Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRUNO LUPERI

Autor de Renascer ignora críticas há cinco meses para esconder trunfos secretos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Samantha Jones está com tranças no cabelo em cena de Renascer como a personagem Zinha

Zinha (Samantha Jones) em Renascer: personagem vai ter romance com Joana (Alice Carvalho)

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 21/5/2024 - 6h15

Antes mesmo de Renascer estrear na Globo, o autor Bruno Luperi já era criticado por transformar o padre Lívio (Jackson Costa) no pastor interpretado por Breno da Matta. Para muitos telespectadores, a mudança acabaria com o conflito exibido em 1993, quando o religioso viveu um romance com Joana (Tereza Seiblitz) já viúva de Tião (Osmar Prado) e largou a batina. A resposta demorou mais de cinco meses para vir à tona: o desfecho de Joana (Alice Carvalho) no remake será com Zinha (Samantha Jones).

Esse foi um dos trunfos guardados pelo novelista a sete chaves. Os 197 capítulos da novela estão prontos --80 deles foram entregues à produção e ao elenco em dezembro do ano passado, antes mesmo de a trama entrar no ar. Luperi tem feito uma ou outra alteração e sempre conversa com o diretor artístico, Gustavo Fernández, para tomar essas decisões.

Ele mantém outros trunfos na manga. O Notícias da TV apurou que o novelista vai soltar cada vez mais pistas sobre as mudanças que preparou para os desfechos da trama em relação à versão original. 

Um bom exemplo disso está o debate que Luperi vai promover em torno do bebê de Teca (Lívia Silva). A gestante vai repetir a história de Maria Santa (Duda Santos) com um parto dificílimo na fazenda --o espírito da primeira mulher de José Inocêncio (Marcos Palmeira) voltará para ajudar a adolescente e será vista por Inácia (Edvana Carvalho) e até pelo coronel. 

A essa altura, o público terá acabado de descobrir que Teca é neta de Marianinha (Gabriela Cristina), portanto, sobrinha-neta de Maria Santa. Ela será reconhecida por Rachid (Almir Sater), por ser a cara do pai dela, Samuel, o filho que o libanês já disse que sumiu no mundo. 

Pistas sobre bebê de Teca

A criança nascerá intersexo, com genitália ambígua. Buba (Gabriela Medeiros) decidirá não operar o bebê, deixando-o crescer para participar da decisão. A primeira pista dessa trama inédita já foi dada em cena, quando Teca fez um segundo ultrassom e ficou intrigada com o fato de o primeiro ter dado que seria menino, e o atual exame indicar uma menina. 

No mesmo capítulo, o público viu Inácia prever direitinho tudo que vai acontecer no parto de Teca. "Era uma belezura de moleque! Só que tinha uma coisa esquisita nele... Assim como ele era macho, dependêno do lado que se oiava era fêmea tumbém. Teu fio era metade macho, metade fêmea. Duvido nada que essa criança me venha ao mundo sob as bênça de Oxumarê!", disse a veterana na cena que foi exibida no último dia 9.

Zinha, por sua vez, era Zinho (Cosme dos Santos) na trama original. Ela já se interessou pela professora Lu (Eli Ferreira), trazendo à tona que gosta de mulheres. A orientação sexual dela deixava no ar que uma hora a trabalhadora iria encontrar alguém para amar em uma trama inédita do remake. 

Recentemente, ela mostrou que quer ser mãe, ter um filho e formar uma família. Lu explicou as diferentes maneiras da ser mãe, que incluem filhos adotivos ou gerados por meio de fertilização. Ao engatar um romance com Joana, ela ingressará em uma família que já conta com "dois remelentinhos", como a dona de casa costuma dizer. 

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em 22 janeiro. O remake ficará no ar até 6 de setembro, se a Globo não mudar seus planos até lá.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 19 a 29/6

Quarta, 19/6 (Capítulo 129)
Teca avisa a Du que não deixará o filho para fugir com o rapaz. Augusto conta a Buba que tudo indica que a criança de Teca é intersexo. Zinha se enfurece com a presença de Mariana ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.