Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GLOBOPLAY

Autor se agarra a diversidade com elenco negro em Todas as Flores para reparar erro

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Douglas Silvas sorri para a foto assim que deixou a casa do BBB22

Douglas Silva terá papel importante em Todas as Flores, nova novela de João Emanuel Carneiro

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 26/7/2022 - 6h40

Todas as Flores nem bem estreou e já é considerada a novela mais diversa do autor João Emanuel Carneiro. Depois do erro cometido em Segundo Sol, o novelista pediu à direção da trama que escalasse atores negros para interpretarem personagens importantes. Dos cerca de 37 personagens, 12 são negros e pelo menos cinco têm muita importância dentro da história.

Em 2018, a Globo foi bastante criticada por não ter atores negros e locais em Segundo Sol, ambientada na Bahia. O Ministério Público do Trabalho da Bahia chegou a notificar a TV pela baixa representatividade de pessoas negras no elenco.

Na época da exibição da novela de João Emanuel Carneiro, a "Bahia branca" foi criticada pelo público e virou motivo de piadas nas redes sociais. Após a notificação do Ministério Público do Trabalho  --que também orientava a emissora a tomar 14 medidas para promover maior inclusão de atores negros na trama--, o autor passou a escalar negros para papéis secundários e transitórios, além de figurantes.

Conhecido por sucessos na dramaturgia como Avenida Brasil (2012) e A Favorita (2008), o escritor João Emanuel Carneiro voltará a explorar enredos com lutas de classe e injustiça social, e ainda outros novos temas como deficiência visual, tráfico humano e trabalho análogo à escravidão.

O universo do samba é um outro eixo temático que estará presente ao longo da trama e que também foi pauta de encontros e conversas durante os primeiros workshops da obra.

A equipe de conceituadores, que inclui roteiristas, diretores e cenógrafos,  participou de estudos sobre a região da Gamboa, na zona portuária do Rio de Janeiro, junto ao time de Desenvolvimento Artístico. O professor de Geografia e guia turístico Luiz Ramos fez um passeio com o grupo pela região histórica da Pequena África, explorando a sinergia do espaço com o Carnaval.

Além da visita guiada, essa equipe também conversou com a artista Raquel Potí, para analisar as novas configurações do Carnaval carioca, e com os pesquisadores do Projeto Prata Preta, explorando o perfil dos cortiços e buscando referências estéticas e de comportamento dos seus habitantes para serem transmitidos na obra.

O diretor artístico Carlos Araújo, que também assinou obras como Éramos Seis (2019) e Os Dias Eram Assim (2017), escalou Douglas Silva, Xande de Pilares, Mumuzinho, Thalita Carauta e Bárbara Reis para importantes papéis em Todas as Flores. Seus personagens circularão pelos núcleos que envolvem a Gamboa e o Carnaval. 

Todas as Flores estava prevista para ir ao ar depois de Pantanal na TV aberta, mas será exibida no Globoplay. A trama contará com 85 capítulos e será fatiada, com a primeira leva indo ao ar no último trimestre de 2022, e a segunda, no segundo trimestre de 2023.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#111 - Juma vira onça, foge e vai morar com José Lucas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Todas as Flores: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 20/11

Segunda, 20/11 (Capítulo 55)
Maíra atira em Vanessa. Pablo foge com o dinheiro. Vanessa diz à polícia que Maíra sequestrou Zoé e matou Humberto e Galo. Maíra é presa. Rafael descobre sobre situação de Maíra. Passam-se alguns anos. Zoé assume ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.