi e avalia: 'Nenhum arrependimento'

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Autora de Um Lugar ao Sol, Lícia Manzo está trabalhando  em um computador em seu escritório

Lícia Manzo fez sua estreia no horário nobre com Um Lugar ao Sol, que foi ao ar toda gravada

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 23/3/2022 - 6h30

Lícia Manzo chegou ao horário nobre após ter de alterar diversas vezes os roteiros de Um Lugar ao Sol. A novela foi a primeira das nove totalmente inédita na Globo depois da paralisação na dramaturgia por causa da pandemia. A expectativa de sucesso se tornou uma realidade bem diferente, principalmente, pelo momento conturbado em que o folhetim foi produzido e exibido. A novelista afirma que não se arrepende de nada e ainda conta que previu o alcance de Ravi (Juan Paiva).

A trama de estreia de Lícia foi também ao ar completamente gravada. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link “https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2021/11/um-lugar-ao-sol-pandemia-garantiu-tempo-e-finais-alternativos-a-novela.shtml” ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link “https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2021/11/um-lugar-ao-sol-pandemia-garantiu-tempo-e-finais-alternativos-a-novela.shtml” ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastraOPara quem não lembra, a novela dos gêmeos começou a ser produzida em 2019, e suas gravações foram interrompidas em março de 2020 juntamente com as que estavam no ar: Amor de Mãe (2019) e Salve-se Quem Puder (2020).

Para complicar, na retomada dos trabalhos nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro já em novembro de 2020, o elenco encarou novos protocolos de segurança por causa da crise sanitária: os atores interagiam apenas com outros poucos intérpretes do mesmo núcleo e não viram nenhum capítulo da novela antes de dizer adeus aos seus personagens.

"Fizemos diversas adaptações de produção por conta da pandemia. Locações, externas, menores ou idosos em cena --muita coisa precisou ser alterada. Também por conta da pandemia, a novela precisou ser encurtada e depois estendida. De qualquer modo, o comprometimento e entrega da equipe de autores, direção, técnica, elenco, não foi alterado. Graças a isso, a novela se impôs", diz Lícia Manzo em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.

As gravações de Um Lugar ao Sol terminaram no final de setembro do ano passado. Ainda antes da estreia, a equipe de direção começou a editar os 107 capítulos. A história, aliás, foi encurtada e ficaria pouco mais de quatro meses no ar,  e seu desfecho aconteceria em 11 de março. 

A previsão inicial era a de que a saga tivesse 155 capítulos. Aí veio o corte em 48 capítulos. Como a história iria ao ar toda pronta e sem chances de mudanças, a emissora ficou com receio de dar errado e preferiu exibi-la em um formato mais curto. Por conta disso, Lícia não pode fazer nenhuma alteração em sua novela, que desbancou Babilônia (2015), considerada até então o maior fracasso de audiência de uma novela das nove.

Entretanto, por conta do novo surto da Covid-19 em janeiro deste ano, o folhetim ganhou mais duas semanas à força, com capítulos diminuídos na edição e ainda perdendo seus ganchos, para que o folhetim durasse até esta sexta-feira (25). 

"Uma obra aberta é diferente de uma obra fechada. São modos de produção distintos. Um Lugar ao Sol é uma obra fechada e penso que deve ser avaliada como tal", resumiu Lícia, que desconversou quando foi perguntada sobre como avalia sua estreia no horário nobre:

Acredito que nobre deve ser o valor que o profissional dá a seu ofício, não ao horário que esteja ocupando. Não costumo pensar nesses termos. Escrevi essa novela com o mesmo amor, empenho e comprometimento que as demais.

Autora de A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015),  Lícia não está acostumada a receber tantas críticas. Suas novelas anteriores --as duas na faixa das seis-- foram sucesso de público, audiência e crítica. Uma reprise de A Vida da Gente, por exemplo, sempre foi pedida pelos telespectadores, que foram atendidos com a edição especial da novela em 2021, quando as produções das inéditas estavam paradas.

Mesmo com a chuva de críticas e a falta de popularidade, a autora declara que não faria nada diferente. Até o aparecimento do fantasma do gêmeo morto, que voltou para provocar o irmão na reta fina, ela diz que não pensou em ter mais duelos entre Christian e Renato (ambos interpretados por Cauã Reymond) para agradar o noveleiro:

Nenhum arrependimento. Os delírios com Renato pontuam seu enlouquecimento progressivo. Dramaturgia pressupõe progressão, arco dramático. Christian vai se perdendo de si até o ponto em que passa a se confundir com o irmão.

A única alteração que Lícia conseguiu fazer na novela foi reescrever o fim de Ravi, já que ela praticamente previu o sucesso que o personagem e o ator fariam:

Quando vi as primeiras cenas de Juan Paiva percebi que estávamos diante de um caso de escalação perfeita. Além do enorme talento do ator, era evidente a correspondência entre ator e personagem. E por isso intuí, de fato, a grande repercussão de Ravi.

A novelista não pensa ainda em novos projetos pro enquanto. "No momento, nenhum. Apenas me refazer e descansar", comenta.

Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.